RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo Studio Franquias Studio LawO Dia do Advogado

O Dia do Advogado

Dia do Advogado (11 de agosto).

 

Estudiosos dizem que provavelmente foi na Suméria, três milênios antes de Cristo, que surgiram os primeiros indícios da advocacia.

 

Os primeiros advogados existentes em registros históricos são Moisés e Jesus Cristo. Assim como Moisés, quando assumiu a liderança da defesa de seu povo no Êxodo, atuou como verdadeiro advogado deles, Jesus Cristo impediu que Maria Madalena fosse apedrejada, utilizando-se da Lei Mosaica.

 

Historicamente, o grande berço da advocacia é Atenas, na Grécia, onde surgiram grandes oradores como Demóstenes, Péricles, Isócrates, Aristides, Temístocles, entre outros – considerados grandes advogados por sua persuasão e retórica.

 

Há relatos históricos que foi em Roma que, aos poucos, deixou-se de exigir a obrigatoriedade do comparecimento pessoal em juízo, dando lugar ao surgimento formal da representação processual, com o patrocínio de ações em nome de outro.

Foi em Roma que essa função do profissional capaz de requerer ou questionar a utilização das Leis ganhou grande relevância.

 

Aconteceu na prática advocatícia dos romanos que surgiu a expressão “honorários” como sinônimo de remuneração dos advogados, onde o advogado recebia honrarias pela sua atuação, ao invés de um salário.

 

A comemoração do Dia do Advogado tem sua origem no Primeiro Império no Brasil (1822-1831). Dom Pedro I, que havia proclamado a Independência do Brasil alguns anos antes, desejava que o novo país possuísse suas leis próprias. Em decorrência disso, em  1824 foi redigida a primeira Constituição brasileira.

 

Como não bastavam leis se não houvesse quem executasse, Dom Pedro I criou, no dia 11 de agosto de 1827, os dois primeiros cursos de Direito no país (um em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo). Por isso, o dia 11 de agosto foi escolhido com o Dia do Advogado.

 

O Advogado é Representante da justiça, da liberdade e da cidadania. Seu trabalho é indispensável para o exercício de uma democracia efetiva, sendo este inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão nos limites da lei. Advogar significa ainda, interceder a favor de alguém, protegendo os seus interesses e direitos garantidos pela legislação.

 

O advogado é o profissional que defende os interesses de seus clientes com base nas leis vigentes do País, podendo representar tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas.

Sua dedicação assume papel importante no resultado de litígios. Por vezes, sacrifica horas de sono, de lazer e até mesmo de convívio familiar, na busca de defender os direitos de seus clientes. Transmite confiança e comprometimento com seu trabalho.

 

Parabéns aos Profissionais do Direito! Feliz Dia do Advogado!


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers, E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma experiência de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional por meio de seus franqueados e aliançados, o Grupo Studio apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio, oferecendo soluções completas para empresas.