RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio BrokersVenda de empresas: Processos que você precisa saber

Venda de empresas: Processos que você precisa saber

Saiba mais sobre processos na hora de vender sua empresa

No mundo empresarial, a necessidade de atualização é uma constante na vida dos empreendedores. Por conta disso, muitas das vezes a conclusão obtida pela diretoria é a de que a venda de uma empresa é a melhor solução momentânea.

A necessidade da venda iminente pode assustar num primeiro momento, sobretudo se a empresa em questão está em pleno funcionamento, mas o conhecimento em  vendas de empresas, pode auxiliar muito na desmistificação de alguns processos deixando tudo menos burocrático.

O mesmo vale para a venda de empresas que chegaram à falência ou mesmo para o processo de aquisição de uma nova empresa. Alguns itens devem ser levados em consideração antes do início de quaisquer processos, por isso os processos a seguir são de máxima importância.

Saber quanto vale a empresa

O primeiro passo para a venda de uma empresa é a percepção fiel do valor da mesma. Para isso, é necessário um levantamento patrimonial de todos os bens e, além disso, uma análise sobre o valor de mercado que a empresa possui.

Além disso, no caso da venda de empresas que chegaram à falência, uma boa equipe de análises é ainda mais importante, visto que, nesta situação, minimizar os prejuízos e tentar solucionar o problema da melhor forma possível é a premissa necessária, por exemplo, para possuir o capital necessário a um novo investimento.

Sobretudo para os casos em que a empresa ainda se encontra em funcionamento, é primordial estabelecer um bom plano de vendas antes de concretizar o repasse de um negócio.

Isso acontece porque o planejamento é uma condição principal de valorização, por isso é fundamental que haja um plano a longo prazo que consiga aproveitar ao máximo as potencialidades da empresa.

A valorização prévia de uma empresa auxilia diretamente no modo como os futuros compradores enxergam o negócio. Deste modo, é imprescindível que haja um investimento anterior à venda a fim de garantir que a empresa tenha a visibilidade necessária para ser desejada no mercado financeiro.

Quer uma venda de empresa garantida? Invista!

Alguns empresários tendem a não querer mais investir capital num negócio quando sabem que estão às vésperas de se desfazer do mesmo.

A lógica deveria ser inversa: todo o investimento para que o negócio seja mais valorizado deve ser visto como uma forma de garantir, além do retorno do próprio investimento, mais valor atribuído à empresa.

Basta imaginar, por exemplo, uma metáfora em relação à aquisição de um carro. Um carro avariado possui menor visibilidade e, provavelmente, o futuro comprador exigirá um desconto ainda maior do que o custo dos possíveis reparos do carro. Um veículo em perfeito estado e com adicionais, no entanto, além de ser mais disputado pelos compradores, fará com que o seu proprietário obtenha o valor real desejado numa venda. Valorizar o negócio, portanto, é fundamental para que o resultado de uma venda seja positivo.

Manual da gestão tributária guia prático para empresários

Optar por uma consultoria especializada

Nem sempre a equipe interna de uma empresa conseguirá atender a todas as demandas exigidas para a venda de uma empresa. Isso não significa que a equipe seja incompetente – sobretudo porque eles são uma parte importante de todo o processo.

Significa apenas que há burocracias que ultrapassam as delimitações que lhes são atribuídas, fazendo com que o auxílio profissional seja bem-vindo.

Tendo isso em vista, pode ser fundamental a contratação de uma de uma consultoria especializada em compra e venda de empresas quando o empreendedor não deseja tomar as rédeas do seu negócio, mas orientar a todos sobre os procedimentos necessários que cada um pode realizar, minimizando ao máximo as burocracias e aproveitando todo o tempo hábil para desenrolar a venda da empresa do melhor jeito possível.

Quer vender bem a empresa? Encontre um comprador adequado

Há muitos detalhes envolvidos na venda e na aquisição de uma empresa, por isso, se as pendências não forem completamente solucionadas, a longo prazo, poderão surgir prejuízos, como por exemplo em auditorias fiscais.

Uma boa empresa de assessoria poderá já apresentar todo o direcionamento necessário para as exigências tributárias e jurídicas.

Tão importante quanto os processos anteriores é o processo de encontrar um comprador adequado. A falta de triagem e a ansiedade pela venda de uma empresa podem fazer com que detalhes importantes passem despercebidos.

Por isso, é imprescindível analisar detalhadamente todas as propostas e o histórico das pessoas que desejarem adquirir a empresa.

Há muitos golpes possíveis no mercado, e optar por realizar um mau negócio implica também na perda de um bom sucessor para a sua empresa. É necessário tempo para filtrar bem todas as propostas e avaliar qual será a melhor para o seu ramo. Novamente, uma boa equipe é fundamental para realizar todo esse processo.

Ser transparente na hora de vender a empresa

Para evitar transtornos futuros, é fundamental perceber que a venda de uma empresa é uma decisão importante e que deve ser realizada com o máximo de organização e transparência possíveis.

Os contratos e processos devem todos ser bem armazenados a fim de evitar transtornos futuros com as autoridades cabíveis. Por conta disso, não pense que, ao vender uma empresa, poderá eliminar todos os resquícios relacionados a ela de sua vida.

É fundamental armazenar os principais documentos por, pelo menos,  cinco anos que sucederam à venda – somente assim poderá comprovar os relatórios se for solicitado.

Lembre-se: o preparo inibe os imprevistos

A prevenção é a maior arma contra as possíveis intempéries que podem surgir em todos os processos que envolvem uma empresa, portanto a organização e o planejamento fazem a diferença para o sucesso de qualquer plano. Improvisos normalmente custam caro a longo prazo, por isso a venda de uma empresa não deve exigir pressa.. Todo o bom negócio é fruto do cálculo e do compromisso.


Jose Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers ,E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma expertise de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional através de seus franqueados e aliançados, o Grupo apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio.