RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyPortabilidade na conta de luz pode se tornar realidade no Brasil

Portabilidade na conta de luz pode se tornar realidade no Brasil

Tramitam no Senado e na Câmara projetos que permitirão que o consumidor seja cliente de empresas de energia localizadas em Estados diferentes do seu.

Assim como na telefonia, em que o consumidor escolhe a operadora e migra de acordo com os seus interesses, a portabilidade está próxima de ser uma realidade também na energia elétrica. Há projetos neste sentido tramitando no Senado e na Câmara.

Na quarta-feira, haverá em Brasília uma audiência pública sobre a proposta que é analisada entre os deputados, após outra ser realizada na semana passada pela comissão especial que trata do tema.

A portabilidade da conta de luz vai permitir, por exemplo, que um consumidor seja cliente de uma empresa de energia localizada em outro Estado.

O diretor de relações institucionais da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Frederico Rodrigues, explica que, na fatura, uma parte da conta se refere à operação e manutenção da rede, que continuará com a concessionária local. A outra é pela energia efetivamente consumida nas residências ou estabelecimentos. É nesta segunda fatia que será possível fazer a migração.

A previsão é de que a novidade seja introduzida no mercado aos poucos, nos próximos anos. Os principais interessados em um primeiro momento devem ser os pequenos e médios negócios que têm na energia um dos seus maiores custos. Podem ter vantagens nos preços ou benefícios ligados à fidelidade. Hoje, é uma alternativa possível apenas para os grandes consumidores.

A portabilidade já é praticada na Europa, Ásia e em alguns estados norte-americanos.

Outras possibilidades também se abrem. No futuro, quem quiser poderá contratar e consumir apenas energia de fontes limpas.

Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio