RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyPainéis solares fotovoltaicos no comércio: vantagens e desvantagens

Painéis solares fotovoltaicos no comércio: vantagens e desvantagens

O painel solar fotovoltaico é uma tecnologia que tem se popularizado cada vez mais em todo o mundo, inclusive no Brasil. Para se ter uma ideia, o número de sistemas de energia solar instalados no país cresceu cerca de 560% em apenas dois anos, chegando a quase 50 mil usinas no início de 2019, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Essas instalações, que majoritariamente se classificam como micro e minigeração distribuída de energia, podem ser realizadas em casas, pequenas e grandes empresas, indústrias e propriedades rurais. 

Além de serem ecológicos e trazerem economia, os sistemas de energia solar contam com alguns incentivos fiscais por parte do Governo, o que os torna ainda mais vantajosos.

Se você é empresário e quer entender melhor quais são as vantagens e desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos no comércio, confira este conteúdo que preparamos para você!

Como os painéis solares fotovoltaicos funcionam?

Antes de mergulhar nas vantagens e desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos no comércio, é importante entender como essa tecnologia funciona. Geralmente instalado no telhado dos imóveis, esse equipamento é a peça principal de um sistema de energia solar.

Ele é responsável por captar a irradiação da luz do sol e transformá-la em energia elétrica. Esse processo é feito por um conjunto de células fotovoltaicas, quase sempre fabricadas a partir do silício, ligadas em série.

Após captar a energia do sol, os painéis solares fotovoltaicos enviam-na para um equipamento chamado inversor, responsável por converter a corrente elétrica contínua em corrente alternada, a qual pode ser utilizada para alimentar qualquer aparelho elétrico do imóvel.

Vantagens dos painéis solares fotovoltaicos no comércio

Confira quais são os principais benefícios de gerar energia solar na sua empresa:

Economia na conta de luz

A vantagem que mais chama a atenção dos investidores quando se fala em energia solar é a economia que ela proporciona na fatura de energia. Em alguns casos, a redução do valor da conta de luz pode chegar a incríveis 95%, sendo necessário apenas arcar com o custo da taxa de disponibilidade da rede.

Além disso, quem instala painéis solares fotovoltaicos deixa de se preocupar com a inflação energética e com as variações impostas pelo sistema de bandeiras, que faz com que a conta dos consumidores fique mais cara sempre que há alguma baixa na produção de energia.

Energia limpa e renovável

A energia produzida a partir da irradiação da luz do sol é silenciosa, inesgotável e não polui o meio ambiente. Por isso, é considerada uma alternativa sustentável ao atual sistema de geração de energia, que depende, em grande parte, de combustíveis fósseis.

Mesmo em comparação às usinas hidrelétricas, uma fonte considerada renovável, a energia dos painéis solares fotovoltaicos é mais ecológica. Afinal, o sistema não requer desmatamento de florestas ou inundação de áreas para ser instalado. 

Baixa necessidade de manutenção

Os painéis solares fotovoltaicos requerem pouca manutenção ao longo do tempo. Em geral, esse processo resume-se à realização de uma limpeza periódica que tem como objetivo manter os níveis de produção de energia. Isso ocorre porque a poeira acumulada em sua superfície pode prejudicar a captação da luz solar.

No entanto, esse processo pode ser feito até mesmo pelo próprio proprietário do imóvel onde o sistema fotovoltaico foi instalado. Basta observar algumas recomendações de segurança e utilizar os equipamentos adequados, como esponjas macias e sabão neutro, lembrando-se sempre de enxaguá-lo abundantemente.

Vida útil

Outra vantagem dos painéis solares fotovoltaicos é a sua longa vida útil, que pode ultrapassar os 40 anos de atividade. Inclusive, a maioria das placas solares tem uma garantia de funcionamento de 25 anos a 80% da eficiência de produção de energia.

Isso quer dizer que, ao atingirem 25 anos de uso, os painéis solares fotovoltaicos ainda devem estar gerando energia com ao menos 80% de sua capacidade inicial. Assim, após esse período, eles ainda podem continuar ativos por muito mais tempo, ainda que com uma eficiência um pouco reduzida.

