RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudiowebinariosO que você precisa saber sobre o Crédito Rural

O que você precisa saber sobre o Crédito Rural

O agronegócio sabidamente tem como função social, basicamente, alimentar a sociedade. Além disso, é uma área que possui especificidades bastante peculiares – como questões climáticas, de safra.

Até por isso, é necessário que o produtor rural esteja sempre atento para as melhores maneiras e mecanismos para buscar financiamento para sua atividade. Esse foi o tema abordado pelo webinário do Studio Lavoro Agro.

Como funciona o Crédito Rural?

Venda casada

Na busca por um crédito rural – que tem como proposta servir como um incentivo do Estado para a produção agropecuária -, é comum que o produtor depare com obstáculos como a venda casada ou exigências abusivas. Isso acaba por onerar excessivamente o produtor, fazendo com que o juro prometido acabe sendo superior ao prometido.

É importante que 0 produtor tenha conhecimento de que o crédito rural é um direito, e não um favor. Portanto, buscar uma assessoria administrativa é importante, para que não se contrate serviços desnecessários ou onerosos.

A Ministra da Agricultura Tereza Cristina e o Ministro da Justiça Sergio Moro já apontaram na direção de ações que evitem o problema da venda casada, uma demanda de longo tempo do agronegócio.

MP 897

A lei do Fundo de Aval Fraterno, aprovada em 2019 diz que “as operações de crédito realizadas por instituições financeiras com produtores rurais, incluídas as resultantes de consolidação de dívidas, poderão ser garantidas subsidiariamente por Fundos de Aval Fraterno – FAF”.

A lei institui mecanismos que auxiliam no crédito rural, com produtores podendo se juntar para ter mais garantias na hora de assumir um crédito rural. E há o fracionamento do imóvel rural como garantia. Para produtor rural que dá o bem como garantia, é uma possibilidade importante.

Assista ao webinário “Crédito Rural” na íntegra:


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio