RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyONS projeta queda de até 0,4% no consumo de energia elétrica em julho

ONS projeta queda de até 0,4% no consumo de energia elétrica em julho

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acredita que a carga de energia no Brasil em julho deverá cair 0,4% em comparativo com o mesmo período no ano passado. A operadora também aponta um recuo menor no consumo de eletricidade na comparação com meses anteriores, nos quais a queda mais foi abrupta devido à pandemia.

Os dados foram divulgados na última sexta-feira, 26, e indicam um aumento de carga nos subsistema Nordeste (1,9%) e Norte (1,4%) – considerando o mesmo período de comparação, portanto, queda na região na Sudeste (-0,6%) e Sul (-2,8%).

Também foram divulgadas projeções para as chuvas nos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração do Brasil. Para julho está estimada em 78% da Média de Longo Termo (MLT) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que reúne 70% da capacidade hidrelétrica do país. Para os demais subsistemas, as estimativas estão assim: 64% no Sul, 66% no Nordeste e 104% no Norte.

Os modelos apontam também que o país deverá chegar ao final do próximo mês com 50,4% de armazenamento máximo no Sudeste; 36,1% no Sul; 74,1% no Nordeste; e 84,2% no Norte.


Redação Grupo Studio