RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio BrokersComo encontrar empresas falidas: oportunidades de M&A

Como encontrar empresas falidas: oportunidades de M&A

Se você é empresário, provavelmente pensa com certa frequência em maneiras de expandir o seu negócio. Afinal, para alcançar o sucesso, é preciso estar sempre buscando novas oportunidades de mercado. 

A notícia boa é que existem diversas opções para crescer o seu empreendimento e aumentar a sua rentabilidade. Você já pensou na possibilidade de realizar uma M&A? Essa sigla refere-se ao termo em inglês Mergers and Acquisitions, que significa fusões e aquisiçòes em português. 

Basicamente, isso acontece quando duas empresas se unem sob uma única gestão, de forma a unir as operações de marcas distintas. Neste artigo, vamos explicar como encontrar empresas falidas para realizar fusões e aquisições e quais podem ser as vantagens desse processo para o seu negócio. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que são fusões e aquisições?

De forma simplificada, fusões e aquisições são operações empresariais que dizem respeito à compra ou junção de duas ou mais empresas distintas em uma só, formando um novo núcleo empresarial.

No caso das fusões, as empresas se combinam e formam uma nova organização. Assim, elas deixam de existir sozinhas, e passam a funcionar como uma instituição diferente, formada pela união de ambas. 

Um exemplo bastante conhecido de fusão empresarial no Brasil aconteceu no mercado de alimentícios, com a junção das marcas Perdigão e Sadia que, juntas, deram origem ao grupo Brasil Foods (BRF), responsável agora por gerenciar as operações de ambas as marcas.

Já as aquisições funcionam de forma um pouco diferente, pois uma das empresas envolvidas na operação compra a outra. Geralmente, uma organização maior adquire uma menor, mas isso não é uma regra. 

Após a aquisição, as empresas podem continuar existindo separadamente, mas o controle da empresa adquirida passará a ser da compradora. Vale lembrar que nem sempre a organização é totalmente arrematada, ou seja, uma empresa pode comprar uma parcela de outra, passando a ser a principal controladora, porém não exclusiva.

Um caso recente de aquisição de empresas foi a compra da Avon Products pela brasileira Natura. Neste exemplo, os acionistas da Natura ficaram em posse de 72% do grupo, enquanto os acionistas da Avon passaram a ter 27%. Após a aquisição da Avon, o Grupo Natura passou a ser considerado como o quarto maior grupo de beleza do planeta.

Embora já sejam comuns há bastante tempo entre grandes corporações, as fusões e aquisições também têm aparecido com frequência entre empreendimentos de médio e pequeno porte nos últimos anos, sendo possível até mesmo para micro empresas. 

Apesar de não movimentarem valores na casa dos bilhões de reais, essas operações entre empresas de porte menor são importantes e ajudam as instituições a crescer e se organizarem melhor.

Entre as principais razões as quais levam as empresas a realizar processos de M&A, estão as estratégias de expansão da participação no mercado e a melhoria da eficiência das operações.

Vantagens de fusões e aquisições

Existem diversos benefícios que podem ser apontados nas operações de fusões e aquisições entre empresas. Afinal, é exatamente a existência de tantas vantagens que faz com que tantos processos desse tipo sejam realizados a cada ano no Brasil e no mundo. Confira os principais pontos positivos de realizar M&A:

Ganho de escala

Empresas de uma mesma área ou com objetivos em comum que se unem acabam ganhando escala em suas operações, o que faz com que as negociações com fornecedores sejam facilitadas e o preço pago por alguns insumos tenda a cair.

Redução de custos

As M&A também ajuda na redução dos custos das empresas envolvidas, tanto em razão do ganho de escala, quanto pela junção e otimização de alguns processos, o que faz com que sejam desenvolvidos procedimentos mais eficientes e que diminuam desperdícios ou gargalos de operações.

Aumento da rentabilidade

Outro benefício das fusões e aquisições é o aumento da rentabilidade final, uma vez que o faturamento das empresas envolvidas na operação será unificado. Além disso, a organização resultante fica maior, ganha mais participação no mercado e fortalece a própria marca (ou marcas), o que faz com que a receita de vendas torne-se mais alta. 