Instalação facilitada

A instalação do sistema de energia solar costuma ser rápida e descomplicada. Como os painéis solares fotovoltaicos ficam na área externa, em telhados ou grandes áreas no solo, a sua instalação não costuma interferir na rotina de uma empresa. Ou seja, o seu comércio pode continuar funcionando mesmo durante esse processo.

Em geral, após a homologação do projeto, a instalação dos painéis fotovoltaicos costuma levar até 3 dias úteis.

Marketing verde

Quando consideramos um comércio, uma das grandes vantagens de adquirir painéis solares fotovoltaicos é poder explorar o chamado marketing verde. Afinal, o número de consumidores preocupados com a preservação do meio ambiente e o consumo consciente só tem crescido ao longo dos anos.

Por isso, quem instala um sistema de energia solar pode se destacar em seu mercado de atuação ao anunciar que utiliza uma fonte de energia sustentável e que se preocupa em diminuir o impacto de suas atividades. Assim, é possível atrair os clientes engajados com a causa e valorizar a sua empresa.

Desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos no comércio

Agora que você já conhece as principais vantagens de investir na energia solar, que tal conhecer algumas desvantagens dessa tecnologia? Acompanhe!

Alto custo de investimento

Uma das maiores barreiras à popularização dos painéis solares fotovoltaicos em todas as camadas da sociedade é o alto custo de investimento inicial. Isso porque essa tecnologia, que ainda é novidade no mercado, ainda tem preços considerados relativamente elevados para uma grande parte da população de nosso país.

Para se ter uma ideia, os preços dos sistemas de energia solar costumam partir dos R$ 10.000,00. No entanto, já existem diversas alternativas no mercado para contornar essa dificuldade. 

Cada vez mais bancos e instituições financeiras têm lançado linhas de crédito específicas para a energia solar, o que facilita a aquisição. Além disso, o payback do sistema fotovoltaico costuma acontecer entre 3 e 6 anos

Isso quer dizer que, apesar do gasto inicial mais alto, após algum tempo, os painéis solares serão quitados e seus anos de uso adiante serão apenas de economia na conta de luz, o que traz um excelente retorno financeiro para este investimento.

Variação na produção de energia

Outra desvantagem que pode ser encontrada na aquisição dos painéis solares fotovoltaicos no comércio é a geração intermitente da energia. Isso porque o sistema fotovoltaico só gera energia quando há incidência de raios solares. 

Portanto, a produção energética cai em dias de chuva ou alta nebulosidade. Além disso, o sistema não é capaz de produzir energia durante a noite. Contudo, esse problema já foi solucionado pelas empresas que instalam as placas solares, que oferecem as opções on grid e off grid.

No primeiro caso, a demanda de energia é retirada da rede elétrica da concessionária da região por meio de uma troca. Já no caso do sistema off grid, a energia excedente produzida durante os momentos de sol é armazenada em baterias especiais, que fornecem energia nos horários em que os painéis solares fotovoltaicos não estão gerando o suficiente.

Adaptações no imóvel

Por fim, uma possível desvantagem da instalação de painéis solares fotovoltaicos no comércio é a necessidade de realizar algumas adaptações na estrutura do imóvel para receber esse equipamento.

Isso pode acontecer dependendo do material do telhado, inclinação, entre outros fatores. Esse fator pode demandar alguns gastos a mais e tempo extra para a finalização do projeto. 

Entretanto, as empresas responsáveis pela instalação dos sistemas de energia solar já são capacitadas para lidar com esse tipo de adequação. Além disso, já existem no mercado os mais diversos tipos de estruturas de adaptação para que as placas solares possam ser instaladas dentro dos conformes.


Leia mais:

https://blog.grupostudio.com.br/studio-energy/taxacao-da-energia-solar-gera-polemica/

https://blog.grupostudio.com.br/sem-categoria/portabilidade-na-conta-de-luz-pode-se-tornar-realidade-no-brasil/

https://blog.grupostudio.com.br/studio-energy/o-que-muda-com-o-fim-do-horario-de-verao/

Assista também:

Estratégias para redução do custo de energia em supermercados

Proposta da ANEEL para geração distribuída no Brasil

Studio Energy 💡 Redução de custos de energia


Redação Grupo Studio