RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyComo a indústria pode economizar utilizando energia solar?

Como a indústria pode economizar utilizando energia solar?

O avanço do aquecimento global, com o aumento do custo da energia para diferentes empresas, fez com que muitas comecem a investir em energia solar, uma fonte renovável e limpa que traz muitos retornos para os negócios.

O investimento inicial a ser realizado é o que retrai a muitas empresas, achando que não vale a pena investir nesse momento, pois não acreditam no retorno a longo prazo. A realidade é que o retorno é muito alto, não só pela possibilidade de adquirir a independência energética, mas também porque, de acordo com a legislação brasileira, é possível vender o restante de energia produzido para outras, gerando assim, lucro.

Origem da energia solar

A origem de diversas energias renováveis surgiu durante o século XIX, com o avanço das tecnologias em diferentes países do primeiro mundo. Já a meados do século retrasado, principalmente nos Estados Unidos, a energia solar começou a ser estudada, e foram patentados diferentes modelos de captação de energia.

A comercialização em si da energia solar, começou a meados do século XX, graças ao Laboratório Bell dos Estados Unidos e, finalmente, a começos do atual século que foi comercializada de forma popular.

Alguns países como o mencionado Estados Unidos, Alemanha, Japão ou Espanha produzem de 3% até 10% da sua energia nacional com reservar solares, gerando grandes impactos positivos no meio ambiente global.

 

Como é produzida a energia solar?

Sem entrar em detalhes técnicos, a energia solar funciona basicamente através de semicondutores que se encontram nas células fotovoltaicas e, ao incidir os raios solares sobre eles os elétrons das placas são postos em movimento, gerando assim a eletricidade.

A energia fotovoltaica está 100% comprovada pela sua eficiência e funciona em até dias nublados, mas enquanto mais incide o sol, maior a produção de energia da mesma.

 

Como a indústria pode utilizar energia solar?

Através da instalação dos painéis solares, as empresas, principalmente aquelas vinculadas à indústria, podemos produzir sua própria energia solar, sendo contratada por via de uma empresa focada na instalação da rede e da manutenção também.

Uma empresa referência no estudo de instalação, como em orientar em todo o processo seguinte é a franquia do Grupo Studio Energy, que tem dezenas de franquias no Brasil todo.

A energia solar pode ser dividida dentro de um condomínio ou até ser vendida, conforme é mencionado na RN 687/2015 da resolução da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), órgão responsável por verificar a correta instalação, gerando assim mais dividendo para as empresas.

A energia solar pode abastecer a toda sua empresa, desde as coisas simples, como luz, computadores, redes e outros, até o funcionamento das maquinarias mais pesadas.

As indústrias hoje gastam muito capital na manutenção e no funcionamento dessas maquinas, que normalmente costumam demorar muitos anos em obter retornos sobre o investimento da compra.

O uso da energia solar para fazer funcionar as mesmas ajudaria na recuperação e no rápido retorno sobre o que foi utilizando na adquisição das maquinas.

 

Benefícios ecológicos da energia solar

Um ponto que já foi mencionado e até parece bastante obvio, mas é bom de lembrar é a questão de que a energia solar fotovoltaica é totalmente renovável e limpa, pois não precisa da queima de nenhum combustível nem do uso de água, a diferença da hidroelétrica que também é uma das outras energias renováveis mais procuradas.

Com o avanço das mudanças climáticas, tragédias ambientais, falta de energia, junto com a maior necessidade de conexão dos povos, a energia solar surge como o principal aliado do homem no progresso e na manutenção de um equilíbrio com a natureza.

Ao precisar ser instalado sem modificar a natureza, como por exemplo acontece com as represas hidroelétricas, que produzem inundações e mudanças drásticas em amplas regiões, o impacto dessa energia acaba sendo mínimo no planeta.

Como posso fazer a instalação de energia solar na minha indústria?

O processo de instalação costuma ser bastante caro, pois a energia solar ainda não está muito divulgada no Brasil, e são poucas as empresas que oferecem esse serviço.

Mesmo assim, segundo diferentes estudos internacionais, a energia solar no Brasil tem um potencial muito alto e é uma boa opção pensando nas enormes distâncias do país e que em muitos lugares a rede de distribuição ainda não chegou. Mesmo assim, somente foi instalado pouco mais de 1GW, enquanto na Europa toda já tem instalados mais de 106GW.

Isso quer dizer que qualquer empresa tem a possibilidade de instalar a energia solar e obter benefícios importantes na redução de custos operacionais.

As franquias do Grupo Studio Energy, por exemplo, trabalham em oferecer todo o serviço de instalação, mas ao mesmo tempo, focam no estudo de necessidade de instalação das empresas, pois é necessário calcular quantos painéis são necessários.

 

Conheça nossas soluções para redução de custo de energia!

 

O passo a passo que a sua indústria deve seguir para fazer a instalação da energia são os seguintes:

Verificar a incidência solar

Como comentamos, as placas podem captar luz até em dias nublados, mas para que seja possível é necessário verificar a melhor posição geográfica para captar os raios solares.
Analisar os custos de instalação
Existem diferentes tipos de energia solar fotovoltaica, por isso é importante ficar atento a qual é o melhor oferecido e quantos painéis serão necessários.

Contrate um profissional especializado

A instalação é uma situação complexa, e vai ser necessário que um grupo de profissionais qualificados e habilitados façam a correspondente instalação dos painéis e da rede de distribuição.

Solicite parecer de acesso

O parece de acesso é um documento assinado por você que deve ser enviado à empresa responsável pela instalação, lembrando que é obrigatório e contém todas as informações sobre as condições de acesso à energia e dados técnicos.

Instalação e manutenção

Finalmente, chega o processo de instalação, que dependendo do tamanho, o tempo que demorara. Apesar de ser um sistema relativamente econômico, é importante fazer a manutenção, também com uma empresa especializada.

Conclusão

A instalação de um sistema de energia solar com certeza ajudará na redução de custos da sua indústria. É importante ficar de olho em todos os requisitos necessários para realizar esta e que seja com uma empresa autorizada.


José Carlos Braga Monteiro

CEO do Grupo Studio. Advogado especialista em Direito Tributário e Econômico, lidera a maior rede de franquias e soluções corporativas inteligentes do Brasil, há mais de 20 anos.