RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio Energy5 motivos para investir em energia solar

5 motivos para investir em energia solar

Você provavelmente já deve ter ouvido falar recentemente que a energia solar tem se popularizado cada vez mais no Brasil e talvez até ter visto algumas publicidades de empresas desse setor, certo?

Não é à toa! De acordo com estudos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a previsão é de que mais de 886 mil brasileiros utilizem a energia solar fotovoltaica para suprir as suas demandas de eletricidade até o final de 2024.

Mas será que realmente vale a pena aderir a essa tecnologia? Neste artigo, vamos listar 5 motivos para investir em energia solar. Acompanhe a leitura e descubra!

Os 5 motivos para investir em energia solar

Conheça as principais razões pelas quais instalar um sistema fotovoltaico é vantajoso:

  1. Economia na conta de luz

Quem gera a própria energia consegue reduzir os valores pagos na conta de luz em até 90%. Isso porque o sistema fotovoltaico é dimensionado para suprir a demanda energética do imóvel da melhor maneira possível. 

Durante o dia, a casa ou empresa usa a energia gerada pelas placas fotovoltaicas. O excedente de energia gerada que não é utilizada é enviada para a concessionária e transformado em créditos de consumo.

Já durante a noite ou em dias nublados, o imóvel utiliza a energia provida pela rede elétrica da distribuidora. Esse consumo é abatido pelos créditos acumulados anteriormente. Por isso, o sistema de energia solar reduz a conta de luz mesmo quando não está produzindo.

  1. Valorização do imóvel

As casas e pontos comerciais que contam com sistema de energia solar instalado passam por uma valorização no mercado imobiliário. Por isso, acabam sendo vendidos ou alugados por valores até 20% mais altos. 

Afinal, os compradores e locatários vão preferir se instalar em um imóvel que gera a própria energia, em vez de um totalmente dependente dos preços praticados pela concessionária de energia local. 

  1. Alta durabilidade

O sistema de energia solar pode ser considerado como um investimento de longo prazo, pois continua gerando energia ao longo de muitos anos. O principal item do kit de energia solar, os painéis fotovoltaicos, por exemplo, têm garantia de durabilidade de 25 anos a 80% da capacidade de geração de energia. 

 

Já o inversor fotovoltaico, equipamento que converte a energia gerada em energia pronta para o consumo, tem garantia de 10 anos de funcionamento. 

  1. Fácil manutenção

Outro motivo para investir em energia solar é a facilidade de manutenção de seus equipamentos. Em geral, os componentes do sistema não precisam de muitos cuidados. O painel solar precisa apenas de uma limpeza periódica, feita de 6 em 6 meses utilizando água e sabão neutro.

 

Esse processo pode ser feito pelo proprietário do sistema ou por um profissional especializado, e deve-se ter cuidado para não riscar a superfície do painel. A limpeza tem como objetivo evitar a baixa na produção de energia causada pelo acúmulo de poeira, que impede a passagem da luz do sol.  

  1. Energia limpa

Além disso, a energia solar fotovoltaica é uma fonte limpa e renovável, que não emite gases poluentes ou resíduos em sua geração. Ela também é silenciosa e não exige a derrubada da vegetação para funcionar, já que pode ser instalada na cobertura de construções.

 

Por isso, investir em energia solar é uma ótima opção para quem se preocupa com os impactos causados no meio ambiente e quer reduzir a dependência de fontes energéticas derivadas de combustíveis fósseis.

 

Pronto, agora você já conhece os 5 motivos para investir em energia solar. Quer saber mais sobre essa tecnologia? Então acesse o site da Studio Energy! 

 

A Studio Energy é o braço do Grupo Studio dedicado a oferecer as melhores soluções em energia solar para empresas dos mais diversos segmentos. Por meio de uma análise detalhada das necessidades de cada cliente, atuamos desde o diagnóstico da situação  até a implementação da solução fotovoltaica, garantindo uma redução significativa na conta luz.

Leia mais:

 

Assista também:


Redação Grupo Studio