RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio CorporateGestão Financeira e Governança Corporativa na Construção Civil

Gestão Financeira e Governança Corporativa na Construção Civil

A Construção Civil é um dos setores mais importantes da economia brasileira, sendo responsável por mais de 13 milhões de vagas de empregos diretas e indiretas e por representar cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. 

No entanto, muitas empresas desse segmento ainda sofrem com problemas na gestão operacional do negócio, o que acarreta em dificuldades de crescimento e desorganização. Esse cenário pode diminuir a rentabilidade e prejudicar a imagem do empreendimento no mercado.

Por isso, é importante investir em boas práticas de gestão financeira e governança corporativa na Construção Civil, que ajudem a estruturar e otimizar o negócio. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como funcionam essas práticas e como você pode aplicá-las na sua empresa. Confira!

 

O que é Gestão Financeira e Governança Corporativa e qual sua importância?

Você já ouviu falar em Governança Corporativa? Esse conceito se refere a um sistema pelo qual as organizações são dirigidas, que envolve os relacionamentos entre todas as partes interessadas, como sócios, diretoria, conselhos administrativos, órgãos fiscalizadores, entre outros. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), esse sistema tem como base quatro valores: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Quando aplicado, ele promove um aumento de credibilidade e competitividade da empresa, facilita o acesso ao capital, profissionaliza o ambiente corporativo e melhora a retenção de talentos, entre outras vantagens.

A gestão financeira é parte importante desse processo. Afinal, as finanças de um empreendimento precisam ser bem administradas para que o negócio cresça. Para isso, são usados princípios da governança corporativa, como a transparência e a prestação de contas, que ajudam a nortear o modo como as finanças são gerenciadas.

É comum ver casos de empresas que estão passando por alguma dificuldade, como dívidas, baixa rentabilidade e dificuldade de crédito, e tomam apenas medidas paliativas e emergenciais.

No entanto, esse tipo de solução superficial não resolve efetivamente os problemas nos negócios. Muitas vezes, períodos turbulentos exigem que o empreendimento passe por uma reestruturação completa e planejada por profissionais especializados na área.

As práticas de Governança Corporativa, aliadas à uma boa gestão financeira, permitem que uma empresa do ramo da Construção Civil se destaque em seu mercado de atuação e aumente a sua rentabilidade. Isso é ainda mais relevante tendo em consideração o momento de crise financeira pelo qual o país tem passado.

Conheça a Studio Corporate

A Studio Corporate é a bandeira do Grupo Studio dedicada a oferecer soluções de gestão corporativa especializadas, utilizando ferramentas que otimizam a operação das empresas e proporcionam mais segurança nos negócios de cada cliente.

Atuando nos segmentos societário e financeiro, a Studio Corporate assessora empresas de diversas áreas em todo o país. A equipe que elabora as estratégias de gestão é composta por especialistas com ampla experiência nas áreas administrativa, econômica e jurídica.

Alguns dos serviços oferecidos pela Studio Corporate são: valuation, renegociação de dívidas, compliance, planejamento de sucessão, proteção de patrimônio, captação de recursos, cobrança de inadimplentes, entre outros.

Acesse o site e conheça mais sobre as soluções da Studio Corporate para reestruturar o seu negócio e desenvolver ainda mais a sua empresa de Construção Civil. 

Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio