RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyTarifas de energia elétrica devem subir no segundo semestre

Tarifas de energia elétrica devem subir no segundo semestre

Segundo estimativas da Thymos Energia, as tarifas de energia elétrica devem subir, em média entre 6% e 7% durante o segundo semestre de 2020. João Carlos Mello, presidente da consultoria, revela que antes da pandemia, as projeções apontavam possíveis quedas nos reajustes tarifários este ano.

Contudo, o especialista enfatiza que, se não tivesse sido criada a “Conta Covid”, linha de crédito de auxílio ao setor, os reajustes poderiam ser até 3% maiores do que o previsto para este ano.

Ainda de acordo com a Thymos, a adoção da Conta Covid ameniza grande parte dos efeitos da pandemia, mas ainda ocorre pressão sobre as tarifas. Além do mais, a alta do dólar também tem reflexos nos reajustes feitos pelas distribuidoras. A moeda eleva o valor da energia oriunda da hidrelétrica de Itaipu, que figura como responsável por mais de 11% da energia consumida atualmente no país.

A Thymos também prevê aumentos parecidos em 2021 e reajustes mais leves a partir de 2022. Para levantar os resultados, a consultoria analisou o banco de dados das 18 principais distribuidoras brasileiras.


Redação Grupo Studio