RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioSupermercadosConsultoria energética para supermercados

Consultoria energética para supermercados

Os custos com energia elétrica são muito altos em supermercados e, geralmente, perdem apenas para os gastos com a folha de pagamentos. A maior parte do consumo provém das câmaras frias, responsáveis por cerca de 60% das despesas com energia.

Como veremos a seguir, existem diferentes maneiras de se economizar energia nesses estabelecimentos, como a possibilidade de uso da energia solar. Porém, para obter maior economia e eficiência energética, ter uma consultoria na área energética é fundamental.

Mas você sabe qual é a importância de ter uma boa consultoria energética supermercados? Conhece os diversos recursos que podem ser usados para economizar energia? Neste artigo, você encontrará informações úteis para ter mais eficiência energética e economizar na conta de luz. Confira!

Conheça soluções para melhorar o desempenho energético

Uma maneira de reduzir o consumo de energia em supermercado é substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas de LED. Apesar de serem um pouco mais caras, elas gastam menos energia e apresentam uma durabilidade maior, fazendo valer a pena o investimento.

Outras medidas importantes para aumentar a eficiência energética são:

  • investir na automação do sistema elétrico;
  • utilizar equipamentos elétricos com menor consumo de energia; 
  • estudar a melhor modalidade tarifária para o perfil do supermercado; 
  • fazer manutenções periódicas nos equipamentos de refrigeração e ar-condicionado; 
  • usar portas nas ilhas e balcões de produtos congelados e resfriados; 
  • e optar pela instalação de painéis fotovoltaicos.

Essas medidas devem ser usadas em conjunto para que melhores resultados sejam alcançados e a conta de energia sofra uma redução mais significativa.

 

Veja como funciona o painel de energia solar

A adaptação para que os supermercados possam gerar a própria energia elétrica a partir da energia solar é feita com a instalação de painéis fotovoltaicos. Eles fazem a captação da energia solar, que é absorvida pelas placas de células fotovoltaicas e se transforma em energia elétrica. 

O uso desses painéis solares garante um sistema de energia potente, uma vez que os prédios dos supermercados geralmente apresentam dimensões amplas e conta com uma grande área disponível para instalação.

Com o uso da energia solar, um supermercado pode economizar até 90% na conta final de energia, dependendo da potência do painel instalado. O ROI (Retorno Sobre Investimento) para a aquisição desse sistema vale muito a pena, uma vez que ele acaba sendo totalmente pago em pouco tempo e a vida útil dos painéis é de até 25 anos em sua capacidade máxima.

Além da economia de energia, um supermercado pode também contar com incentivos governamentais para adotar esse sistema mais econômico e sustentável. Além disso, de acordo com a legislação brasileira, é possível vender a energia excedente produzida pelos painéis para a rede elétrica convencional.

 

Com a atualização da resolução 482, da Aneel, a micro e minigeração de energia por painéis solares ficou ainda mais viável, pois os custos referentes ao uso da rede de distribuição e os encargos passaram a ser pagos pelos consumidores que possuem geração distribuída, e deixaram de fazer parte das despesas pagas pelos fornecedores.

Veja como a redução da emissão contribui com o meio ambiente

Além de diminuir o consumo de energia, outro desafio para o setor é o controle de emissões de gases prejudiciais à camada de ozônio. Essas medidas estão em sintonia com alguns acordos internacionais que preveem a redução da emissão de hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), gases muito empregados pelo setor varejista nos sistemas de refrigeração e ar-condicionado.

Uma das ações governamentais para economizar energia e amenizar o desperdício no Brasil costumava ser o horário de verão, mas essa medida foi cancelada em 2019. Embora muitos especialistas não concordem que o horário de verão faça tanta diferença, essa hora a mais pode gerar um aumento de até 5% na conta no final do mês em algumas regiões do Brasil, de acordo com dados da ONS.

Com o objetivo tanto de aumentar a eficiência energética e reduzir custos quanto de contribuir com a sustentabilidade ambiental, os supermercados mais modernos, como da Rede Pão de Açúcar,  já contam com painéis solares, cisternas para aproveitar água de chuva, maior uso de iluminação natural, análise e mensuração do consumo de energia, entre outros recursos.

Além de beneficiar tanto o meio ambiente, essas ações são capazes também de reduzir custos. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, o uso da energia limpa deve levar a uma economia de 30% nos gastos do setor com eletricidade, o que atualmente significaria uma redução de mais de R$ 3 bilhões no ano.

Porém, para fazer a transição da energia elétrica para a energia solar de modo realmente eficaz, é importante que o empresário busque a ajuda de uma consultoria energética com profissionais especializados. 

Eles são capazes de orientar sobre questões importantes para a eficiência e economia na instalação do sistema, como: qual é o melhor tipo de energia solar a ser adotado; quantos painéis serão necessários; qual a melhor posição geográfica para captar os raios solares; analisar os custos de instalação; entre outros fatores.

Para que se obtenha um desempenho superior no uso de energia, vale a pena conhecer as soluções oferecidas pela Studio Energy. A empresa conta com profissionais preparados e um mix de produtos relacionados com a energia elétrica e solar, com a finalidade de trazer mais conhecimento e ajudar na busca pela melhor forma de economizar.

Dentre os serviços oferecidos, estão o Energy GD, Energy Rental, Energy Consulting e Energy Serviços Operacionais. Com eles, será plenamente possível produzir a própria energia, com um custo de instalação e operacional muito mais reduzido e um altíssimo grau de eficiência.

Como vimos, existem várias medidas capazes de tornar os supermercados cada vez mais eficientes no uso de energia elétrica, como a possibilidade de uso da energia solar. Para otimizar os resultados, contar com os serviços de uma consultoria é fundamental.

Quer conhecer melhor os serviços da Studio Energy? Entre em contato conosco! Os profissionais da nossa equipe terão o maior prazer em atendê-lo e esclarecer quaisquer dúvidas.

colocar botão com utm franchising para energy


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio