RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergySinaleiras de Florianópolis terão painéis de energia solar

Sinaleiras de Florianópolis terão painéis de energia solar

As sinaleiras de Florianópolis serão alimentadas por energia solar. A ideia da Prefeitura é lançar um edital até o início de 2020. Logo, deve contratar a empresa que vai instalar os painéis fotovoltaicos, que captam a energia do sol e permitem a conversão em energia elétrica. Dessa forma, será possível ainda impedir o desligamento dos semáforos quando faltar luz.

O diretor de Operações de Trânsito da Capital Fabrício Justino disse que essa tecnologia seria mais vantajosa para a capital de Santa Catarina.

— Já estamos com esse projeto praticamente pronto para mandar licitar e quem sabe, até o começo do ano que vem, já estar com isso em funcionamento na cidade.

Desse modo, os painéis seriam instalados na haste que sustenta as luzes das sinaleiras. Conforme o diretor explica, este tipo de instalação garante mais segurança contra atos de vandalismo ou furtos.

— São painéis pequenos, do tamanho de uma folha A4. Assim, não ficarão tão perto do controlador semafórico onde estão mais sujeitos a ações externas.

Semáforos para pedestres

Justino também disse que está em andamento uma licitação para repor componentes de semáforos para pedestres danificados. Por exemplo, na região da Udesc, nas Avenidas Madre Benvenuta e Admar Gonzaga (SC-404), no Itacorubi.

O diretor de operações também defendeu o funcionamento do sistema eletrônico dos semáforos de Florianópolis. Mas, ressalva que o fluxo de veículos exige, em alguns momentos, a ação da Guarda Municipal, com a operação “zona azul”.

— Só ontem (terça-feira, 26) passaram mais de 39 mil veículos na Beira-Mar — argumenta.


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio