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Open banking deve fomentar o mercado de crédito

O open banking, novo sistema do Banco Central, BC, possibilita o compartilhamento de dados bancários entre as instituições financeiras. A aplicação do sistema teve início em fevereiro de 2021 e a último no final do mês passado.

Nesta última fase, ocorrerá compartilhamento de dados de serviços de informações relacionadas a outros serviços financeiros, como credenciamento, câmbio, investimentos, seguro e previdência.

Para os consumidores, o novo sistema do BC traz uma transparência e maior controle sobre as informações financeiras. Além do mais, fomenta a competição entre as instituições e o surgimento de novos produtos e linhas de crédito.

Outro benefício será a inclusão de novos consumidores no mercado de crédito. De acordo com uma pesquisa feita pela Serasa Experian, o open banking pode incluir 4,6 milhões de pessoas no mercado de crédito e injetar R$ 760 bilhões na economia. O levantamento entrevistou 15 mil pessoas de diferentes regiões do país.

“O open banking consegue abranger outros tipos de pagamentos creditícios, que o cadastro positivo, não consegue, como pagamento de contas de luz, água, planos de saúde. Isso é um benefício para quem não consegue ter acesso adequado ao mercado de crédito”, explicou de Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa.

No ponto de vista da Serasa, o open banking é complementar ao cadastro positivo. Podemos pensar em uma sequência. Primeiro, surgiu os dados negativos, seguido cadastro positivo e agora temos o open banking. É um amadurecimento do mercado.”

Rabi afirmou ainda que o open banking traz informações mais claras sobre o perfil dos consumidores e com isso será possível oferecer linhas de crédito mais adequadas, com taxas de juros e prazos de pagamentos mais atrativos. Entre os beneficiados estão, por exemplo, os microempreendedores individuais, que no momento de tomar crédito, usam tanto o CPF, como pessoa física, ou a pessoa jurídica. “Com o perfil mais claro, a facilidade será maior.”

Alta na capacidade de pagamento

A pesquisa mostrou ainda uma perspectiva na elevação média na capacidade de pagamento mensal do consumidor, passando de R$ 929 para R$ 1.391, ou seja, um aumento de 49%. A alta pode ser explicada como reflexo da clareza de avaliação de pagamento do consumidor.

Ao analisar a inclusão de novos consumidores no mercado de crédito por região, os dados mostram que o aumento será maior na região Norte do país, seguido pelo Nordeste, Sudeste, Sul e Centro Oeste.

Na questão da faixa etária da população atrelada à capacidade de pagamento, o estudo identifica que a maioria delas ganham aumento no valor médio da renda com os dados personalizados do Open Banking e do Serasa Score.

Para as pessoas de até 25 anos a alta é de 95,0% (passando de R$ 540,00 para R$ 1.057,00), para aqueles que possuem idade entre 25 anos e 40 anos o aumento é de 45,7% (de R$ 987,00 para R$ 1.437,00), já entre a população de 41 a 60 anos existe um crescimento de 27,3% (de R$ 1.508,00 para R$ 1.921,00).

Somente nos cidadãos de mais de 60 anos de idade que há queda (10,4%). Ou seja, a capacidade de pagamento diminui devido à identificação de vários pagamentos de despesas básicas que passam a ser mais bem conhecidas pelo sistema.

Fonte: Exame.

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Redação Grupo Studio