RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioTransportadora e distribuidoraCaminhão elétrico da DAF percorre 150 mil quilômetros

Caminhão elétrico da DAF percorre 150 mil quilômetros

O DAF CF Eletric percorreu 150 mil quilômetros movido a eletricidade na Europa. A distância equivale a quase quatro voltar ao redor do mundo e é a experiência prática que a DAF ganhou com o CF Eletric. Os veículos sofisticados, com tecnologia VD E-power, são utilizados diariamente por diversos clientes para o transporte de alimentos e contêineres, por exemplo.

O caminhão é um cavalo mecânico 4×2 completamente elétrico, criado para aplicações de distribuição em áreas urbanos com reboques de eixo único ou duplo e peso bruto do veículo com carga de até 37 toneladas. O núcleo do trem de força inteligente é um motor elétrico que possui 210 quilowatts, que recebe sua energia de uma bateria de íons de lítio com capacidade de 170 quilowatts-hora. O CF elétrico chega a alcançar 100 quilômetros, o que o faz apropriado para o transporte de grandes volumes dentro da distribuição urbana.

Em junho de 2019, o caminhão recebeu o Green Truck Logistics Solution, prêmio de importância pela implantação de tecnologias emergentes e promissoras para uma logística sustentável e inovadora na Europa.

Antes de entregar o primeiro CF Eletric, há um ano, a DAF acumulou experiência com seus outros seis caminhões totalmente elétricos. A utilização do CF Eletric ajudou os clientes a viver na prática, o que é ter um caminhão elétrico no dia a dia. Nas primeiras semanas de experimento, usaram apenas uma parte limitada dos 100 quilômetros de alcance do caminhão. Logo, alguns operadores de transporte já dirigiram aproximadamente 250 quilômetros por dia o CF Eletric. Com o uso do equipamento correto, o veículo fica totalmente carregado em aproximadamente 30 minutos.

O modelo já rodou mais de 30 mil quilômetros e opera sete dias por semana, das seis da manhã à meia noite. Grande parte das rotas são viagens na região de Eindhoven. Há pouco, a DAF e o VDL Groep, revelaram que mais quatro caminhões de coleta de lixo CF Eletric de três eixos começarão a rodar.


Redação Grupo Studio