RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio EnergyBenefícios da energia solar para supermercados

Benefícios da energia solar para supermercados

Economizar energia elétrica, além de ser uma forma de garantir um gasto a menos para o bolso do consumidor, também é uma ótima maneira de contribuir contra o impacto ambiental, uma vez que os danos causados pelas hidrelétricas – que são a maior fonte de energia do Brasil – causam algumas interferências nos recursos minerais, no clima e na vegetação.

Uma das formas de economizar energia no Brasil e amenizar o desperdício é o horário de verão, uma medida imposta pelo Governo que visa alterar o horário para que as pessoas tenham uma hora a mais de luz natural. Embora muitos especialistas não concordem que essa medida surta tanto efeito na redução de custos, de acordo com dados obtidos pela ONS, em algumas regiões do Brasil essa hora a mais pode gerar uma diferença de até 5% na conta no final do mês. 

Entre as dicas para reduzir o consumo de energia elétrica nas residências está a realização das trocas de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas de LED, que, apesar de serem um pouco mais caras, possuem uma durabilidade maior, fazendo valer a pena o investimento.

Além disso, lembrar de apagar a luz ao sair de um cômodo e fazer o máximo possível de uso da luz natural durante o dia pode ser uma excelente forma de economizar. O chuveiro elétrico e o ar condicionado também são grandes vilões na hora da economia de energia, por isso, é muito importante evitar tomar banhos demorados e usar o ar condicionado apenas em casos indispensáveis. 

Embora não pareça, outra coisa que colabora com o aumento da conta de energia são os aparelhos que ficam ligados em stand by – aqueles aparelhos que vivem ligados na tomada, mas nem sempre estão em uso – podendo consumir até 12% da energia elétrica final. Um dos principais indicativos dos aparelhos em stand by, são as luzinhas vermelhas que se mantêm acesas no aparelho, mas é importante ressaltar que, a partir do momento em que o cabo for ligado à tomada, ela já gera gasto de energia. 

Para os escritórios, uma boa aposta para economizar energia é apostar na troca de lâmpadas para LED ou fluorescentes, fazer a troca dos aparelhos eletrônicos mais antigos, sempre optar pela ventilação natural e dependendo do tamanho da empresa, investir em painéis solares. 

Baixe o e-book e descubra como economizar energia elétrica em sua empresa

Com a diminuição das chuvas no Brasil e do aumento considerável no preço da energia elétrica, cada vez mais a busca pela economia de energia vem crescendo no mercado corporativo. Grandes empresas têm estudado possibilidades de melhorias na questão energética, e uma das principais fontes de economia no setor se dá por meio da utilização da energia fotovoltaica

Um dos segmentos que mais crescem no Brasil atualmente são os supermercados. Em um grande cenário de competitividade como esse, a adaptação de novas tecnologias tem se tornado um diferencial, mas o consumo de energia elétrica preocupa. 

Uma boa forma de economizar energia elétrica nesse segmento é a adaptação de lâmpadas de LED para a iluminação local, a busca por equipamentos elétricos que gerem menos gasto de energia, estudar a melhor modalidade tarifária para o perfil do supermercado, fazer manutenções periódicas nos equipamentos utilizados, conhecer quais os equipamentos que geram maior consumo de energia e fazer a instalação de painéis fotovoltaicos

A adaptação do supermercado para gerar a própria energia elétrica pela energia solar é feita a partir da instalação de painéis fotovoltaicos. Esses painéis funcionam a partir da captação da energia solar que é absorvida pelas placas através das células fotovoltaicas se transformando na energia utilizada pelo supermercado. Além da economia de energia, uma empresa que opta por esse tipo de tecnologia também pode contar com incentivos governamentais para tirar o projeto do papel e botar em prática. 

Existem vários motivos para os custos de energia elétrica serem altos em determinadas empresas, como no caso dos supermercados. A iluminação permanece ligada dia a dia; o sistema de climatização é necessário devido a circulação de muitas pessoas no mesmo local; os equipamentos eletrônicos como computadores, sonorização, telefonia, internet, devem estar sempre ligados e, o mais importante: o sistema de refrigeração de frios e congelados precisam estar sempre ligados.

Nem sempre é possível desistir de algum item dessa lista para conseguir economizar energia, para isso, a busca por fontes alternativas de energia elétrica e a instalação de painéis fotovoltaicos tem sido a melhor solução, garantindo um sistema potente, por ser um espaço enorme com uma grande área para receber esse sistema. 

Com a energia solar, é possível que um supermercado consiga economizar até 90% na conta final de energia dependendo da potência do painel instalado. O mais interessante é que o ROI (Retorno Sobre Investimento) vale a pena, uma vez que o sistema acaba sendo totalmente pago em pouco tempo e a vida útil dos painéis são de até 25 anos em sua capacidade máxima. Ou seja, é um custo benefício que vale a pena ser estudado.

Fazer uma mudança na geração de energia elétrica de um supermercado não traz apenas um diferencial para a conta de luz, isso também agrega um valor ambiental para o negócio, elevando o valor de mercado e atraindo o consumidor através do consumo consciente.

Porém, antes de se aventurar tentando a formatação da energia elétrica de um estabelecimento, é importante que o empresário busque ajuda profissional de quem realmente entende de conta de luz. Para isso, buscar uma assessoria energética e realizar a revisão de contas de luz é muito importante para saber qual a melhor alternativa para o negócio. A Studio Energy conta com profissionais preparados e um mix de produtos relacionados a energia elétrica, com a finalidade de trazer mais conhecimento e ajudar na busca pela melhor forma de economizar.


Leia mais:

Como a energia solar pode ser utilizada em postos de combustível

Como a indústria pode economizar utilizando energia solar

Assista também:

Saiba como reduzir custos com a energia solar

A energia solar no Brasil


Redação Grupo Studio