RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio AgroReceita Federal deflagra Operação “DeclaraGrãos”

Receita Federal deflagra Operação “DeclaraGrãos”

A Delegacia da Receita Federal do Brasil da cidade de Passo Fundo – RS, iniciou no dia 19 deste mês a primeira fase da Operação ‘Declara Grãos’. O objetivo desta operação é averiguar a sonegação de imposto de renda de produtores rurais

A operação teve início com a análise dos bancos de dados de notas fiscais eletrônicas emitidas por empresas que adquiriram produtos ligados aos produtores rurais entre os anos de 2015 e 2018. Com esta análise, foi realizado o cruzamento de informações com o que foi declarado pelos produtores, onde se verificou as divergências e omissões nas declarações de rendimento de quase quatro mil contribuintes.

A Receita Federal tem a estimativa de que nos anos analisados pela Operação mais de R$ 4,7 bilhões foram omitidos das receitas da atividade rural. Referente ao I.R (imposto de renda), foram sonegados o valor aproximado de R$130 milhões. “Esse valor poderia ter sido distribuído entre os Estados e municípios através do Fundo de Participação dos Municípios e deixaram de ser recolhidos. Perde todo mundo”, declarou Cláudio Morello, chefe da Seção de fiscalização da Delegacia.

Foi enviado através dos Correios pela equipe da Receita Federal de Passo Fundo, que aparece na quarta colocação da lista dos municípios com o maior número de casos de sonegação em 2018, 600 cartas aos contribuintes informando a situação fiscal na expectativa de incentivar a regular os débitos.

O município de Marau vem em primeiro lugar com 296 contribuintes do meio rural deixaram de declarar o imposto, Ibiraiaras com 143 contribuintes, Erechim com 135 contribuintes e Passo Fundo com 125 contribuintes. O município de Campinas do Sul, mesmo não figurando entre os quatro primeiros é um dos mais chama a atenção da Receita Federal pois no ano de 2018 58% dos valores foram declarados, enquanto que 42% foram omitidos.


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio