RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studioe-ContábilBenefícios de uma assessoria contábil no setor Atacadista

Benefícios de uma assessoria contábil no setor Atacadista

A administração de uma empresa demanda vários serviços que são de competência de contadores, sendo essenciais para a gestão financeira do negócio, garantindo o cumprimento das obrigações fiscais, a construção de uma logística orçamentária eficiente, bem como o emprego de recursos de forma bem distribuída.

A essencialidade da contabilidade na gestão de empresas atacadistas

Valer-se de uma equipe contábil especializada, garante resultados eficazes, otimizando a dinâmica econômica da empresa. Portanto, a assessoria contábil possui caráter imprescindível para a continuidade e o bom andamento do negócio, sendo um investimento para a empresa, com retornos rápidos e garantidos.

Para o setor atacadista, não é diferente. As atividades comerciais são demasiadamente complexas e exigem do administrador vasto conhecimento, muitas vezes estando além de sua capacidade. Sendo assim, optar pelos serviços de assessoria contábil fará toda a diferença, permitindo uma qualificação das práticas tributárias e orçamentárias, viabilizando as atividades exercidas pela companhia, bem como seu crescimento.

A assessoria contábil é uma modalidade de assistência que permite a sua adequação às necessidades da empresa, levando em consideração seu regime fiscal, os tributos devidos, os gastos, fornecedores, entre outros pontos relevantes, para que assim seja concebido um plano de atuação eficiente para aquele negócio.

As características inerentes ao setor atacadista

Sendo uma peça determinante nas práticas comerciais, o setor atacadista possui papel fundamental nas relações de comércio. A venda por atacado consiste na comercialização de grandes quantidades de determinados produtos, geralmente sendo utilizados para a revenda. Assim, exerce, por muitas vezes, a função de intermediar o processo de compra e venda, entre fabricantes e varejistas.
A Divisão Estatística das Nações Unidas possui uma definição clara e objetiva sobre o que vem a ser o atacado, descrevendo-o como a revenda, tanto de produtos novos, quanto de usados, para a comercialização, tendo como destinatários os integrantes do setor comercial, industrial e produtivo.

As funções de separar, embalar e distribuir os lotes de produtos ficam a cargo do atacado, que definirá a quantidade de cada lote, de acordo com a demanda. Portanto, a compra de produtos por atacado sai a preços mais baixos, devido a característica de ligação entre fabricantes e consumidores finais. O atacado vende então produtos para suprir estoques de varejistas, bem como para consumidores variados, sendo uma opção mais econômica de compra.

O comércio atacadista tem sua origem nas relações comerciais a nível mundial, onde apenas os produtores manuais não consigam mais, por si só, comercializar os produtos que produziam. O atacado mostra-se então ideal para a compra de produtos em grandes quantidades.

A assessoria contábil na prática

É através da figura do contador que, tanto o processo de escrituração, quanto o de planejamento, serão viabilizados. O contador é o profissional especialista nas análises tributárias, fiscais, financeiras e patrimoniais, além das transações financeiras realizadas, a fim de que se fiscalize a legalidade e a regularidade das ações feitas pela empresa.

Quanto maior a estrutura do negócio, mais complexa será a auditoria interna a ser feita, dada a universalidade de práticas fiscais e financeiras, sendo um mecanismo fundamental de controle e prevenção. A assessoria contábil consiste, na essência, controlar e registrar todas as operações e movimentações financeiras, que sejam adequadas ao regime fiscal adotado.

Ao final de cada etapa da atividade exercida no procedimento da assessoria contábil, serão confeccionados relatórios, detalhando o cumprimento das obrigações tributárias, os gastos empresariais, transações financeiras e demais movimentações, permitindo que a administração tenha uma visão ampla de sua gestão, auxiliando na elaboração de novos planos de atuação e as próximas metas a serem atingidas.

A assessoria contábil garantirá o pagamento correto dos tributos e contribuições secundárias, evitando-se assim a ocorrência de penalidades e multas por parte do Fisco. A equipe de contadores procederá com os cálculos de gastos variados, dando o suporte, inclusive, no gerenciamento dos contratos de trabalho, juntamente às folhas de pagamentos, de acordo com a legislação trabalhista.

Pesquisa Estudo Tributário: Segmentos que pagam mais impostos do que deveriam

Benefícios e vantagens da assessoria contábil

Os serviços oferecidos pela assessoria contábil conferem muitas vantagens para o negócio, proporcionando maior crescimento e lucratividade, conforme o que versa a lei.

