RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio CorporatePor que os programas de compliance são importantes para empresas

Por que os programas de compliance são importantes para empresas

Aderir a programas de compliance pode ser um benefício ético e legal, mas estratégico, para empresas. Além de dar as bases do comportamento de uma organização, em todos os seus níveis, os também chamados programas de integridade ajudam corporações a qualificarem suas parcerias, seus clientes e seu lucro.

Organizações que adotam o compliance partem com vantagem competitiva em licitações e acordos comerciais. Em estados como Rio de Janeiro e o Distrito Federal, integridade oferece preferência em contratos feitos com a Administração Pública.

As consequências deste tipo de controle também têm a ver com melhores parceiros, já que boas práticas atraem semelhantes. Movimentos como fusões, aquisições e abertura de capital exigem compliance.

Através da confecção de uma matriz de risco confiável, também é possível criar uma rede de gerenciamento de riscos, além de controlar o turn over de pessoal, funcionários e clientes.

Com a aprovação da Lei Anticorrupção (12.846/2013), que prevê a penalização da instituição em caso de irregularidades, o compliance oferece um benefício mesmo nesses casos, já que a multa pode ser atenuada em até 4% em empresas que usem do recurso.

Os principais benefícios de compliance:

  • Empresa em linha com condutas éticas e legais;
  • Aumento no valor agregado;
  • Vantagem competitiva em licitações e acordos comerciais;
  • Preferência em contratos com a administração pública;
  • Gerenciamento de crise;
  • Atenuamento de multas

Fonte: Rede Jornal Contábil


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio