RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalSaiba como gerenciar as rotinas contábeis em sua empresa

Saiba como gerenciar as rotinas contábeis em sua empresa

Sabemos o quanto é complicado lidar com as tarefas das rotinas contábeis, visto que são inúmeras decisões que podem comprometer positivamente ou negativamente os resultados da empresa.

Muitas vezes, os erros em relatórios financeiros são causados pela morosidade dos processos, burocracias em excesso e o acúmulo de papelada que tende a dificultar o andamento do negócio. Além disso, alguns gestores tendem a confundir as rotinas contábeis com as administrativas e perdem tempo nessa situação.

Com isso, para que não haja mais uma confusão de conceitos e consiga gerenciar melhor esse quesito, preparamos um miniguia a respeito do assunto. Confira!

Quais são as diferenças entre as rotinas contábeis e administrativas?

Basicamente, as rotinas administrativas correspondem às tarefas e procedimentos essenciais dentro de uma empresa, a fim de manter a organização e o funcionamento do negócio em si.

Sendo assim, as mediações de contas a pagar, conciliação bancária, emissão de notas, revisão de estoque, folhas de pagamento e demais competências fazem parte do lado administrativo.

Em contrapartida, as rotinas contábeis servem para lidar com as mais variadas questões inerentes ao dia a dia da empresa, com o propósito de gerenciar os recursos financeiros movimentados.

Por esse viés é possível registrar as operações de escrituração, apontar apurações de determinados períodos e, inclusive, utilizar as melhores práticas tributárias para que o negócio tenha rentabilidade.

Como funciona o gerenciamento das rotinas contábeis?

No entanto, a rotina contábil costuma ser bem intensa e, caso não haja um gerenciamento apurado das informações, isso pode colocar a perder muitas transações financeiras. É preciso fazer a gestão do tempo de forma eficiente, até mesmo para dar conta das demandas contábeis e, posteriormente, ter o respaldo necessário em relação às demais estratégias da empresa.

Ainda convém lembrarmos que qualquer eventualidade na parte contábil pode gerar um déficit indesejado. Imaginemos que o planejamento tributário, por exemplo, não foi realizado da melhor maneira, isso pode impactar nos custos fixos, alterar os resultados do balanço patrimonial e ainda prejudicar os indicadores de liquidez.

Quais dicas para agilizar as rotinas contábeis?

Analisando todo o processo mencionado e como é importante ter um gerenciamento das rotinas na empresa, fica sempre aquela dúvida do que pode ser corrigido, não é mesmo? Por isso, trouxemos 4 dicas primordiais para lhe ajudar nisso:

1. Faça um checklist das ações

Que a mente humana é falha e passível de esquecimentos nós já sabemos. Então, não custa nada aplicar nos processos internos da empresa o uso de checklists que ajudem a recordar as principais obrigações do dia. Isso vai contribuir para a organização de documentos fiscais e permitir que o controle financeiro esteja alinhado com as demandas requisitadas.

2. Reúna a equipe periodicamente

Para que o cotidiano da empresa não seja afetado, vale a pena marcar reuniões com a equipe contábil e averiguar os pontos-chave das finanças da empresa. É importante que as informações estejam de acordo e as reuniões também sirvam como feedback para aprimorar a tomada de decisão dos gestores.

3. Estabeleça um calendário de impostos

Sabemos que no Brasil são cobrados inúmeros impostos federais, estaduais e municipais, por isso é interessante que a empresa se antecipe às cobranças. Desenvolva um calendário com os tributos que dizem respeito ao seu ramo de atividade, pois pode facilitar no processo de apuração dos dados e dar bons indícios de uma projeção financeira lucrativa.

4. Utilize a tecnologia a favor do negócio

Por fim, mas não menos relevante que as demais dicas, a tecnologia está aí para alavancar os negócios, afinal, essa história de focar apenas no papel é coisa do século passado. Use e abuse dos arquivos em nuvem e sistemas integrados de gestão, visto que serão ferramentas importantes para minimizar os erros.

Portanto, não se esqueça de ponderar cada escrituração e gerenciar melhor os processos, de modo a estruturar a empresa e conquistar belos resultados. Se possível, conte com a expertise de quem entende do assunto para agilizar a sua gestão contábil.

Gostou deste artigo a respeito das rotinas contábeis? Quer ter acesso a outros conteúdos exclusivos? Então, aproveite a visita ao blog e se inscreva em nossa newsletter para acompanhar as novidades!


Redação Grupo Studio