RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio CorporatePlanejamento sucessório para bares e restaurantes: por que fazer?

Planejamento sucessório para bares e restaurantes: por que fazer?

As empresas familiares representam a maior parte dos negócios no país. De acordo com dados do Sebrae e do IBGE, cerca de 90% dos empreendimentos brasileiros se enquadram nessa categoria, sendo responsáveis por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Entretanto, uma grande parcela dessas empresas comete uma falha grave, a falta de planejamento sucessório. Esse instrumento de transmissão de bens garante que, no caso de falecimento ou saída da empresa de um dos proprietários, seus sucessores possam assumir da melhor forma possível para o empreendimento. 

Por isso, o processo é recomendado para empresas de todos os portes. Se você é sócio ou proprietário de bares ou restaurantes, confira neste artigo como o planejamento sucessório funciona e como ele pode ser benéfico para o futuro da sua empresa.

O que é planejamento sucessório? 

O planejamento sucessório consiste, basicamente, em uma série de decisões e ações com o objetivo de definir como será realizada a transferência dos bens patrimoniais de um empresário após o seu falecimento.

Por meio dessa organização, são determinadas as formas legais de como os bens serão passados aos herdeiros, além da porcentagem destinada a cada um. 

Embora possa parecer desconfortável lidar com esse tipo de ação, o planejamento sucessório precisa ser feito em vida, mesmo que a sua efetivação seja destinada a ocorrer apenas após o falecimento. 

Isso porque ele garante que o empreendimento não seja prejudicado durante a transferência, garantindo a sua continuidade ao longo do tempo.

A importância do planejamento sucessório para bares e restaurantes

No caso de bares e restaurantes, o planejamento sucessório é especialmente relevante. Afinal, nenhum empresário deseja ver todo o seu trabalho e empenho desperdiçados. Veja porque esse instrumento é tão importante:

Ameniza conflitos familiares

Uma das principais razões para fazer um planejamento sucessório é a sua capacidade de reduzir os conflitos familiares que podem ocorrer na ocasião da morte do detentor do patrimônio. 

Isso porque, com o destino dos bens e participações na empresa já bem definidos, organizados e aprovados por todos os membros da família, não há espaço para confrontos que atrapalhem a convivência.

Diminui os gastos tributários

Como o planejamento sucessório é feito com antecedência e avaliando os melhores caminhos para a transferência do patrimônio, é possível escolher estratégias que diminuam os custos fiscais da operação.

Nesse caso, os dois impostos que podem incidir são o Imposto de Transmissão Causa Mortis e o Imposto de Renda sobre os ganhos de capital dos herdeiros.

Protege investimentos

Além da participação na empresa, é possível incluir no planejamento sucessório outros investimentos, como renda fixa, renda variável e ações na bolsa de valores. Dessa forma, o empresário consegue decidir ainda em vida qual será o destino de todos os seus ativos. 

Dispensa necessidade de inventário

Por fim, um planejamento sucessório para bares e restaurantes tem como vantagem eliminar o processo judicial de inventário. Essa ação costuma ser demorada e bastante custosa, envolvendo custos processuais e honorários de advogados. 

Já o planejamento sucessório é uma forma mais eficiente de determinar os herdeiros, poupando gastos e diminuindo o tempo envolvido na transmissão de bens.  

Conheça a Studio Corporate

Agora que você já conhece a importância de realizar um planejamento sucessório para bares e restaurantes, é preciso ressaltar que esse processo precisa ser feito com o auxílio de profissionais especializados e com experiência na área. Afinal, eles estarão lidando com o seu patrimônio empresarial. 

A Studio Corporate se destaca no segmento de soluções corporativas estratégicas, atuando há mais de 20 anos com ferramentas gerenciais voltadas para a proteção do patrimônio da empresa e dos sócios e para a diminuição do risco de litígios sucessórios.

Além disso, a Studio Corporate oferece serviços como precificação da operação do empreendimento, renegociação de dívidas corporativas, captação de recursos bancários e cobrança qualificada de inadimplentes.

O planejamento sucessório para bares e restaurantes é feito por meio de uma análise detalhada da situação empresarial, por meio da qual é possível elaborar uma estratégia específica para as necessidades de cada negócio.


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio