RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio AgroMinistra confirma expansão de mercado de frutas e carnes na China

Ministra confirma expansão de mercado de frutas e carnes na China

A ministra Tereza Cristina afirmou nesta quinta-feira (24), que o Brasil em breve vai aumentar a exportação de frutas, carnes e vegetais para a China. A ministra e o presidente Jair Bolsonaro estão na China, cumprindo uma série de encontros com o objetivo de expandir o mercado entre os dois países.

Em um vídeo publicado no Twitter oficial do Ministério da Agricultura, a ministra afirmou que houveram alguns avanços nas negociações para a abertura de mais mercados. “No caso das frutas, devemos ter o anúncio da abertura de melão brasileiro para a China e de pêra chinesa para o Brasil”, afirmou.

Segundo Tereza, nos próximos dias podem ser anunciadas novas aberturas de mercados, destacando o setor de carnes. “Hoje o mercado de carnes está em ebulição aqui e a necessidade é muito grande. Então os frigoríficos que estão preparados, que estão dentro dos protocolos para exportar pra China, todos terão oportunidade”, disse.

Exportações para China

Em maio, a ministra esteve na China, quando se encontrou com o representante da GACC (órgão sanitário chinês). Depois da visita, a China anunciou a habilitação de 25 plantas frigoríficas do Brasil. Com isso, o número de frigoríficos habilitados a vender carnes para os chineses passou de 64 para 89.

A China também habilitou 24 estabelecimentos brasileiros para exportação de produtos lácteos, como leite em pó, queijos e leite condensado. A certificação estava acordada com o país asiático desde 2007, mas não havia nenhuma planta brasileira habilitada a exportar. Os chineses são os maiores importadores mundiais de lácteos.


Leia mais:

Assista também:


Redação Grupo Studio