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Aprenda a aumentar o valor de mercado da sua empresa

M&A é o processo de intermédio de compra e venda de uma empresa, um mercado que está em crescente evidência no Brasil, com várias aquisições sendo realizadas e fundos de investimento atuando no país.

O trabalho de M&A busca a aproximação de um possível ou futuro comprador com o seu futuro vendedor, baseado em ferramentas que passam por due dilligence, segurança fiscal, contábil e financeira, com aspectos relacionados a estoque, produtos, negociação – tudo isso para responder à questão: o valor de mercado da empresa está adequado ao valor de valuation? É nesse sentido que a Studio Brokers pode entrar como fator determinante na operação, assunto que foi abordado no webinar.

Ferramentas de M&A

  1. NDA (Non-Disclosure Agreement) – Ferramenta que garante o sigilo das informações e negociações. Este item é fundamental quando se começa a trabalhar com uma operação societária. Até para não expor os players. Este termo deve ser formal, redigido prevendo todas as hipóteses e fases da intermediação e ter previsão de penalidade pesada em caso de descumprimentos;
  2. Valuation – Nada mais é que uma ferramenta de verificação do valor da empresa. Muito embora existam diversas metodologias para se chegar ao valor final, todas elas devem aproximar os números. Este item é de tanta relevância para a área estratégica de uma empresa que hoje o Valuation é utilizado para tomada de decisões societárias, financeiras e não apenas para operações;
  3. Due Dilligence – Trabalho para reunião e veracidade de informações de determinada empresa. Geralmente realizado por quem tem interesse na compra de uma empresa e quer estar seguro acerca das informações repassadas no momento da oferta;
  4. Relacionamento – Geralmente executivos com conhecimento de mercado e contatos neste meio tem maior facilidade em negociações. O Networking qualificado agiliza as negociações já que este é um mercado muito dinâmico, em que as oportunidades expiram logo.

Como são sempre duas ou mais partes, players sobre os quais o intermediador não tem controle, que causam riscos iminentes à operação. Alexandre Abu-Jamra, consultor da empresa de tecnologia Klooks, explica que uma das ferramentas para mitigar esses riscos é um valuation bem estruturado, feito por um advisor competente.

“Por mais que se tenha todos os contratos firmados com todas as partes, há situações imprevisíveis. O processo de M&A possui protocolos, a saber: uma carta de intenções, depois uma oferta não vinculante, com base no valuation, se ajusta os valores do valuation e, até este momento, não é possível ter total segurança. Assim que o comprador faz uma oferta vinculante, há segurança, mas antes disso todos estão sujeitos à insegurança. É raro, mas é inerente”, diz o consultor.

Assista ao webinário “Aprenda a aumentar o valor de mercado da sua empresa” na íntegra:


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Redação Grupo Studio