RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyStartup financiada por Bill Gates quer aprimorar energia solar com IA

Startup financiada por Bill Gates quer aprimorar energia solar com IA

Financiados por Bill Gates e outra série de investidores interessados, a Heliogen, startup composta por cientistas e engenheiros do MIT, Caltech e outras instituições renomadas, pretende mudar o cenário de produção de energia elétrica com inteligência artificial.

O projeto, contudo, é um pouco diferente do que conhecemos como energia solar. Neste caso, os raios solares captados pelos painéis são direcionados a sais que precisam ser fundidos e que geram vapor, assim, movendo turbinas e resultando em energia elétrica.

Entretanto, essa ideia é pouco prática — apesar de barata. Afinal, o ponto de fusão desses sais se encontra próximo dos 600 °C — e é aí que a Heliogen entra com a inteligência artificial.

A forma de funcionamento do projeto ainda é um segredo da startup. O que podemos deduzir é que visão computacional permite que a IA se responsabilize pela adaptação da posição dos painéis solares para a criação de um foco de calor mais preciso, portanto, mais eficiente.

A Heliogen acredita que seu modelo de produção de calor chega aos 1.000 °C, mais do que o suficiente para a geração de energia. A Startup afirma que o calor gerado pode atender a necessidade de outras atividades, como a manipulação de ferro e cimento.

Plano ambicioso

A ideia da Heliogen é expandir sua ideia e seu mercado para diversos setores, incluindo o automotivo e aeroespacial. A companhia promove sua tecnologia em tom de urgência e de forma convidativa para mais investidores. Defendendo a criação de um planeta mais limpo e sustentável.

Se mais investidores comprarem a ideia, a Heliogen pode mudar o cenário de produção de energia em todo o mundo e aumentar nossas chances de dispensar combustíveis fósseis mais rapidamente.


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio