RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalSustentabilidade econômica: como alcançá-la no seu negócio?

Sustentabilidade econômica: como alcançá-la no seu negócio?

Existem vários conceitos que podem influenciar os rumos de um negócio. Dentre eles, a sustentabilidade econômica é uma das que mais fará a diferença na hora de ajustar as contas da empresa.

Entenda que o significado de sustentabilidade vai muito além do que conhecemos na questão ambiental. Ele engloba também habilidades como promover uma gestão que tenha responsabilidade em relação às necessidades do público e desenvolver algo economicamente viável.

Neste artigo, preparamos alguns tópicos para ajudá-lo a entender melhor o assunto e analisar a saúde da sua empresa. Confira!

Defina a missão, a visão e os valores da empresa

Antes de mais nada, é preciso identificar qual é a razão pela qual a empresa existe. Ou seja, a missão dela no mercado, o produto ou serviço que pretende oferecer, o nicho de público e assim por diante. Com relação à visão, podemos entendê-la como o planejamento para os próximos anos e os objetivos com os quais toda equipe estará comprometida.

Pensando no compliance e na relevância para o planejamento: missão, visão e valores precisam estar alinhados com o que a empresa prega. Isso, inclusive, será de extrema importância para moldar a cultura organizacional.

Para facilitar esse processo, é possível utilizar a análise SWOT. Ela é uma ferramenta que expõe as forças, as fraquezas, as oportunidades e possíveis ameaças que podem influenciar o seu negócio.

Verifique as condições da linha de produtos ou serviços

Ter a noção do grau de maturidade das vendas de um produto no mercado e quando é necessário retirá-lo de circulação são ações indispensáveis para buscar a sustentabilidade econômica. Dentro de qualquer plano de ação ou formação do preço de venda, é preciso verificar as condições atuais e perceber o que pode ser mudado.

Para isso, existe a ferramenta Matriz BCG, que serve para acompanhar como anda a carteira de produtos ou serviços da empresa e decidir o que fazer com base em quatro aspectos: construir, manter, colher e abandonar. Por meio dessa metodologia, você pode identificar desde o produto campeão de vendas até aquele raramente procurado

Inove para obter melhores resultados

Se você quer se destacar no mercado diante de uma concorrência cada vez mais acirrada, a alternativa é investir na pesquisa e no desenvolvimento. Quanto mais inovadora forem as ideias e, consequentemente, seu processo de implementação, maiores são as chances de engajar o público-alvo.

Hoje em dia, não basta apenas criar um produto ou serviço e esperar que a mágica aconteça. É preciso pensar em diversos aspectos e ter preocupação em relação à economia gerada e à responsabilidade social. Inclusive, se a inovação atender às expectativas do público, a empresa ainda pode melhorar sua gestão de tempo.

Revise a área financeira periodicamente

É claro que uma checagem na área financeira não poderia ficar de fora. Por meio dessa investigação da movimentação de ativos e passivos, é possível ter um fluxo de caixa eficiente e evitar erros em relatórios financeiros. No entanto, vale ter uma atenção especial nas práticas tributárias adotadas na empresa, visando pagar menos impostos e ficar em dia com o fisco.

Ao assumir o compromisso com o perfeito funcionamento da gestão de contas, a tendência é que a empresa consiga se antecipar a possíveis contratempos e ter recursos para cumprir as dívidas. Ao longo do tempo, isso trará um diferencial para a organização e pode gerar ótimos resultados.

DESCUBRA COMO FAZER DO CONTADOR SEU PARCEIRO DE NEGÓCIO

Vale ressaltar que é preciso mensurar os dados obtidos para identificar se há rentabilidade e lucratividade em seu negócio. Além disso, lembre-se de que o apoio de uma consultoria financeira pode estabelecer um bom diagnóstico e planejar o crescimento empresarial, a fim de garantir a sustentabilidade econômica.

Gostou do artigo? Quer entender um pouco mais sobre o que é possível fazer para equilibrar as finanças? Então aproveite a visita ao blog e aprenda como chegar no ponto de equilíbrio contábil!


Redação Grupo Studio