RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio Fiscal5 sinais que a sua empresa precisa de uma consultoria tributária!

5 sinais que a sua empresa precisa de uma consultoria tributária!

A complexidade do sistema tributário brasileiro faz com que o cumprimento das obrigações fiscais sejam um grande desafio para todas as empresas. Segundo a TMF Group, o Brasil é o segundo país mais burocrático do mundo devido ao alto número de normas tributárias, o que prejudica o ambiente de negócios do país.

Com tantas normas sendo criadas ou modificadas diariamente pelos governos federal, estaduais e municipais, é importante que a sua empresa consiga ter mais agilidade, controle e segurança para conseguir pagar todos os impostos e tributos corretamente e não receber multas. Nesse cenário, uma opção é contratar uma consultoria tributária que ajudará o seu negócio a planejar e cumprir todas as exigências.

Para explicar um pouco mais sobre como funciona a consultoria e ajudar você a entender se esse é o melhor momento para fazer a contratação desse serviço, conversamos com Luis Vinicius Pereira, Gerente Franchising da Studio Fiscal. Continue a leitura!

O que é uma consultoria tributária

As consultorias tributárias são empresas que podem ajudar você a fazer um diagnóstico da saúde financeira do seu negócio e identificar se você está realizando o correto cumprimento das obrigações legais. “A empresa está capacitada para esclarecer qualquer dúvida existente no segmento fiscal tributário sobre operações das quais você tem incerteza de realização”, explica Luis Vinicius Pereira.

Com a contratação desse serviço, você contará com profissionais especialistas na legislação fiscal brasileira, que conhecem bem quais tributos cada tipo de empresa, em cada setor, devem pagar ao fisco. Além disso, você também será orientado sobre:

  • possíveis incentivos fiscais oferecidos pelos governos, que reduzem ou isentam a sua empresa de alguns impostos;
  • como fazer um planejamento tributário, focado no cumprimento das obrigações e pagamentos dentro dos prazos;
  • revisão do Regime Tributário em que o seu negócio atua;
  • consultoria e revisão de operações, como aquisições, transferências e vendas;
  • dentre muitas outras atividades relacionadas ao setor fiscal e tributário da sua organização que possam comprometer as suas operações.

5 sinais de que sua empresa precisa de uma consultoria tributária

Uma pesquisa realizada pela Endeavor identificou que, em 2017, mais de 86% das empresas brasileiras tiveram algum problema de irregularidade com o fisco. Essas companhias levam, em média, 85 dias ao ano para conseguir manter a conformidade fiscal. Por isso, contar com uma consultoria tributária pode ser uma solução para o seu negócio ganhar mais segurança no cumprimento de todas as obrigações.

Separamos para você 5 sinais de que a sua empresa precisa considerar a contratação de uma consultoria tributária para ajudar a regularizar a sua situação. Veja mais!

1. Não tem certeza da escolha do regime tributário

No momento da escolha do regime tributário que a sua empresa seguirá, é muito importante ficar atento aos diversos fatores relacionados a cada uma das classificações, como a atividade exercida, a margem de lucro e o faturamento bruto. A escolha do enquadramento incorreto faz com que a sua empresa não apenas recolha além do necessário, como precise cumprir obrigações fiscais que, talvez, não eram necessárias.

A consultoria consegue analisar cada um dos fatores com cautela, utilizando números reais ou por meio de projeções. Além disso, recomendar qual o regime tributário mais adequado para o seu negócio.

2. Recebeu uma autuação ou multa do fisco

As autuações e multas geradas pelo fisco podem acontecer tanto pelo não pagamento dos impostos, como pelo descumprimento de obrigações fiscais ou recolhimento incorreto de tributos.

Quando isso acontece, a sua empresa pode correr um enorme risco financeiro e, dependendo do valor da multa, pode levar ao fechamento.“A Receita Federal vai exigir que a empresa faça uma retificação em uma operação incorreta e ainda aplica juros, que podem chegar a 220%”, alerta o Gerente Franchising da Studio Fiscal.

Para evitar que essa situação afete o seu negócio, você pode contar com a consultoria tributária, que fará uma análise dos impostos que são pagos atualmente pela sua empresa. Além disso, identificar quais são os principais problemas para que a sua equipe faça a correção antes de enviar as informações para a Receita Federal.

3. Precisa economizar para fazer investimentos

A alta carga tributária brasileira já é um grande obstáculo para todas as organizações. Se você paga impostos a mais, o seu orçamento fica ainda mais comprometido. A consultoria tributária ajuda não apenas a eliminar o pagamento de impostos indevidos, como também a identificar se há algum incentivo fiscal que a sua empresa pode usufruir.

4. Tem problemas com a classificação fiscal

No Brasil, todas as mercadorias precisam passar pela classificação fiscal NCM, ou Nomenclatura Comum do Mercosul. Por meio desse sistema, os produtos recebem um código de identificação específico, que define qual o tratamento tributário ele deverá receber. Em outras palavras, quais impostos deverão ser pagos e quais incentivos fiscais as empresas que os produzem poderão receber.

Para não cometer erros na classificação, você pode contar com uma consultoria tributária que já conheça as especificidades do seu setor de atuação. O ideal é classificar seus produtos corretamente de acordo com a Tarifa Externa Comum (TEC) e a Tabela de Incidência de Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI).

5. Não sabe como fazer um planejamento tributário

Fazer o planejamento tributário é uma forma de prever todos os valores que sua empresa terá que pagar e atingir a elisão fiscal, que é a adequar e reduzir os tributos pagos.

Com todos os serviços prestados por uma consultoria fiscal, você poderá controlar de forma mais fácil todos os pagamentos e as principais datas de cumprimento das obrigações fiscais. Torna-se possível também pensar em caminhos para o seu negócio crescer mais sem cometer irregularidades.

Como a Studio Fiscal pode ajudar sua empresa

A Studio Fiscal conta com a experiência de mais de 15 anos de mercado. Sendo assim, é ideal para ajudar as empresas enquadradas no regime tributário de Lucro Real e Presumido a fazer a Revisão de Tributos Indiretos, analisando todas as operações interestaduais.

Além disso, organizações que optaram pelo Lucro Real também podem contar com o serviço de Revisão de Tributos Federais. “Dentro dessa revisão buscamos oportunidades de ajuste financeiro e quantificação de riscos tributários”, explica Luis Vinicius Pereira.

Para evitar que a sua empresa passe por problemas relacionados ao cumprimento de obrigações fiscais e pagamento de tributos, ou para corrigir alguns erros e fazer com que eles não se repitam, você e a sua equipe podem contar com serviços disponíveis no mercado, como a consultoria tributária.

A Studio Fiscal está à disposição para ajudá-lo com esses importantes processos. Se você se interessou por esse conteúdo e acredita que a sua empresa precisa de uma consultoria, entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções!


Jose Carlos Braga e Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Brokers e E-Fiscal, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.