RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyEngenharia Civil: o mercado de trabalho em 2020 com a energia solar

Engenharia Civil: o mercado de trabalho em 2020 com a energia solar

Para planejar uma carreira, é muito difícil saber se o setor escolhido continuará crescendo no mercado de trabalho num futuro próximo. Mas a tendência atual é de crescimento nos setores de tecnologia e automação, e essa situação deve continuar por um bom tempo. Além disso, setores tradicionais, como engenharia civil e de petróleo, ainda apresentam grande demanda.

Nesse contexto, setores como da energia solar e alternativa estão em franco crescimento e apresentam grandes oportunidades. Neste artigo, vamos falar sobre as oportunidades de trabalho no setor de engenharia civil e energia solar em 2020 e mostrar as vantagens de se investir em energias renováveis. Confira!

Acompanhe o desempenho da engenharia no mercado de trabalho

A engenharia civil foi um trabalho muito procurado em 2019, e essa demanda continua uma tendência em 2020. Afinal, os engenheiros civis constroem a infraestrutura da qual o mundo depende. Além disso, existem vários ramos da engenharia civil que abrem novos campos de trabalho e dificultam a saturação do mercado, como o de energia solar e alternativa. Portanto, esse é um excelente campo de atuação.

A tendência é que a demanda por energia limpa e renovável cresça cada vez mais nos próximos anos. Apesar de as usinas a carvão ainda constituírem a maior parte da produção global de energia, o seu crescimento estagnou, enquanto a energia alternativa cresceu.

Por isso, a demanda por tecnologia de energia solar aumentou dramaticamente. Afinal, essa tecnologia permite uma redução de até 95% na conta de luz e protege os usuários contra os aumentos de tarifa e problemas no abastecimento. Como resultado, os  custos de aquisição dos painéis solares caíram significativamente.

Para você ter uma ideia da quantidade de trabalho nos setores de energia alternativa no Brasil, basta dar uma olhada no relatório “Energia Renovável e Empregos 2019”, publicado pela IRENA (International Renewable Energy Agency). De acordo com a agência, o País teve 41 mil postos de trabalho em Energia Solar Térmica, 15.600 postos em Energia Solar Fotovoltaica e 34 mil em Energia Eólica.

Saiba o que faz e onde trabalha o profissional de energia renovável

Quem segue carreira nos ramos de energia solar e alternativa realiza as seguintes atividades:

* Projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas de energias renováveis (solar, eólica, geotérmica, entre outras);

* Pesquisa e desenvolvimento de novas formas, equipamentos e técnicas de produzir energia renovável;

* Otimização de sistemas de energias renováveis para diminuir os impactos ambientais e garantir a sustentabilidade;

* Elaboração de projetos de viabilidade técnica e econômica para aplicação de sistemas de energias renováveis;

* Vistoria, perícia, avaliação, emissão de laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Saiba como funciona o sistema de energia solar

O uso de painéis fotovoltaicos possibilita gerar a própria energia elétrica a partir da energia solar. Esse sistema faz a captação da energia solar, que é absorvida pelas placas de células fotovoltaicas e se transforma em energia elétrica.

Isso ocorre porque os fótons colidem com os átomos do material semicondutor da placa solar, causando o deslocamento dos elétrons. Com isso, a corrente elétrica é gerada, dando origem à energia solar fotovoltaica, limpa e renovável.

O armazenamento de energia solar fotovoltaica pode ser feito com o uso de baterias. Mas uma grande vantagem da energia solar é que ela também pode ser repassada para a rede de distribuição. Isso porque, de acordo com a legislação brasileira, é possível vender a energia excedente produzida pelos painéis para a rede elétrica convencional.

Desse modo, com a geração solar, é possível gerar créditos energéticos que são acumulados e utilizados por um prazo de até cinco anos. Portanto, essa opção se mostra vantajosa mesmo para comércios e empresas que investiram no sistema fotovoltaico e agora estão com as suas atividades paralisadas.

Conheça os benefícios da energia solar

A energia solar tem uma importância crescente no setor elétrico brasileiro. Atualmente, o País tem cerca de 5 GW de capacidade de energia solar fotovoltaica instalada. Desses, 2,6 GW são de empreendimentos de maior porte contratados por leilões. E os outros 2,4 GW de energia solar no Brasil são de empreendimentos de geração distribuída, que são aqueles de menor porte, localizados junto ao consumo.

A fonte solar fotovoltaica brasileira totalizou 692 megawatts (MW) médios na primeira quinzena de abril de 2020, um avanço de 53,3% em relação ao mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Uma vantagem da energia solar é a baixa necessidade de manutenção e a possibilidade de operação remota das grandes usinas solares. Diferentemente do que acontece em usinas termelétricas ou hidrelétricas, a geração de energia elétrica acontece quase sem interferência humana. Além disso, o uso de energia solar reduz a necessidade de acionamento das termelétricas, trazendo benefícios diretos para a qualidade do ar que respiramos.

Outro benefício é que a energia solar não polui. Ela também não apresenta qualquer tipo de poluição sonora, diferentemente de outras fontes de energia.

Além disso, a tecnologia fotovoltaica está cada vez mais acessível aos consumidores, devido ao aumento de capacidade de produção e à queda nos preços dos painéis fotovoltaicos.

Uma vez que os bancos continuam a oferecer linhas de financiamento para a energia solar, esse momento se mostra bastante favorável para a aquisição do sistema solar. O ROI (Retorno Sobre Investimento) para a aquisição desse sistema vale muito a pena, pois ele acaba sendo totalmente pago em pouco tempo e a vida útil dos painéis é de até 25 anos em sua capacidade máxima.

Saiba como adotar a energia solar em sua empresa

Porém, para fazer a transição para a energia solar de modo eficiente, é importante contar com a ajuda de uma consultoria energética com profissionais especializados. Eles são capazes de orientar sobre questões importantes, como:

* Qual é o melhor tipo de energia solar a ser adotado;

* Como escolher um painel solar;

* Quantos painéis serão necessários;

* Qual a melhor posição geográfica para captar os raios solares;

* Quais são os custos de instalação;

* Como fazer a manutenção dos painéis solares.

Para que se obtenha um desempenho superior no uso de energia, vale a pena conhecer as soluções oferecidas pela Studio Energy. A empresa conta com profissionais preparados e um mix de produtos relacionados com a energia elétrica e solar, com a finalidade de trazer mais conhecimento e ajudar na busca pela melhor forma de economizar.

Como vimos, o mercado de trabalho é bastante promissor para a área de energia solar, o que representa uma grande oportunidade para engenheiros civis e outros profissionais do setor.

Você gostou desse artigo? Quer conhecer melhor os serviços da Studio Energy? Entre em contato conosco! Os profissionais da nossa equipe terão o maior prazer em atendê-lo e esclarecer quaisquer dúvidas.


Redação Grupo Studio