RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioSpace WNovo Conselho da ACICG ajuda a fortalecer empreendedorismo feminino

Novo Conselho da ACICG ajuda a fortalecer empreendedorismo feminino

Com o objetivo de promover o aumento da participação feminina no mercado local e regional, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) criou, em abril deste ano, o Conselho da Mulher Empresária e Executiva. Liderado pela diretora Maria Vilma Rotta, juntamente com Rejane Velasco como vice-coordenadora, o grupo conta com 12 membros que vem trabalhando para fomentar a representatividade da classe com ações que gerem network e fortaleçam essa rede de contatos, além de promover o aperfeiçoamento da mulher no campo em que as associadas desenvolvem seus trabalhos.

“Em nossa segunda reunião criamos o programa Conversando com Elas, que tem como propósito trazer as associadas da ACICG para serem entrevistadas e oferecer a oportunidade de divulgarem o seu negócio e compartilharem suas histórias como empreendedoras”, revela Maria Vilma, coordenadora do Conselho da Mulher Empresária e Executiva. Gravado uma vez por mês, o programa já pode ser conferido nas redes sociais da ACICG, como o canal de YouTube (ACICGMS) e Instagram (@acicgms). “Está dando bastante certo e as convidadas estão gostando muito”, complementou a líder do grupo.

Além de ações voltadas à visibilidade das empreendedoras associadas, quem participa do Conselho tem a oportunidade de se capacitar por meio de cursos e palestras. “Aproveitamos para acrescentar em nossas reuniões temas relevantes para nossos empreendimentos. Já tivemos capacitação sobre sucessão e governança para o sucesso da empresa familiar, com o advogado Roberto Oshiro, e também já convidamos a doutora Cristiane Rocha Bertoly para falar sobre etiqueta e imagem empresarial”, detalhou Maria Vilma.

O Conselho da Mulher Empresária e Executiva da ACICG atua, ainda, com ações de cunho social. A primeira iniciativa foi a coordenação da Campanha do Agasalho, que sensibilizou empreendedores e suas equipes na coleta de doações. A Campanha arrecadou mais de 30 caixas de roupas que foram doadas no começo de junho à Igreja Adventista do bairro Paulo Coelho Machado, à Associação dos Moradores deste local e ao Lar do Idoso no bairro Nova Lima. “Arrecadamos de uma maneira super organizada no comércio e foi um sucesso! A quantidade foi bem expressiva e deu para atender super bem essas entidades. Distribuímos no momento oportuno, já que o frio chegou, e sempre que for necessário estaremos atentas às questões sociais também”, comentou Maria Vilma.

Para participar do Conselho da Mulher, a empresária deve, primeiro, estar associada à ACICG. Interessadas podem entrar em contato pelo telefone 3312-5000 para obter mais informações.

Além da coordenadora do conselho, Maria Vilma R. Rotta e da vice-coordenadora Rejane Velasco, o Conselho da Mulher Empresária e Executiva da ACICG atualmente é composto por Roseli Molina, Elaine Trinto, Leni Fernandes, Denise Amorim, Cristiane Mochi, Viviane Pereira Silva, Sidney Volpe, Maria Helena Bonotto, Maria de Fátima Alessio, Carmem Beatriz  Speratto, Juliana Aranda, Vanessa Freitas,  Rosângela Barros e Cidiana  Pellegrin.

Representatividade no empreendedorismo

Mato Grosso do Sul possui o maior percentual de mulheres empreendedoras do Brasil, na comparação com os demais estados. De acordo com o relatório especial “Empreendedorismo Feminino no Brasil”, desenvolvido pelo Sebrae em 2019, 38% dos negócios do Estado são de mulheres.

 

Fonte: www.acritica.net


Redação Grupo Studio