RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyUniversidade testa modelo inédito de telha solar

Universidade testa modelo inédito de telha solar

Está em fase de testes no laboratório solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) um modelo de telhas de concreto que possuem placas fotovoltaicas acopladas à base. No momento em que, instaladas uma ao lado da outra, elas criam uma cobertura capaz de absorver a radiação solar e tornar em energia elétrica para ser usada nas residências.

O item está sendo desenvolvido por uma empresa fabricante de coberturas para a área de construção civil e deve estar disponível no mercado em aproximadamente seis meses. Até esse momento, será testada quanto à durabilidade e eficiência energética pela equipe da Universidade, que é comandada pelo PhD em Sistemas Fotovoltaicos, Ricardo Rüther.

As telhas ainda não possuem valor de mercado estabelecido, porém, ainda que custem um pouco mais que as convencionais, o professor da Universidade acredita que elas proporcionem uma economia bastante grande na comparação com o investimento exigido para a instalação de painéis fotovoltaicos convencionais.

Cada telha carrega potência de 9,16 W (Watts) e mede 36,5 cm X 47,5 cm. Quando instaladas em uma casa, a energia produzida através da captação deve abastecer todo o imóvel durante o período de um mês.

Fonte: NSC Total


Redação Grupo Studio