RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioStudio AgroGestão de inovação no agronegócio

Gestão de inovação no agronegócio

No mundo atual, a inovação é indispensável para manter a competitividade e sustentabilidade dos negócios.

Quanto mais uma empresa é capaz de inovar, valorizando os aspectos econômicos, sociais e ambientais na gestão do negócio como um todo, mais ela poderá se destacar no mercado.

Mas não basta inovar para ter bons resultados. É preciso também utilizar recursos de gestão
para transformar o potencial inovador da sua empresa em realidade concreta e lucrativa.

Você já sabe o que é gestão de inovação? Como essa ferramenta funciona no agronegócio? Neste artigo, vamos explicar a importância da inovação no campo e dar dicas para você utilizá-la em sua propriedade. Confira!

Entenda como funciona a gestão de inovação

O processo de inovação aproveita uma tecnologia que já tem viabilidade e demanda no mercado e o torna ainda mais viável para os seus consumidores. Basicamente, a gestão de inovação consiste em estabelecer meios e métodos para gerar valor, concretizando ideias.

Essa estratégia que consiste em identificar oportunidades tecnológicas, sociais e de mercado para que a empresa seja capaz de ter ideias diferenciadas e oferecer algo novo ao seu público.

Por meio da gestão de inovação, a organização consegue pesquisar o mercado e identificar as necessidades dos clientes, de modo a desenvolver produtos e serviços capazes de oferecer um diferencial aos clientes.

A gestão de inovação é responsável por sistematizar o processo de inovação, determinando quantas etapas e quais rotinas ele terá. Ela estabelece quais recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos serão aplicados naquela tecnologia, e estabelecendo a estrutura hierárquica e decisória que será praticada para viabilizar a geração de resultados.

A gestão de inovação desempenha o papel de tornar o ambiente de negócio propício para a concepção de ideias inovadoras, favorecendo o seu desenvolvimento e materialização. Além disso, ela cria estratégias para otimizar a sua oferta ao mercado, seja na forma de um produto, processo, serviço, modelo de negócio ou tecnologia.

Saiba como implementar a gestão de inovação em sua empresa

Para ser implementada com sucesso, a inovação é uma ferramenta que precisa ser gerenciada cuidadosamente. A boa notícia é que os passos principais para fazer a gestão de inovação nas empresas são muito práticos de implementar. Conheça, a seguir, alguns eles.

A gestão de inovação precisa ser delegada a uma área específica dentro das empresas, de preferência em nível gerencial. Afinal, inovação não combina com falta de autonomia.

Para inovar com sucesso, uma empresa precisa estimular a criatividade, investir em novas ideias e estar disposta a correr riscos. Além disso, para desenvolver uma cultura de inovação nas empresas, é necessária a disponibilização de cursos, palestras e treinamentos sobre o assunto.

O direcionamento estratégico da empresa precisa criar ações de inovação alinhadas com os objetivos do negócio, promovendo a sinergia entre os diversos recursos disponíveis — humanos, materiais, tecnológicos e financeiros. Desse modo, ela será capaz de tornar os seus produtos e serviços mais eficazes e atrativos aos clientes. Além disso, é preciso ter um espírito desbravador e flexível, para buscar novas ideias que possam ser colocadas em prática no negócio.

Veja como a gestão de inovação é aplicada no agronegócio

Para se manter competitivo, atrair mais clientes e reduzir os custos no agronegócio, é preciso inovar no dia-a-dia e fazer o gerenciamento de recursos de forma mais eficaz. Com a criação de novos processos ou a otimização dos processos atuais, os gestores do setor serão capazes de melhorar o ciclo de produção, evitando gastos desnecessários e aumentando os lucros da empresa rural.

Pode ser um produto melhor, ou novas tecnologias e processos capazes de otimizar o trabalho no campo. Por exemplo, novas maneiras de se utilizar o maquinário ou novos procedimentos para otimizar as operações agrícolas. Desse modo, os produtores podem gastar menos insumos ou menos tempo de operação, reduzindo o custo de produção.

Mas a inovação pode trazer soluções para todos os setores do trabalho no campo, seja na gestão, no processo produtivo, no transporte e armazenamento. Para aplicar bem a inovação no campo, é fundamental que você saiba quais processos e produtos precisam ser modificados e melhorados. Desse modo, ficará mais fácil saber onde deve concentrar os seus recursos e esforços.

No mercado atual, a cada dia surgem novas oportunidades, de acordo com as exigências e expectativas dos consumidores finais. Por exemplo, muitas pessoas estão aderindo a uma alimentação mais saudável, com maior qualidade de vida e preocupação com a saúde. Nesse contexto, ganham espaço produtos mais saudáveis e sustentáveis.

Conheça a Studio Lavoro Agro

Com o crescente interesse do meio executivo pelo campo e suas demandas, há uma demanda maior pela de oferta de soluções empresariais focadas no agronegócio.

A Studio Lavoro Agro, uma das maiores franquias de serviços para o agronegócio, oferece soluções empresariais nos setores Financeiro, Tributário, Gestão, Contábil e de Estruturação.

A empresa dispõe de uma gama de serviços como o de consultoria de gestão rural, contabilidade, assessoria para investimentos, equalização patrimonial, financeira, governança, entre outros. O objetivo é auxiliar empresários e proprietários dos setores agropecuários, agrícola e pecuário no gerenciamento, na inovação e no aumento da rentabilidade dos negócios rurais.

https://invista.grupostudio.com.br/studiolavoroagro/

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre as nossas soluções para o agronegócio? Conheça a Studio Agro e conte com o auxílio de nossos especialistas.

http://servicos.grupostudio.com.br/studioagro/


Redação Grupo Studio