RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyONS aponta queda de 3% na carga elétrica em junho

ONS aponta queda de 3% na carga elétrica em junho

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a carga de energia elétrica no país registou uma queda em junho de mais de 3% no comparativo com o mesmo período do ano passado, mas deu alguns sinais de recuperação em relação a maio.

Ainda conforme o boletim mensal do ONS, a carga de 61. 60e megawatts médios apontados pelo Sistema Interligado Nacional em junho significa uma queda de 3,4% na comparação anual, mas aumento de 2,5% perante o mês anterior.

Se desconsiderados os efeitos de fatores eventuais e não econômicos sobre a carga, a queda no ano a ano seria de 4,4% revela o ONS.

“Durante o mês de junho a carga apresentou sinais de suave elevação. Esse comportamento foi sustentado principalmente pela flexibilização das medidas de isolamento social, que ocasionou um aumento mais amplo nas atividades econômicas”, disse o operador.

O mês de junho foi o terceiro consecutivo a registrar queda nas cargas de todos os subsistemas do Brasil em relação ao mesmo período de 2019. Principal subsistema do país, o Sudeste/Centro-Oeste teve queda de 3,9% ano a ano, mas alta de 3,1% versus maio. A menor redução ante junho de 2019, de 0,7%, foi verificada no Sul; a maior, justamente no Nordeste (-5,1%).

Na última semana, ao divulgar previsões para julho, o ONS estimou uma alta de 0,5% na carga de energia do país neste mês em comparação anual, impulsionada pelo relaxamento das medidas restritivas.

Fonte: InfoMoney


Redação Grupo Studio