RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio FiscalOportunidades tributárias em 2021

Oportunidades tributárias em 2021

O ano de 2020 chegou ao fim e ficará marcado na história por esta pandemia global que ainda impacta a todos nós.

Muitos dos impactos nas nossas vidas pessoais já foram mapeados, embora não saibamos até quando teremos que conviver com esta realidade, ou se algum dia voltaremos a viver como antes.

Embora alguns setores da economia tenham se beneficiado do cenário atual, o fato é que a grande maioria dos empresários trabalha com um cenário pouco otimista.

Muitas empresas já começam a dar sinais que não estão preparadas para honrar os pagamentos de alguns impostos que foram postergados.

A situação realmente é preocupante e provavelmente isso não seja uma novidade para você.

O que muitos não sabem é que, diante deste cenário, a área tributária pode ser uma grande aliada.

Um bom trabalho nesta área pode cumprir um papel determinante para melhorar a saúde do caixa das empresas

Por liderar um time de especialistas na implementação de benefícios fiscais me proponho a sinalizar oportunidades que ainda não estão no radar de algumas empresas.

Todas elas podem ser implementadas no âmbito administrativo, pois tem previsão legal para tal.

Oportunidade para empresas tributadas pelo Lucro Real

Para aquelas que, em algum período nos últimos 5 anos, tiveram lucro tributável e que já utilizam algum incentivo governamental de ICMS, podemos implementar um benefício fiscal de IRPJ/CSLL. Nestes casos o objetivo é reduzir o valor recolhido aos cofres públicos .

Oportunidade para Indústrias exportadoras optantes pelo regime de Lucro real ou Presumido

Indústrias com o perfil acima e que importam insumos que são utilizados na industrialização de produtos posteriormente exportados podem ter direito ao benefício do Drawback.

Esse benefício poderá diminuir os custos de produção através da isenção ou suspensão de uma série de tributos nas aquisições de matéria-prima, material em embalagem e produtos intermediários.

Aqui não há nada de novo, mas talvez a sua empresa seja uma das tantas que, por considerar o processo muito complexo, ainda não tenha implementado este benefício

Se este é o caso, ou você está relacionado com alguma empresa que se encaixe nesse perfil, saiba que algumas empresas especializadas, estão preparadas para assumir este papel.

Estas empresas têm uma grande oportunidade relacionada aos Créditos Presumidos de IPI.

Elas podem solicitar ressarcimento destes créditos sobre as aquisições de matéria-prima, material de embalagem, produtos intermediários, combustíveis, energia elétrica e industrialização de terceiros adquiridos no mercado interno e utilizados na industrialização de produtos exportados.

 

Fonte: Domínio Tributário

 


Redação Grupo Studio