  1. Novo planejamento tributário: a assessoria contábil possibilita a elaboração de uma gestão fiscal atualizada, que proporcione a elisão fiscal, reduzindo custos, de acordo com as necessidades e a dinâmica da empresa. Este processo garantirá o cumprimento das obrigações, em conformidade com a lei tributária.
  2. Menos burocracia: com o suporte oferecido pelos contadores, é possível que se encontre meios menos burocráticos para celebrar acordos, contratos e demais transações comerciais, simplificando o processo. A assessoria contábil permitirá também a atualização das cláusulas contratuais, complementando suas disposições, com mais vantagens econômicas.
  3. Tecnologia da informação modernizada: os profissionais especializados em assessoria contábil são também preparados para os procedimentos contábeis que demandam o uso das mais variadas modalidades de tecnologias. Desta forma, todas as práticas contábeis são inseridas em programas e softwares próprios, permitindo a integração de informações.
  4. Controle do fluxo de caixa: com a assessoria contábil, o fluxo de caixa será controlado através de um viés econômico, buscando o emprego inteligente dos recursos financeiros, definindo com mais precisão sua aplicabilidade. Sendo assim, desperdícios serão evitados, otimizando os gastos e contas.
  5. Documentação e balanceamento: a equipe contábil procederá com balanços e cálculos mensais, através da juntada de documentos, definindo a dinâmica orçamentária. O empresário poderá então analisar onde e como o dinheiro está sendo investido, e se mudanças serão necessárias, permitindo um maior controle, tanto no ambiente interno da empresa, como no bancário.
  6. Controle fiscal: juntamente aos softwares e demais programas específicos para as atividades contábeis, será possível o controle do cumprimento das obrigações fiscais, por meio do mapeamento das legislações de acordo com a localidade da empresa, as atividades exercidas, fornecedores e demais características relevantes, permitindo assim a definição das alíquotas, recolhimento de impostos e emissão de notas fiscais, entre outros documentos requisitados.
  7. Definição das folhas de pagamento: os pagamentos feitos aos funcionários, bem como o cumprimento das obrigações trabalhistas e recolhimentos previdenciários, e de outras naturezas, serão apurados e definidos através da assessoria contábil. Outros valores, como o pró-labore e demais espécies de remuneração, constituirão o banco de dados financeiros da empresa, auxiliando na logística orçamentária.

Portanto, resta demonstrado o caráter imprescindível da assessoria contábil no cotidiano de um negócio, sendo uma questão de viabilidade das atividades econômicas exercidas, incluindo as do setor atacadista, que se caracteriza por uma variedade de transações comerciais e movimentações financeiras, sendo demasiadamente complexa, demandando este suporte.

A modernização do suporte contábil e as novas tendências

Dada a competitividade do mercado, e a necessidade da adequação dos serviços de contabilidade aos avanços tecnológicos, é essencial que os profissionais se atualizem e modernizem os serviços prestados às empresas.

O diálogo entre administradores e contadores possibilitará que a assessoria contábil seja realizada de forma individualizada, de acordo com as necessidades e peculiaridades de cada companhia, proporcionando serviços de qualidade, com emprego de melhores recursos e tecnologias. Segundo estudos realizados pelo Sebrae, em 2016, 64% dos empresários dizem ter interesse em investir mais em assessoria contábil para seus negócios, demonstrando as novas tendências do mercado financeiro.

A pessoa do contador é peça principal nesta relação. Portanto, o profissional que se especializa e se atualiza constantemente, buscando sempre aprimorar suas habilidades, é o que estará apto a oferecer a assessoria contábil em conformidade com as demandas atuais do mercado.

O suporte oferecido proporcionará decisões mais consistentes sobre o futuro do negócio, como também os próximos passos a serem tomados, rumo ao aumento da lucratividade.

Para que uma empresa alcance autoridade frente à concorrência, inclusive para que aumente a prospecção de clientes, e celebre acordos mais vantajosos economicamente, a assessoria contábil é a resposta ideal para que estes objetivos sejam atingidos. Esta modernização dos procedimentos contábeis se dá também pelo momento atual, em que as personas atendidas pela empresa requerem informação e conteúdo útil e relevante, para a decisão de compra.

Pesquisa Estudo Tributário: Segmentos que pagam mais impostos do que deveriam

Outros dados referentes à assessoria contábil

Ainda de acordo com a pesquisa realizada em 2016, pelo Sebrae, é demonstrado alguns dados relevantes, que impactam significativamente o cotidiano das empresas. Apenas 54% dos empresários entrevistados sentem que recebem, de fato, a prestação de serviços eficientes de assessoria contábil, enquanto que, somente 29% dos gestores dizem ter acesso aos relatórios contábeis, demonstrando as movimentações dos ativos financeiros. Estes números evidenciam a necessidade da presença de profissionais especializados na assessoria contábil, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico de um negócio.

No âmbito do setor atacadista, a assessoria contábil possui ainda algumas funções específicas, que são cruciais para a prática do comércio em atacado. Entre essas funcionalidades está a de observância da legislação em função da localização, pois a atividade comercial envolve relações entre vários estados, exigindo a adequação à lei de cada localidade. Esta funcionalidade garantirá a correta emissão das notas fiscais, evitando eventuais problemas com o Fisco.

Este suporte promoverá também o cumprimento de todas as demais regras fiscais, a depender do local onde a prática comercial estiver sendo desenvolvida, envolvendo todas as questões legais que possam ter repercussão em uma relação de comércio. A Grupo Studio oferece serviços especializados e diferenciados em assessoria contábil. Precisa de suporte na sua empresa? Entre em contato conosco e conheça a Grupo Studio.


Jose Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers ,E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.