RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studioe-ContábilBPO Contábil: confira 6 razões para fazer na sua empresa

BPO Contábil: confira 6 razões para fazer na sua empresa

A utilização da tecnologia como forma de melhorar processos e otimizar resultados permite que as empresas cresçam de maneira sustentável. A análise das áreas contábil, fiscal e tributária, em busca dessas melhorias, é realizada com o BPO Contábil.

Levantamento feito pelo Banco Mundial indica que as empresas brasileiras gastam cerca de 1,5% do seu faturamento anual com burocracia. Além disso, são necessárias 1.958 horas, em média, para o cumprimento de questões burocráticas, entre impostos e contribuições.

Mas onde entra o BPO Contábil? Business Process Outsourcing (BPO) Contábil é uma tendência mundial para a otimização do fluxo de documentos e arquivos, aplicado em processos secundários para a corporação.

Conversamos com Marilu Lessa, coordenadora da área técnica na Studio Contábil, para esclarecer as principais razões pelos quais o BPO Contábil pode beneficiar a sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que é BPO Contábil?

A terceirização de processos internos de um negócio, com a utilização da Tecnologia da Informação (TI) — entre hardwares e softwares de alto desempenho — leva o nome de BPO. A solução permite que tarefas burocráticas e secundárias sejam delegadas para empresas parceiras. Dessa forma, a empresa contratante consegue se manter focada na sua atividade-fim e na entrega eficiente de resultados.

Com o BPO Contábil, a empresa passa a contar com o suporte de especialistas capacitados para executar as tarefas delegadas em alto nível. Dessa forma, os processos da rotina de contabilidade são assumidos por uma equipe com know-how e expertise diferenciada.

Os processos são realizados de maneira automatizada, o que garante a segurança das informações, assim como diminui a chance de erros e falhas nos processos burocráticos. São utilizadas ferramentas que facilitam a apuração e a conferência de dados, permitindo que a equipe interna de colaboradores permaneça 100% centrada em sua área de atuação.

Qual o objetivo do BPO Contábil?

Marilu Lessa resume em uma frase o objetivo do BPO Contábil: “o empresário e sua equipe não perdem o foco na atividade-fim do negócio”. Dessa forma, são evitados erros significativos que podem prejudicar os resultados da companhia.

Mas existem outras finalidades que impactam no negócio de maneira muito significativa, após a contratação de um BPO Contábil.

A ferramenta permite que as questões burocráticas sejam avaliadas por profissionais especializados. São equipes capacitadas para um alto nível de produção na apuração de impostos, gestão, análise e processamento de informações contábeis.

O acompanhamento das movimentações financeiras, assim como a automatização de processos por meio da terceirização, faz com que seja possível tirar o máximo proveito dos dados — “atendendo sempre à legislação e cumprindo regras”, reforça a especialista da Studio Contábil.

De que forma o BPO Contábil pode ajudar uma empresa?

Confira alguns outros pontos nos quais o BPO Contábil pode auxiliar a otimizar os processos internos de uma empresa:

  • elaboração e análise de indicadores de desempenho contábil;
  • redução de custos com a contratação de colaboradores;
  • revisão de impostos empresariais e planejamento tributário;
  • redução da carga tributária, respeitando as leis;
  • recuperação de créditos de tributos pagos indevidamente;
  • aumento da produtividade interna;
  • auxílio com o SPED Fiscal;
  • garantia de resultados mais seguros, com a automatização.

6 razões para implementar o BPO Contábil na sua empresa

O BPO contábil permite que os colaboradores foquem na execução de suas atividades-fim, deixando os processos burocráticos delegados aos terceiros. Entenda melhor como isso acontece e confira quais os benefícios da solução para a sua empresa!

1. Redução de custos fixos

O BPO Contábil impacta diretamente na contratação de funcionários. Marilu Lessa explica que “hoje, o custo de um colaborador é de 69%. Ou seja, se você paga um salário de R$ 1 mil, ele vai sair por R$ 1.690 — somando todos os encargos de 13º, férias, FGTS, entre outros custos que são alocados para o funcionário”.

