RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio Assessoria FinanceiraA importância da Assessoria Financeira em tempos de crise

A importância da Assessoria Financeira em tempos de crise

Os desafios dos últimos anos não foram poucos, ainda mais quando falamos de empresas. Muitos negócios passaram por diversas situações inesperadas, que refletiram no caixa do negócio. Isso porque a pandemia do Coronavírus foi responsável pelo fechamento de cerca de 60 mil micro e pequenas empresas, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae). E não para por aí, ainda de acordo com a instituição, o isolamento social mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil, além disso, 30% delas necessitam de crédito para continuarem ativas.

Em vista disso, levantamento esses dados para mostrar como uma assessoria financeira empresarial pode mudar os rumos dos negócios do país. Confira quais são as vantagens que assessoria financeira pode trazer e como esse suporte pode impulsionar sua empresa.

O primeiro conceito que precisamos entender é o significado de uma assessoria. Este trabalho é feito à longo prazo, para que o profissional especializado possa oferecer um auxílio técnico desde o desenvolvimento de um produto até a execução de um serviço. Ou seja, um assessor financeiro é capaz de realizar um diagnóstico sobre o estado financeiro-econômico de um negócio, no qual será identificado problemas e oportunidades de melhorias para serem observados pelo especialista até o atingimento das metas traçadas.

Após entender os critérios de uma assessoria financeira empresarial, é imprescindível compreender também a diferença deste serviço para uma consultoria. Você sabe qual é? Não se preocupe, vamos te explicar! Quase sempre, a consultoria é requerida para resolver um problema específico durante um período determinado. Dessa forma, os consultores não precisam obter um conhecimento aprofundado das empresas que atendem. Isso porque a função de uma consultoria é concentrar-se em um único obstáculo. Portanto, para empresários que almejam sucesso e consistência financeira duradoura, o recomendado é optar pela assessoria financeira empresarial. Mas quais as vantagens que este serviço pode trazer?

Visão estratégica

A equipe de uma organização costuma ter uma visão sistêmica, focada na realidade do negócio, pois lidam com as mesmas demandas diariamente. Neste contexto, os assessores financeiros podem trazer um olhar diferenciado para as questões que rodeiam o negócio. Com essa observação externa, muitas vezes encontramos caminhos e soluções mais pertinentes para alavancar uma empresa. Lembrando, que a decisão final é do encarregado da empresa, mesmo após o apontamento dos prós e contra de cada situação.

Diagnóstico

Entre os maiores benefícios da contratação de uma assessoria financeira empresarial está o diagnóstico de problemas já existentes e a previsão de possíveis dificuldades para evitá-las ou providenciar um planejamento estratégico mais eficiente. É como dizem “prevenir é melhor do que remediar”.

Gestão financeira

Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, a gestão financeira de um negócio vai muito além de controlar entradas e saídas de uma empresa. Através do financeiro também protegemos o fluxo de caixa a longo prazo, e conseguimos detectar quais são as melhores alternativas para o presente. Além disso, conseguimos elaborar estratégias para desenvolver novos produtos e serviços, ou até mesmo retirá-los do mercado.  Um exemplo é quando uma organização busca soluções financeiras através de linhas de crédito. 

Definição de metas

Engajar os colaboradores para alcançar metas coerentes é um ponto fundamental para o cumprimento financeiro da empresa, pois investir na busca por ideais equivocadas demanda energia e investimento. Dessa forma, um assessor financeiro vai desenvolver estratégias alinhadas ao momento atual da companhia, bem como definir metas coerentes, possíveis de serem alcançadas em equipe.

Plano de investimentos

Os planos de investimentos empresariais costumam mostrar a melhor maneira para o alcance de rentabilidades a partir de aplicações pontuais, mensais ou semanais. Esses investimentos abrangem tanto aplicações em dinheiro quanto aquisição de novos bens em prol do crescimento de um negócio.

Saiba aqui como o Grupo Studio pode ajudar a sua empresa!



Redação Grupo Studio