RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudiowebinariosOs pilares da governança corporativa

Os pilares da governança corporativa

A governança corporativa se vale de uma série de princípios e pilares para se estrutura. Quando uma empresa começa, a governança se dá de maneira centralizada no empresário – que é o único interessado naquele negócio -, que é o administrador quase geral da estrutura.

Assim que a empresa passa a ter maior tamanho, mais personagens passam a ter interesse no negócio, como sócios e colaboradores, o que diversifica a gestão empresarial. Com isso, passa a ser necessária a implantação de medidas que garantam controle e excelência da gestão corporativa.

Quando analisamos a governança corporativa, devem ficar claras as questões de valores, gestão e informação desta empresa, garantindo a sua integridade, transparência de gestão e políticas adotadas. Há, portanto, quatro pilares que resumem a governança corporativa:

  1. Equidade;
  2. Transparência;
  3. Prestação de contas;
  4. Responsabilidade corporativa

No cenário nacional, a governança corporativa passou a ser debatido no sentido de oferecer transparência, segurança e garantia de boas condutas. Portanto, passa a ser de cada vez maior importância a adoção de ferramentas de gestão que possam oferecer integridade no cotidiano.

Benefícios internos

A governança corporativa, além de oferecer ferramentas de gestão de uma corporação em crescimento, agrega às empresas rotinas com práticas alinhadas ao que há de mais atualizado nos âmbitos jurídico, fiscal e contábil.

Uma estrutura inteligente pode ser benéfica tanto no sentido da sucessão, da cultura interna e de regramentos que geram alinhamento nos colaboradores, podem significar reduções de carga tributária e economia em processos.

A continuidade empresarial tem também a ver com a garantia do direito patrimonial e mesmo com os interesses de terceiros, como fornecedores e clientes – que passam a ter segurança na prática dos negócios.

Assista ao webinário “4 pilares da governança corporativa” na íntegra:


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio