RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyComo a energia solar pode ser utilizada em postos de combustível

Como a energia solar pode ser utilizada em postos de combustível

Gestores de sucesso sabem que a melhor maneira de aumentar o lucro é reduzir custos. Em empreendimentos que possuem gastos consideráveis com as contas de luz, investir em energia solar é a solução encontrada para reduzir gastos, fugir da inflação energética e garantir economia.

Nos postos de combustível, onde o equipamento envolve compressores de gás natural, motores e bombas de combustível, iluminação, além da loja de conveniências com ar condicionado, freezers, televisões e outros itens, todos alimentados pela rede elétrica, a busca por alternativas economicamente viáveis para a redução do consumo se viu necessária e urgente para sustentabilidade do negócio.

O sistema de energia solar fotovoltaica gera energia elétrica a partir da radiação solar. Adotando um sistema conectado à rede, a conta de luz é reduzida logo no primeiro mês trazendo uma economia mensal de mais de 95%.

Com a conta de energia praticamente zerada, é possível reinvestir no negócio, aplicando melhorias em todos os setores, aumentando a receita e criando um conceito de empreendimento sustentável.

Além disso, investir em energia solar para postos de gasolina é uma alternativa cada vez mais viável, principalmente com os incentivos públicos e privados cada vez mais acessíveis.

Ficou curioso sobre como funciona essa tecnologia e como aplicá-la em postos de combustível? Continue conosco até o final deste artigo.

Panorama Solar no Brasil

Como a energia solar pode ser utilizada em postos de combustível - Grupo Studio

Dono de grande potencial solar, mesmo o local menos ensolarado do Brasil pode gerar mais eletricidade do que o local mais ensolarado da Alemanha, que é um dos líderes no uso da energia fotovoltaica.

A energia solar já uma realidade mundial e o Brasil vem crescendo ⁣exponencialmente nos últimos seis anos. Todo esse movimento começou a partir da REN 482, que estabeleceu o sistema de compensação de energia, fazendo o Brasil passar de 3 conexões em 2012 para mais de 51.000 em 2019.

O sistema de geração própria permite produzir energia elétrica, com retorno de investimento garantido entre quatro e sete anos e consumo com custo praticamente zero pelas próximas décadas, através de uma fonte renovável e limpa.

Benefícios da Energia Solar

Além da grande redução dos gastos com energia elétrica, o investimento em energia solar pode atingir duas vezes o rendimento de aplicações financeiras tradicionais, como poupança e CDB. A vida útil de um sistema fotovoltaico fica entre 25 e 50 anos, dependendo do fabricante do equipamento. Assim, o Retorno Sobre o Investimento (ROI) é altíssimo, ainda mais considerando o cenário de encarecimento da conta de energia.

A respeito de impostos, quem instala uma usina de geração distribuída recebe isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).  É possível, também, solicitar isenção do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), desde que sejam atendidos alguns requisitos constantes na Lei Federal nº 13.169. Além disso, há incentivos fiscais para quem opta pela implantação de placas solares.

A própria estrutura do posto de combustível propicia a instalação das placas solares. A maioria possui grandes áreas de telhado, facilitando a criação e execução do projeto. Nesse sentido, o mais importante será avaliar sombreamentos que podem comprometer a incidência de raios solares nas placas. Com o sistema fotovoltaico, toda a infraestrutura do posto de combustível é valorizada.

Diferente do que muitos empresários acreditam, a manutenção do sistema é muito simples. Basta limpar os painéis solares utilizando água e um pano uma vez ao ano ou sempre que eles ficarem muitos sujos por conta de longos períodos sem chuva.

Com a utilização de energia solar, os postos de combustível ganham em economia e também em sustentabilidade. O “consumidor consciente” já representa mais de 70% da população brasileira. Utilizar energia limpa gera grande valorização do empreendimento junto ao mercado.

Atualmente já existem muitas formas de financiar projetos de geração de energia solar. Instituições como BNDES, Banrisul, BV Financeira, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica desenvolveram linhas de crédito especiais para ajudar a disseminar a utilização de fontes de energia limpa e renovável, ajudando àqueles que buscam pela tecnologia para fugir da inflação energética. Para cada modalidade de crédito, é importante analisar com calma fatores como: valor a ser investido, formas de pagamento, benefícios para correntistas, prazos de carência e o quanto do valor do projeto é coberto pelo financiamento.

Com a conta de luz praticamente zerada, são muitas as possibilidades de investir em melhorias. Confira alguns exemplos:

    1. Modernizar equipamentos;
    2. Gerar mais empregos;
    3. Reformar ou aumentar a conveniência do local;
    4. Investir em estratégias de marketing;

Como economizar com a energia solar?

Com o sistema fotovoltaico é possível produzir energia elétrica a partir da luz solar. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Em 2012, a ANEEL criou a Resolução Normativa 482, que estabeleceu o sistema de compensação de energia. O sistema on-grid, ou bidirecional, funciona conectado às redes públicas das concessionárias, nas quais injetam a energia produzida que não for imediatamente consumida. A distribuidora transforma esse excedente em créditos que podem ser abatidos nas contas em até 5 anos.

Utilizar energia solar é optar pelo desenvolvimento

O crescimento do mercado global de veículos elétricos demanda todo uma estrutura de suporte viário e doméstico à altura. Segundo um novo relatório da consultoria Navigant Research, o desenvolvimento global de infraestrutura para veículos elétricos deverá atrair mais de US$ 80 bilhões até o final de 2025.

Por causa disso, os postos de recarga pagos foram se alastrando nos países onde a demanda é grande. O que já acontece nesses países vai chegar ao Brasil em questão de tempo. Já há alguns pontos de recarga em alguns postos de serviço, e outros estão sendo implantados.

BMW e Volvo já instalaram alguns pontos de recarga em cidades grandes e ao longo de estradas, como na rodovia Dutra. Nos shoppings Iguatemi e alguns supermercados Pão de Açúcar, a Volvo já instalou pontos de recarga. Postos de combustível, aos poucos, também adotam a possibilidade de abastecimento de elétricos.

Atender à essa demanda requer inovação e olhar para o futuro. Os empresários que estiverem preparados para acompanhar a evolução do setor e atender às necessidades do cliente, ganham destaque no mercado e conquistam espaços importantes em competitividade.

Quero utilizar energia solar. Por onde começar?

A Studio Energy entende que uma das maiores revoluções do mercado brasileiro nos últimos tempos é a possibilidade do consumidor gerar sua própria energia usando estruturas de geração a partir de fontes renováveis, com ênfase na solar. Conte com a segurança de um grupo sólido com mais de 20 anos oferecendo benefícios concretos para os clientes e garantia de eficiência para todas as soluções implementadas.

Nossa equipe técnica multidisciplinar formada por engenheiros, economistas, advogados e contadores aplica toda sua expertise para produzir o melhor diagnóstico e a implantação mais segura das soluções. A abordagem é compreensiva e única, com a construção de soluções que objetivam oferecer o maior benefício ao custo mais otimizado para cada unidade consumidora de energia elétrica.

Os Gerentes de Projeto estarão à sua disposição ao longo de todo o processo para esclarecer quaisquer dúvidas. Além disso você contará com uma plataforma digital que contempla todas as informações do trabalho.

A Studio Energy desenvolve projetos em parceria com investidores de forma a possibilitar o acesso a algumas categorias de consumidores, de forma individual ou em grupos, ao usufruto temporário de estruturas de geração solar. Além disso, auxilia seus clientes a validarem e, se necessário, ajustarem sua demanda de forma que o atendimento satisfatório dos requisitos técnicos da concessionária esteja alinhado à sua necessidade real.


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio