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Grupo StudioValuationValuation: entenda como calcular o valor da sua empresa

Valuation: entenda como calcular o valor da sua empresa

Valuation é o termo em inglês para avaliação de empresas. Trata-se do processo de precificação, ou seja, atribuição de valor a uma empresa ou um projeto. Mas você sabe como calcular valuation e por que é tão importante para qualquer negócio?

Saber o quanto vale a sua empresa garante que você tomará melhores decisões para o seu negócio. Essa é uma informação necessária nos processos de fusões e aquisições, mas também se aplica à estruturação societária da organização.

Além disso, o valuation é usado para o fazer o diagnóstico econômico-financeiro de uma operação em conjunto com outros indicadores contábeis, apontando pontos de melhoria e focos de atenção para a diretoria.

Essa avaliação pode ser feita a partir de diferentes conjuntos de dados, como fluxo de caixa, balanço patrimonial, referências de mercado, entre outros. Neste post, vamos explicar melhor como o valuation pode ajudar a sua empresa e quais são os métodos para calculá-lo.

Por que calcular o valuation?

Toda negociação envolvendo a sua empresa depende do cálculo do valuation. Isso é muito evidente quando falamos em processos de fusão e aquisição. Conhecer o valor do empreendimento é peça central nessas situações. Esse é o exemplo principal da importância de calcular valuation.

Mas existe um conjunto abrangente de vantagens decorrentes da adequada avaliação de valor da empresa. Devemos enxergar o valuation como um mecanismo fundamental para o controle econômico-financeiro do negócio.

Isso porque o valuation reflete dados estratégicos sobre o empreendimento, como valor dos ativos, custo gerado pelas depreciações, perspectivas de geração de caixa no futuro, importância dos ativos intangíveis para o negócio (como é o caso do valor da marca), entre outros componentes. Todos esses elementos são levados em consideração na hora de fazer a avaliação.

Entre as principais vantagens de calcular o valuation, destacamos as seguintes:

  • conhecer quais são os ativos (tangíveis e intangíveis) que aumentam a valorização da empresa;
  • identificar quais são os ativos que contribuem para a desvalorização da organização (é o caso, por exemplo, das depreciações);
  • projetar a expansão do negócio em longo prazo;
  • fazer melhores investimentos no negócio, priorizando sempre sua valorização;
  • avaliar qual é o retorno dos investimentos já feitos;
  • realizar negociações baseadas em preços justos;
  • equilibrar de forma justa o capital social da empresa
  • obter capital com investidores.

Como calcular valuation?

Existem diferentes métodos usados para calcular valuation em uma empresa. Os principais são:

  • fluxo de caixa descontado;
  • avaliação por múltiplos de EBITDA;
  • avaliação dos ativos;
  • transações precedentes.

Cada um dos métodos tem as suas vantagens e desvantagens. Por isso, o ideal é comparar resultados em duas ou mais metodologias. Dessa forma, é possível verificar se as avaliações são coerentes entre si.

Caso sejam encontradas grandes divergências, pode ser necessário fazer a revisão de dados e cálculos. Entenda melhor cada um desses métodos.

 

 

Fluxo de caixa descontado

O método de avaliação de empresas mais utilizado é o fluxo de caixa descontado. Do ponto de vista da teoria financeira, é a forma mais robusta de avaliação.

A essência da metodologia pode ser traduzida em projetar os resultados futuros do negócio e trazê-los ao valor presente, descontados pelo custo de capital. Em outras palavras, esse é um processo usado para projetar os resultados futuros, calculando quanto valeriam atualmente.

Também chamada de avaliação intrínseca — uma vez que o valor da empresa é determinado de acordo com os resultados de sua operação — essa metodologia é tão sólida quanto as premissas utilizadas para a projeção dos resultados.

É necessária uma análise do setor, concorrência, ambiente econômico, diferenciais competitivos, estrutura de custos e despesas para que se possa projetar com credibilidade os resultados de uma operação.

Além disso, deve-se contar com informações contábeis confiáveis, como o balanço patrimonial e demonstrativo de resultado anuais, que são os documentos que melhor expressam a realidade financeira da organização.

As vantagens da utilização dessa forma de valuation estão em relação ao mercado ser independente do mercado, isto é, não está vinculado a flutuações da renda variável, além de ser autossuficiente e não depende de comparar companhias ou encontrar valores de transações precedentes, permitindo projetar diversos cenários e estruturas de capital para a empresa.

O método do fluxo de caixa descontado não deve ser adotado quando a empresa já está em uma trajetória de resultados operacionais consecutivos e não há perspectiva significativa de mudança. Nesse caso ou quando as informações necessárias não estão disponíveis, o recomendado é optar por outras formas de avaliação.

Avaliação por múltiplos de EBITDA

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é um indicador financeiro usado para verificar a capacidade de geração de resultados gerados pelas operações da empresa. No Brasil, usamos, também, o termo traduzido: LAJIDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).

A avaliação por múltiplos de EBITDA consiste na escolha de um múltiplo representativo para a empresa, levando em consideração o segmento em que está inserida, o mercado, a macroeconomia, entre outros aspectos. Definido qual será esse valor, é possível fazer o valuation da empresa que será o EBITDA vezes o múltiplo definido.

É interessante, nesse caso, acompanhar as transações realizadas por empresas do mesmo ramo que tenham utilizado os múltiplos de EBITDA em suas avaliações.

Avaliação dos ativos

A avaliação dos ativos é o processo de precificação de todo o conjunto de patrimônios da empresa, tais como imóveis, equipamentos, móveis, estoques, terrenos, investimentos, entre outros bens. Todos os ativos devem estar elencados e precificados no Balanço Patrimonial da empresa.

Não é uma tarefa simples, porque é preciso considerar uma série de fatores, como depreciações, que se aplicam mais aos equipamentos, automóveis e bens de uso contínuo, e valorizações, comum quando se trata dos bens imóveis.

Transações precedentes

Esse método também se baseia na adoção de um múltiplo. Só que a atribuição desse valor depende do cálculo da média de múltiplos de Receita Líquida e EBITDA identificados em transações precedentes para o mesmo ramo de atuação da empresa.

Como uma consultoria em valuation pode ajudar?

Conforme demonstramos, é importante saber como calcular valuation corretamente para obter os melhores benefícios da análise. Entretanto, essa não é uma tarefa simples. Por isso, contar com apoio de profissionais especializados no tema é tão importante.

Uma consultoria experiente domina os processos e métodos para fazer a avaliação, sabendo apurar o valor de todo o conjunto de ativos da empresa. Em alguns casos, nem mesmo os gestores da companhia conseguem identificar quais são todos os ativos materiais e imateriais que fazem parte do patrimônio empresarial.

A consultoria, portanto, traz uma série de contribuições para o processo de valuation da empresa, tais como:

  • levantamento de todos os ativos pertencentes à organização;
  • análise do mercado de atuação da empresa;
  • cálculo preciso do valor dos ativos e da empresa como um todo;
  • indicação das melhores práticas para preservar o valor do negócio;
  • correto diagnóstico econômico-financeiro;
  • apoio ao planejamento tributário e financeiro da empresa
  • auxílio nos processos de obtenção de capital com investidores;
  • aponta riscos futuros ao negócio;
  • identifica a perenidade da empresa;
  • favorece o planejamento estratégico.

Saber como calcular valuation de uma empresa requer conhecimentos técnicos, mas esse processo é menos complexo do que a primeira impressão indica. Basta contar com o apoio de uma boa consultoria.

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José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers, E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma experiência de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional por meio de seus franqueados e aliançados, o Grupo Studio apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio, oferecendo soluções completas para empresas.