RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalServiços fiscais que toda empresa precisa ter

Serviços fiscais que toda empresa precisa ter

A porção de documentações e obrigações fiscais que uma empresa necessita apresentar para o Sistema Tributário Brasileiro é bastante grande. Desta forma, exige o máximo de cuidado dos empresários e profissionais contábeis, para evitar o surgimento de eventuais problemas e pendências. Umas das melhores alternativas para isto é recorrer aos serviços fiscais.

Um dos órgãos reguladores é a Receita Federal, responsável pela arrecadação de tributos nacionais, pelo combate de variados tipos de crime. Consequentemente, não é com um órgão desse porte que a empresa deseja ter um problema.

Serviços Fiscais

Os serviços fiscais são todas as atividades referentes ou relacionadas à emissão e recebimento de notas fiscais. Conforme esse serviço é realizado, as empresas possuem a garantia de que o recolhimento de seus impostos está sendo efetuado de maneira correta. Além disso, usufruem de uma importante condição, estar a par com as suas obrigações fiscais.

Porém, para isso é fundamental ter muito cuidado, pois qualquer erro ou negligência durante o monitoramento das suas notas fiscais de serviços, produtos ou compras pode resultar em multas ou prejuízos para a empresa.

Toda empresa precisa lidar com questões fiscais de maneira correta. Afinal de contas, até para a sua abertura são exigidos documentos dessa natureza, como alvará, CNPJ, e inscrições estaduais e municipais.

Todavia, a relevância de efetivar os serviços fiscais consiste no fato de você possuir mais controle diante dos impostos, alíquotas e tributos que a sua empresa deve pagar. Visto que, através do correto gerenciamento de processos que cerquem as notas fiscais, você pode favorecer a criação de estratégias para reduzir o máximo de valores a serem pagos nas suas obrigações fiscais.

Serviços fiscais que uma empresa precisa ter:

  • Apuração de impostos
  • Organização das notas fiscais de vendas, compras e prestação de serviços
  • Escrituração de livros de natureza fiscal
  • Preenchimento de declarações acessórias
  • Responder dúvidas de clientes
  • Dar orientações sobre as melhores alternativas tributárias

Quem são os responsáveis por realizar esses serviços?

Os responsáveis pela efetivação dos serviços fiscais são chamados de analistas fiscais. Estes normalmente possuem formação acadêmica na área de contabilidade e são contratados para se dedicarem as atividades e demandas existentes dentro de uma organização.

No entanto, existe outra possibilidade, a terceirização desse tipo de serviço. Essa possibilidade pode inclusive ser mais vantajosa, pois, assim você realiza parceria com empresas que já possuem muitos anos de experiências e conhecimento sobre o mercado. Logo, elas saberão lidar com os mais diversos tipos de situações e irão poder prestar os mais diversos tipos de serviços consultivos e de assessoramento.


Redação Grupo Studio