Como o diagnóstico de maturidade pode ajudar a sua empresa?
Quando pensamos no crescimento de uma empresa, os parâmetros que usamos para avaliar se ela está evoluindo ou não são bastante claros (a exemplo de faturamento e lucratividade). No entanto, esses indicadores não servem para verificar a evolução da gestão, que é fundamental para melhorar o desempenho do negócio como um todo. Nesse caso, é preciso adotar o diagnóstico de maturidade.
A maturidade representa o aprimoramento dos processos gerenciais. Uma empresa atinge um alto nível de amadurecimento quando esses processos estão alinhados ao planejamento estratégico. Isso quer dizer que o controle sobre as atividades empresariais é satisfatório e gera resultados financeiros para o negócio.
O crescimento, portanto, depende da maturidade da gestão. Neste artigo, vamos explicar melhor como fazer esse diagnóstico. Confira!
O que é o diagnóstico de maturidade e qual sua importância?
Geralmente, as operações de uma empresa começam de forma muito simples. É uma fase em que o modelo de negócios está sendo colocado em prática e aprimorado. São essas melhorias contínuas que levam à evolução dos processos gerenciais, fundamentais para o crescimento do negócio.
Os processos gerenciais aprimoram controles sobre as atividades empresariais, favorecendo o planejamento e a obtenção de resultados. No estágio inicial do negócio, é comum que esses processos não estejam formalmente instituídos. Com o tempo, eles ganham importância e passam a ser aplicados com mais rigor e qualidade.
Quanto mais a empresa avança na evolução dos processos gerenciais, maior é o seu grau de maturidade. Mas como saber em qual estágio sua empresa está? A resposta é simples: pelo diagnóstico de maturidade, que nada mais é do que a avaliação sobre a execução dos processos.
Quais são os níveis de maturidade?
Antes de explicar como fazer o diagnóstico de maturidade, é importante entender quais são os níveis de amadurecimento e suas características. Elaboramos uma tabela com essas informações. Veja!
Nível de maturidade | Pontuação | Características |
Nível 1 | 0% a 20% | Os processos gerenciais são inexistentes. |
Nível 2 | 20,1% a 40% | Existem apenas rotinas estabelecidas. |
Nível 3 | 40,1% a 60% | Os processos gerenciais estão instituídos, mas de forma precária. |
Nível 4 | 60,1% a 80% | Os processos gerenciais são coordenados e alinhados ao planejamento. |
Nível 5 | 80,1% a 100% | Os processos fazem parte da rotina da empresa. São avaliados e melhorados continuamente. |
Como é feito o diagnóstico de maturidade?
Vale ressaltar que não existe uma fórmula pronta e aplicável para todas as empresas. Cada uma deve definir seu próprio modelo de análise. Entretanto, há alguns passos principais para realizar o diagnóstico de maturidade, como os que sugerimos a seguir.
1. Defina processos a serem avaliados
Os processos gerenciais são desenvolvidos em diferentes áreas da empresa. Para iniciar o diagnóstico, é preciso saber quais setores serão avaliados, por exemplo: processos gerenciais financeiros, administrativos, de marketing etc.
2. Monte o questionário de avaliação
A avaliação consiste na aplicação de um questionário que permita identificar o nível de execução dos processos. As perguntas devem ser claras e as respostas, padronizadas. Confira, a seguir, um exemplo na área de Operações!
Pergunta: Existem controles de qualidade aplicados às operações? Peso: 2 | Respostas possíveis: ( ) Não – Nota 1 ( ) Sim, em implantação – Nota 2 ( ) Sim, já são aplicados aos processos – Nota 3 ( ) Sim, são aplicados aos processos, avaliados e melhorados continuamente – Nota 4 |
3. Defina pesos para perguntas e notas para respostas
Quanto às perguntas, pode-se definir peso 1 e 2, de acordo com a importância do tema. Já as respostas podem ser pontuadas entre 1 e 4, caso o parâmetro seja o que sugerimos anteriormente.
Calcule qual é a pontuação total a ser obtida, considerando todas as perguntas, pesos e notas máximas. A partir disso, basta responder o questionário, calculando os percentuais obtidos. Após organizar o processo, defina períodos para fazer a análise — a cada 6 meses, por exemplo.
Como vimos, o diagnóstico de maturidade serve também para planejar o futuro da empresa, traçando os degraus que ela precisa subir para alcançar os objetivos propostos.
Agora que você já sabe como fazer o diagnóstico de maturidade, continue no nosso blog e saiba como o planejamento tributário pode reduzir impostos empresariais.
José Carlos Braga Monteiro
CEO do Grupo Studio. Advogado especialista em Direito Tributário e Econômico, lidera a maior rede de franquias e soluções corporativas inteligentes do Brasil, há mais de 20 anos.