Diversificação das atividades

Também vale mencionar que as operações de compra e fusão de empresas permitem que o empreendimento consiga atuar em mais de um segmento, ampliando o seu core business. Assim, soma-se uma nova linha de produtos ou um novo tipo de serviço às atividades da empresa, ampliando as suas possibilidades de atuação no mercado.

Limitação da concorrência

As M&A podem ajudar a diminuir a concorrência de uma empresa, já que unem duas ou mais concorrentes em uma única organização. Dessa forma, obtém-se uma maior participação no mercado e potencializam-se os ganhos.

Como encontrar empresas falidas para realizar fusões e aquisições

Além de realizar M&A com empreendimentos em operação, também é possível fazer essa operação com empresas falidas. A maior vantagem dessa opção é que você pode anexar um novo produto, serviço ou marca ao seu negócio por um valor de operação mais baixo do que custaria no caso de uma empresa que está atuando normalmente. 

Assim, essa é uma boa oportunidade para médios e pequenos empresários que desejam expandir o seu empreendimento, mas que não dispõem de um alto valor em caixa para realizar um processo de fusão e aquisição.

No entanto, saber como encontrar empresas falidas pode ser um pouco complicado para iniciantes. Uma das possibilidades é acessar o site da Junta Comercial do seu estado – ou comparecer na sede do órgão pessoalmente.

Lá, é possível encontrar uma listagem dos Registros Públicos de Empresas que encontram-se falidas ou passando por um processo de recuperação judicial. Por meio desses dados, você pode obter informações sobre os sócios da empresa e a sua situação cadastral. Assim, é possível entrar em contato com os sócios para saber mais sobre uma operação de M&A.

Outro dado que pode facilitar essa busca é o PPP, ou Perfil Profissiográfico Previdenciário, um documento de histórico laboral em que se encontram diversas informações sobre as atividades de um trabalhador numa instituição, além de dados administrativos. É possível encontrar o PPP de uma empresa que fechou pelo site da Receita Federal, inserindo o seu antigo CNPJ. 

Além disso, você também pode enviar uma carta registrada ao antigo endereço onde a empresa funcionava, buscar um Sindicato de Classe ao qual os ex funcionários eram filiados ou procurar o fórum da cidade onde o empreendimento estava estabelecido. 

Contudo, a melhor opção para quem deseja realizar um processo de fusão e aquisição com uma empresa que encerrou as suas atividades é buscar pelo serviço de uma consultoria especializada nesse tipo de operação. 

Ela será capaz de encontrar boas oportunidades de negócio e orientar todo o processo, para que seja realizado da melhor forma possível, inclusive evitando riscos para o seu investimento. 

Conheça a Studio Brokers

Agora você já conhece as vantagens de realizar fusões e aquisições e também já sabe como encontrar empresas falidas que possam representar uma boa oportunidade de negócios para o seu empreendimento. Então é provável que você tenha ficado interessado em realizar uma operação desse tipo em seu próprio negócio, certo?

A Studio Brokers é a bandeira do Grupo Studio especializada em gestão corporativa, oferecendo serviços especializados no ramo de fusões e aquisições. Ela realiza a intermediação das operações societárias que envolvem aportes de capital, vendas e compras de empreendimentos.

Toda a atuação da Studio Brokers é feita levando em conta as necessidades particulares de cada cliente, considerando também as referências dos grandes fundos de investimentos parceiros, os quais buscam realizar injeção capital ou aquisições em diversos ramos.

Além disso, ela conta com um banco de dados exclusivo que reúne informações de empresas que possam estar interessadas em fazer operações societárias favoráveis a ambas as partes envolvidas, sempre levando em conta pontos relevantes como faturamento, segmento, localização, porte da empresa, entre outros.

Além disso, a Studio Brokers é pio

neira no setor de M&A para pequenas e médias empresas, tendo experiência de intermediação dessas operações para negócios de diversos segmentos de atuação. 

Leia mais: 

Assista mais:

Boas práticas de contabilidade para bares e restaurantes

Quais os riscos em utilizar CNAE errado?

 


Redação Grupo Studio