RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyFontes alternativas de energia elétrica

Fontes alternativas de energia elétrica

Inegavelmente, a agenda ambiental já se constitui parte intrínseca da agenda do governo, da iniciativa privada e da sociedade como um todo. Nesse sentido, a questão energética tem importância crucial. Dado que as fontes não renováveis vão sendo preteridas, as fontes alternativas de energia elétrica transformam-se em uma solução viável.

No decorrer deste artigo, serão abordados os conceitos de fontes alternativas de energia e a importância delas, quais são as fontes de energia renováveis e o baixo impacto ambiental provocado por elas, além de salientar as problemáticas da eficiência energética no Brasil e suas respectivas soluções.

No que consistem as fontes alternativas de energia elétrica?

As fontes alternativas de energia elétrica nada mais são, obviamente, fontes de energia que escapam do escopo das fontes de energias tradicionais, que são as fontes não renováveis. Aliás, trata-se de fontes com uma disponibilidade expressiva na natureza, por um período prolongado, porém com a formidável capacidade de se renovarem dentro de um espaço reduzido de tempo.

Em consequência disso, elas são chamadas de fontes de energia renováveis. Sem sombra de dúvidas, não só essas fontes de energia por si só, mas a própria produção de energias dessa modalidade causa um baixo impacto ambiental.

A energia elétrica, que é obtida através da usina elétrica que, por sua vez, usa a força da movimentação das águas para gerar eletricidade, é uma limpa. No entanto, ela possui alguns problemas. A escassez de chuvas e, por conseguinte, a evaporação das águas fluviais tem incitado a procura por fontes alternativas de energia elétrica.

Além disso, quando uma empresa investe nesse tipo energia pode ser considerada como uma companhia que preza por um desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, ela se mostra como uma empresa que almeja o crescimento da economia, porém mantendo o respeito e a valorização do meio ambiente.

Quais são as fontes de energia renováveis mais comuns?

Indubitavelmente, há uma variedade considerável de fontes alternativas de energia elétrica. Contudo, algumas das mais comuns são as citadas a seguir:

  • Energia eólica: oriunda do vento;
  • Biocombustíveis: gerados pelo aproveitamento da biomassa;
  • Energia dos oceanos: sua obtenção se dá através da força gerada pelo deslocamento das massas de água, que produzem um acúmulo de energia;
  • Energia geotérmica: origina-se do calor gerado no interior do planeta;
  • Energia solar: gerada a partir dos raios solares, sendo, portanto, uma fonte limpa e inesgotável de energia. Não polui. É uma das mais interessantes e benéficas.

Qual a importância do uso de fontes alternativas de energia elétrica?

De modo geral, a importância do uso de fontes alternativas de energia elétrica é causar o menor impacto ambiental possível, constituindo-se em uma opção substituta a matriz energética vigente. Com efeito, atualmente no Brasil o modelo energético é calcado na utilização de combustíveis fósseis e fontes de energias não renováveis.

Cabe ressaltar que as fontes não renováveis são, resumidamente falando, aquelas que acabam com o tempo, não apresentando a capacidade de renovação. A princípio, dentre as fontes não renováveis pode-se citar o gás natural, o petróleo e derivados, o carvão e a energia nuclear, por exemplo.

Ademais, essas fontes energéticas tradicionais provam um enorme e negativo impacto ambiental, não somente poluindo a natureza em si, mas também, como no caso dos combustíveis fósseis, lançando gases danosos na atmosfera, que intensificam o efeito estufa, causam o aquecimento global e modificam as condições climáticas de diversos lugares.

Que vantagens o uso de energia alternativa apresenta?

As vantagens do uso de energia alternativa são as seguintes:

  • A energia alternativa é considerada um tipo de energia limpa, ou seja, menos poluente;
  • Por trazer consigo a capacidade de se regenerar na natureza e em um prazo muito mais reduzido, é considerada uma fonte de energia renovável;
  • Em um comparativo com a energia nuclear, por exemplo, essas fontes alternativas de energia exibem um risco muito menor para a natureza como um todo e para os seres humanos;
  • Maneira viável e benéfica de se diminuir de forma significativa a dependência em relação a matriz energética atual;
  • Os custos de produção são classificados como relativamente baixos.

O destaque no escopo de energia limpa: a energia solar

Dentre as fontes de energia limpa e renováveis existentes, inegavelmente uma que merece um destaque especial é a energia solar. De fato, ela é detentora de inúmeras vantagens, proporcionando benefícios para quem a consome e para o meio ambiente, obviamente.

A energia solar corresponde a uma matriz energética, sendo uma energia limpa, plenamente renovável e que se encontra em larga abundância, inesgotável na natureza. Ademais, é um dos tipos de energia mais explorados na atualidade.

Para se captar a energia solar, utiliza-se as células fotovoltaicas, encontradas nos conhecidos painéis solares. A obtenção pode ocorrer de forma direta, por meio de painéis compostos por células fotovoltaicas ou coletores instalados nas residências. Pode ainda ser obtida de forma indireta, por intermédio da construção de usinas em regiões de insolação intensa.

No país, o fornecimento de energia ainda é bastante instável, sem falar que, muitas vezes, é também de baixa qualidade e com um custo/preço muito elevado. Quando se trata de energia renovável, então, os valores são ainda mais salgados.

De que modo é possível desfrutar da energia alternativa da melhor forma possível?

Nesse sentido, é fundamental contar com soluções especializadas. O processo para essa situação passa por uma análise profunda e detalhada da demanda energética, feita por uma equipe com know-how suficiente para um diagnóstico preciso.

Feito esse diagnóstico, a equipe especialista será mais capaz de projetar uma implantação mais segura da solução energética, oferecendo uma relação custo benefício maior. Além disso, é fundamental haver um suporte adequado em todo esse processo.

Um ponto muito interessante nessa potencial solução seria não somente o aproveitamento máximo e a implantação mais barata da estrutura de geração de energia, mas também a oportunidade de gerar a própria energia, sobretudo a partir da energia solar. Com isso, os gastos com energia se reduzem drasticamente.

Eficiência e sustentabilidade com a Studio Energy

Para que se obtenha um desempenho superior no uso de fontes alternativas de energia elétrica, vale a pena conhecer as soluções oferecidas pela Studio Energy. Com efeito, a empresa direcionada para o nicho de energia, atuando sobretudo em duas grandes áreas: a fonte energética e a eficiência.

Dentre os serviços oferecidos pela companhia, estão o Energy GD, Energy Rental, Energy Consulting e Energy Serviços Operacionais. Tendo esses serviços a favor da empresa, será plenamente possível produzir a própria energia, com um custo de instalação e operacional muito mais reduzido e com um altíssimo grau de eficiência.

Quer conhecer melhor o que a Studio Energy pode fazer? Entre em contato através deste formulário. Certamente, um dos membros da equipe terá o maior prazer em sanar quaisquer questões que forem apresentadas.

 

Leia mais:

Ajude empresas a diminuir gastos usando energia solar

Studio Lavoro Agro: investimento inovador para profissionais do agronegócio

Assista também:

Energia solar no Brasil

Como entender a conta de luz

 

 


Redação Grupo Studio