RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergySolução para economia de energia em empresas, com Paulo Kuhn

Solução para economia de energia em empresas, com Paulo Kuhn

No Mês da Economia de Energia o personagem principal é a Studio Energy, braço do Grupo Studio que cuida de todas as questões relacionadas a economia de energia, sustentabilidade e uso de energia solar fotovoltaica. Você já conheceu um pouco sobre a Studio Energy nesse post, mas ninguém melhor para falar sobre o assunto que Paulo Cesar Kuhn, líder dessa operação.

Leia a entrevista e saiba tudo sobre a Studio Energy, nas palavras de quem está na linha de frente.

Paulo Kuhn, da Studio Energy
Paulo Kuhn, da Studio Energy

Como surgiu a ideia da criação da Studio Energy?

Como o propósito do Grupo Studio é auxiliar empresas de todos os portes e segmentos a melhorarem seu ciclo operacional, e a energia é parte fundamental da vida de qualquer indivíduo ou empresa no mundo contemporâneo, entendemos que uma iniciativa com esse foco faria muito sentido para a empresa e seus clientes.

Criamos em conjunto esse braço voltado para essa indústria, com foco em redução de custo e aumento da eficiência energética. O segmento passa por uma verdadeira revolução no mundo todo, e estamos entrando com muita força neste momento de ebulição, onde se descortinam muitas oportunidades.

Quais são os serviços oferecidos pela Studio Energy?

Trabalhamos com a geração distribuída (GD), que é a transformação do consumidor de energia em produtor, categoria para a qual existe até um nome: “prosumidor”, que identifica o consumidor de energia que também a produz. Para atender a esse interesse, temos duas soluções: Energy GD (que é quando o consumidor adquire a estrutura de geração) e Energy Rental (que é quando o consumidor aluga a estrutura de geração). Temos um terceiro serviço que suporta iniciativas de GD não apenas nossas, mas também de terceiros: a Energy Serviços Operacionais, oferecendo mão-de-obra especializada para a execução de trabalhos técnicos, tais como instalação, confecção de projeto elétrico e manutenção. O quarto serviço é o Energy Consulting, que trabalha com validação de conexão, correção de fatores técnicos, eficiência energética, análises de viabilidade e produção de laudos técnicos.

Qual é a documentação exigida à empresa para que o trabalho seja feito?

Inicialmente precisamos das contas de energia elétrica e de algumas informações básicas sobre a unidade consumidora. Assim, produzimos um pré-diagnóstico, totalmente gratuito, que mostra algumas oportunidades iniciais de redução de custo de energia. Ao confirmar o interesse do cliente, prosseguimos e fazemos uma visita técnica mais detalhada, colhendo informações adicionais para validar o pré-diagnóstico e verificar outras possibilidades de economia.

Quais são os recursos, soluções e metodologia utilizadas para esse estudo?

Usamos softwares proprietários para produzir as análises de viabilidade das soluções, dispositivos de análise de carga, programas de georreferenciamento e, até mesmo, drones. No entanto, está no escopo do nosso trabalho a busca incessante por novas maneiras de diagnosticar, analisar e solucionar os problemas dos clientes. Para isso, além da equipe interna altamente especializada, temos parceria com uma das escolas politécnicas mais respeitadas do país.

Quais são as vantagens de contratar a Studio Energy para empresas?

A análise abrangente que fazemos da situação do cliente garante que as melhores opções serão oferecidas, buscando o melhor custo x benefício para o caso específico em análise. Não chegamos em um cliente para vender um produto de prateleira, mas sim aquela solução que será mais adequada para ele. Tão importante quanto isso é o benefício adicional da confiabilidade e segurança em ter o Grupo Studio como prestador de serviços, uma empresa sólida e que já ajudou milhares de empresas em todo o país.

Quer entender mais sobre métodos de economia de energia? Baixe o e-book abaixo!

Que tipos de empresas podem ser mais beneficiadas?

Uma vez que todas elas são usuárias de energia, para virtualmente todas será possível encontrar alguma alternativa de redução de custo de energia. Porém, alguns segmentos se destacam pelas características da sua conexão ou unidade consumidora. São eles: mercados e supermercados, postos de combustível, operações do segmento da saúde (clínicas de diagnóstico, hospitais, laboratórios e farmácias), escolas e universidades, indústrias e operações da cadeia automotiva (concessionárias e oficinas).

Qual é a importância desse serviço no âmbito da sustentabilidade, principalmente no Brasil?

Embora o Brasil tenha uma matriz energética considerada limpa, a rede é de baixa qualidade e instável. Sustentabilidade tem a ver com adotar uma fonte que não cause impactos diretos ou indiretos no ambiente. Nesse particular, a fonte solar é imbatível, uma vez que se integra às construções já existentes e não causa qualquer impacto ambiental. Aliado a isso, é importante ressaltar o enorme potencial dessa fonte no país, já que nosso pior ponto de insolação é melhor que o melhor ponto de insolação da Alemanha, por exemplo, onde a penetração da fonte solar é infinitamente maior. Oferecer serviços para que o consumidor seja mais eficiente e independente energeticamente certamente significa contribuir para a melhoria da matriz do país e para o meio-ambiente.

Qual é a manutenção exigida depois da instalação dos painéis fotovoltaicos?

Entre todas as fontes de energia, a solar é a que exige o menor custo de manutenção – que se resume basicamente a limpar os painéis uma vez por ano. É uma tecnologia resistente e robusta, feita para suportar intempéries, em que não há mecânica envolvida, o que por si só já reduz significativamente a perspectiva da necessidade de manutenção.

Quais são os benefícios e diferenciais da energia solar?

É renovável, sustentável, abundante, virtualmente infinita, e de graça. Elimina a exposição do consumidor aos aumentos de tarifas, bem como à surpresa com as bandeiras tarifárias, o protege em caso de racionamento – o que sempre é um risco no Brasil, que aumenta quando o país cresce –, proporciona economia imediata, os equipamentos têm longa vida útil, baixo custo de manutenção, ajudam a aumentar o valor patrimonial do imóvel onde estão instalados, as estruturas são modulares e adaptáveis às construções já existentes, a tecnologia ajuda a melhorar a imagem do usuário. É um investimento seguro e de risco praticamente inexistente, uma vez que a energia elétrica será cada vez mais necessária e o Sol continuará a nascer amanhã, pelo menos pelos próximos bilhões de anos.

A Studio Energy pode prestar soluções personalizadas para a sua empresa. Clique aqui, entre em contato e solicite uma análise sem custo.


Leia mais:

Benefícios da energia solar para supermercados
Grupo Studio lança o Mês da Economia de Energia
Como a indústria pode economizar utilizando energia solar?

Assista também:

Como funciona a energia solar
Saiba como reduzir custos com a energia solar
Como integrar a energia solar com postos de combustível


Redação Grupo Studio