Quando a empresa terceiriza a questão contábil e fiscal, é preciso arcar apenas com os valores dos honorários. Por isso, não há mais um problema trabalhista, que hoje é um grande gatilho para o empresário.

2. Segurança para questões trabalhistas

Da mesma forma, o BPO contábil garante maior segurança na questão trabalhista. Afinal, por mais que seja possível contratar uma pessoa dentro da sua empresa como terceiro — para realização de tarefas contábeis — há uma insegurança. Isso acontece porque são muitas as formas de se caracterizar vínculo, explica Marilu Lessa. “O ideal é não realizar esse tipo de contratação, mesmo que a lei permita, porque o risco é muito grande”.

3. Olhar neutro nas questões contábeis e tributárias

O BPO Contábil deve ser capaz de encontrar brechas na legislação que permitam redução de custos. Isso acontece por meio de um olhar externo, 100% focado em resultados.

Marilu Lessa lembra que quando o “empresário tem um profissional in loco, que fica absorvido nas questões de uma empresa, ele não percebe de maneira clara as mudanças que acontecem em outras esferas”, explica. Isso acontece porque ao se manter imerso no dia a dia profissional, o colaborador, por vezes, não é tão capaz de ter um olhar crítico e certeiro para um assunto tão delicado.

“Dentro da empresa, a coisa fica muito emocional”, avalia. Marilu Lessa ainda reforça que “uma equipe interna não consegue ver os números como eles deveriam ser vistos e isso não traz bons resultados para o empresário”.

4. Adequação à legislação vigente

Uma boa assessoria em BPO Contábil é aquela que tem amplo conhecimento do cenário das empresas brasileiras, assim como conhece a fundo as particularidades da legislação nacional, que é mutante. “A cada minuto surge surge uma nova interpretação da lei”, alerta a especialista da Studio Contábil.

5. Avaliação da capacidade de redução de impostos

Reduzir impostos é uma das principais razões para que o empresário aposte no BPO Contábil. “Com conhecimento, conseguimos deixar a empresa o mais justa possível, fazendo uma economia significativa para que o empresário consiga trabalhar, pagar os impostos de maneira correta, sem ter um dispêndio desnecessário”, explica Marilu Lessa.

Quando bem aplicada, a terceirização das tarefas fiscais e contábeis consegue encontrar formas de melhorar a situação da empresa por meio da utilização de softwares de apuração de dados. É realizado o cruzamento de dados fiscais, o que possibilita melhorias nos resultados e, assim, a chance de dedicar mais investimentos na saúde financeira da empresa.

É importante lembrar, da mesma forma, que com a automatização dos processos e a diminuição da folha de pagamentos, as empresas conseguem perceber um alto retorno do investimento — return on investment (ROI) — ainda nas fases iniciais do processamento do BPO Contábil.

6. Análise contábil realizada por equipe altamente capacitada

Os resultados do BPO são melhores quando a equipe contratada compreende a fundo as características do negócio local. Marilu Lessa destaca que é um ponto muito positivo contar com colaboradores brasileiros, especialistas na legislação do país e capacitados para lidar com questões tão específicas.

A FORMA MAIS SEGURA DE PAGAR MENOS IMPOSTOS

“No caso da Studio Fiscal, o diferencial  é o know how do grupo. São mais de 20 anos no mercado, o que faz com que a empresa esteja 100% entranhada na questão tributária”, avalia.

Neste caso, é possível, além de contribuir para a construção do cenário contábil da empresa, resgatar o que já foi feito, para identificar equívocos e construir melhores soluções.

As razões para utilização do BPO Contábil são muitas e podem desde garantir a saúde financeira do seu negócio a otimizar a rotina interna de trabalho dos colaboradores.

Quer entender melhor como o BPO Contábil pode beneficiar a sua empresa? Entre em contato!


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers, E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma experiência de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional por meio de seus franqueados e aliançados, o Grupo Studio apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio, oferecendo soluções completas para empresas.