RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio AgroO que é Agronegócio?

O que é Agronegócio?

O agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira, sendo responsável por cerca de um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Esse setor cresce a cada ano e, só em 2019, seu PIB aumentou 2,3% entre os meses de janeiro e novembro. Além disso, ele é considerado um dos maiores geradores de emprego no Brasil, respondendo por cerca de 20% do total de ocupados. 

No entanto, apesar de todo esse protagonismo, muita gente ainda não sabe exatamente do que se trata o agronegócio brasileiro e porque ele é importante para a população do país como um todo. 

Por isso, neste artigo vamos explicar o que é o agronegócio, como acontece a sua cadeia produtiva no Brasil e quais são as principais soluções estratégias para crescer um negócio nesse setor. Confira até o final!

O que é agronegócio?

Agronegócio é o termo utilizado para se referir a todas as relações que acontecem na cadeia produtiva pecuária e agrícola, ou seja, a criação animal ou cultivo da terra com propósitos econômicos. 

Também chamado de agrobusiness ou agribusiness, esse setor é responsável pela geração de alimentos e insumos diversos que ajudam a atender às necessidades de toda a população. 

O Brasil destaca-se como um dos maiores produtores mundiais na área do agronegócio, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. Entre os principais produtos do setor no país estão: algodão, milho, soja, feijão, arroz, café, celulose, açúcar, laranja e carnes bovinas, suínas ou de frango. 

Ao contrário do que muitos pensam, esse campo não está relacionado apenas com o cultivo em áreas rurais, mas envolve todos os setores da economia ao demandar matérias-primas e inovação tecnológica, além de precisar de transporte e comercialização dos produtos no setor terciário.

A tendência é de que o agronegócio siga crescendo cada vez mais no país, gerando ainda mais renda e empregos.

Ciclo do agronegócio

Usualmente, o estudo do agronegócio no Brasil é dividido em três partes distintas:

  • “Pré porteira”: é a etapa representada por quem fornece os insumos necessários para a produção rural, geralmente comércios e indústrias. Esses insumos costumam ser compostos por fertilizantes, equipamentos em geral, agrotóxicos, entre outros;
  • “Dentro da porteira”: trata-se dos produtores rurais em si, independentemente do porte do negócio. Eles podem ser classificados entre pequenos, médios ou grandes empresas ou mesmo como pessoas físicas, a exemplo de fazendeiros ou camponeses individuais;
  • “Pós-porteira”: são as atividades que acontecem após a produção agropecuária em si, como o transporte e a venda dos produtos ao consumidor final. Nesta etapa estão incluídos estabelecimentos como supermercados, açougues, indústrias têxteis, etc.

Soluções estratégias para o agronegócio

Apesar de ser um dos principais setores da economia brasileira, o agronegócio também passa por uma série de dificuldades e obstáculos na gestão de sua cadeia produtiva e outras questões ligadas ao negócio.

Afinal, ao contrário do que costuma se pensar no senso comum, nem todas as propriedades agrícolas fazem parte de um grande conglomerado empresarial. Na realidade, boa parte da produção agrícola nacional deriva de empresas de tamanhos diversificados, de pequeno a grande porte.

Por isso, muitos empresários buscam o auxílio de consultorias especializadas que possam orientar o negócio para o desenvolvimento. 

Esse é o caso da consultoria fiscal, por exemplo, que analisa todos os impostos que a empresa paga, além de seu enquadramento tributário, com o objetivo de otimizar as despesas fiscais e evitar complicações com o governo, como o pagamento de multas ou sonegação. Afinal, o Brasil é reconhecido pela alta e complexa carga tributária que incide sobre os empreendimentos.

Já as soluções estratégicas financeiras dizem respeito a um planejamento do orçamento do negócio, melhorando o controle do fluxo de caixa e buscando um aumento da rentabilidade do empreendimento. O consultor também vai fornecer orientações sobre futuros investimentos e contabilidade da empresa.

Além disso, também é possível encontrar soluções societárias mais adequadas, com orientações sobre as responsabilidades de cada sócio e demais aspectos da constituição da empresa em si. 

Todos esses aspectos de uma consultoria para empresa do agronegócio são extremamente relevantes para o bom funcionamento do negócio e o crescimento da empresa, pois ajudam os empresários a se situar melhor frente às dificuldades enfrentadas.

Conheça a Studio Agro

Se você é um empreendedor no ramo do agronegócio e quer melhorar o rendimento da sua empresa, precisa conhecer os serviços oferecidos pela Studio Agro, empresa do Grupo Studio focada em oferecer as melhores soluções estratégicas empresariais para o agronegócio. 

Com mais de 300 colaboradores especializados no ramo, a Studio Agro é a maior empresa do setor e já assessorou diversos empresários em todo o Brasil, produtores de soja, milho, carnes, cana de açúcar, entre outros.

Com base em uma análise detalhada do seu negócio, a nossa equipe fornece uma série de produtos e soluções para garantir a oferta das soluções financeiras, contábeis e gerenciais mais adequadas ao seu negócio.

Assim, você pode se concentrar nas atividades de gestão da sua propriedade sem se preocupar com as questões mais burocráticas. 

 

Leia mais:

Assista também:

Produtores x Estiagem: medidas a serem tomadas

Soluções energética dentro do agronegócio

Quais são os produtos do agro mais exportados do Brasil?


Redação Grupo Studio