RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio Assessoria FinanceiraBC cria ferramenta que faz diagnóstico da situação financeira do brasileiro

BC cria ferramenta que faz diagnóstico da situação financeira do brasileiro

Foi lançada recentemente uma ferramenta gratuita que faz o diagnóstico da saúde financeira dos consumidores brasileiros. Ela foi desenvolvida pelo Banco Central do Brasil e pela Federação de Bancos (Febraban) e também é conhecida como Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB).

Essa ferramenta de diagnóstico, junto com a educação financeira, poderá ajudar o consumidor brasileiro a equilibrar as finanças. 

Depois que o cidadão responder a 15 perguntas, o índice será calculado em uma escala de 0 a 100 pontos e, em seguida, a saúde financeira do usuário aparecerá, podendo ser classificada em:

  • Ótima;
  • Muito boa;
  • Boa;
  • Ok;
  • Baixa;
  • Muito baixa;
  • Ruim.

Ter um bom I-SFB, por exemplo, significa que o consumidor cumpre com suas obrigações financeiras, toma boas decisões relacionadas às finanças e sente-se seguro quanto ao presente e ao futuro financeiro.

Com essa ferramenta, o usuário ainda tem a possibilidade de acompanhar a evolução de sua situação financeira e, ao longo do tempo, compará-la com a média brasileira. Além disso, aqueles que não obtiveram um bom índice poderão buscar iniciativas de educação financeira para melhorar as finanças.

“Esse índice vai permitir aos próprios cidadãos realizarem um diagnóstico de sua situação financeira e acompanhar sua evolução ao longo do tempo. Com isso, os próprios cidadãos vão poder traçar objetivos e tomar melhores decisões de forma a ter uma gestão financeira mais eficiente e mais saudável”, afirmou Maurício Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central.

Educação financeira e I-SFB

O Banco Central e a Febraban pretendem lançar em outubro a Plataforma de Educação Financeira Meu Bolso em Dia. O objetivo é oferecer ações de educação financeira aos usuários, utilizando o I-SFB como principal ferramenta de diagnóstico da situação financeira de cada pessoa. O serviço será totalmente gratuito.

Saiba aqui como o Grupo Studio pode ajudar a sua empresa!

Assista ao nosso vídeo e saiba como reduzir custos financeiros de curto prazo:



Redação Grupo Studio