RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioRestaurantes e BaresImportância da Contabilidade para bares e restaurantes

Importância da Contabilidade para bares e restaurantes

Ter um estabelecimento do ramo gastronômico não é uma tarefa fácil, ainda mais com tantos assuntos para cuidar além da atividade principal do negócio. Confiar a contabilidade para bares e restaurantes a um serviço especializado tira então um peso das costas do empreendedor e traz muitas vantagens que revelamos a seguir.

Por que a contabilidade para bares e restaurantes é essencial

Atendendo cerca de 80 milhões de consumidores mensalmente, o setor de bares e restaurantes fatura em média R$ 178 bilhões por mês, segundo o Instituto de Foodservice Brasil. Para se manter competitivo, esse segmento exige que o empresário esteja em constante busca pela qualidade dos serviços oferecidos e um cardápio que se destaque da concorrência.

Como se não bastassem as dificuldades diárias enfrentadas pelos gestores, é necessário também atender às exigências estabelecidas por órgãos municipais, estaduais e federais, com atenção redobrada para não correr o risco de ter o negócio fechado do dia para a noite por falta de alguma vistoria ou documentação.

Com tanto trabalho nas mãos, 60% dos empresários do setor acabam não se preocupando com a contabilidade de seus restaurantes após o primeiro ano. Esse é um dos motivos que levam 80% desses estabelecimentos a falir antes de completarem cinco anos de existência.

Quando o empresário escolhe abrir um bar ou restaurante, normalmente deseja estar envolvido com a gastronomia, com o preparo de bons pratos para amigos e clientes e em oferecer uma experiência especial. As demonstrações financeiras e análises contábeis não estão nos planos nesse momento, mas precisam de tanta atenção quanto a escolha do menu.

Para garantir que o seu empreendimento esteja fora das estatísticas que apresentamos, é crucial que a contabilidade para bares e restaurantes seja realizada de forma eficiente e estratégica.

Quer saber mais sobre como a contabilidade pode ser uma aliada dos donos de bares e restaurantes no crescimento no negócio? Acompanhe até o final deste artigo.

Não só de boa comida se faz um negócio de sucesso

Ambiente perfeito, boa comida e excelente serviço. Falando assim parece fácil, mas a vida do empresário do segmento de bares e restaurantes vai muito além da gastronomia. Ao gerenciar um estabelecimento é preciso se atentar a todas as questões que envolvem seu funcionamento funcionários, vigilância sanitária, legislação vigente, impostos, estoque, marketing, entre outros fatores e que estão diretamente relacionadas com a lucratividade. A demanda para atender a essas exigências é tão grande que é muito comum que estes aspectos acabem ofuscando as áreas mais burocráticas, como a contabilidade.

Compreender a saúde financeira de seu bar ou restaurante e como aumentar a sua lucratividade pode significar o sucesso ou fracasso do seu negócio. Por isso, assim como você confia a sua cozinha a um chef, confie sua contabilidade a profissionais competentes para lidar com as finanças. Contar com o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para bares e restaurantes ajudará a gastar menos tempo com os números e mais tempo no aperfeiçoamento de outras áreas.

Ao delegar as tarefas a uma equipe especializada em gestão contábil, o empreendedor fica seguro de estar atendendo corretamente a todas as exigências dos órgãos reguladores e da forma que melhor colabora para o crescimento do seu negócio. Pode assim focar suas energias na atividade-fim e conquistar posições competitivas no mercado.

Saiba mais: BPO Contábil: confira 6 razões para fazer na sua empresa

Vantagens de delegar a gestão contábil a especialistas

O serviço de outsourcing ou terceirização contábil tem atraído cada vez mais empresas do ramo gastronômico pelas diversas vantagens que o modelo oferece. Para seu conhecimento, listamos algumas delas a seguir.

Contar com profissionais experientes e equipes especializadas:

O conhecimento prático aprofundado auxilia na identificação e resolução de problemas e situações. O olhar técnico e experiente na contabilidade para bares e restaurantes colabora para uma gestão eficiente e mitiga riscos.

Adequação às exigências:

Acompanhar as constantes atualizações nas normas tributárias e nas regras contábeis requer dedicação. Ter uma equipe dedicada e focada nessa tarefa tem se mostrado um diferencial competitivo no mercado.

Redução de custos:

Além da redução de encargos e passivos trabalhistas, pois o empresário paga somente o valor estipulado com a contratada, a automatização dos processos tornou a cadeia de produção mais econômica.

Foco na atividade principal do negócio:

Com a segurança de que as questões contábeis estão nas mãos de profissionais capacitados, atualizados e experientes, os gestores podem se concentrar em suas atividades principais, dando continuidade ao desenvolvimento da empresa no mercado.

Contabilidade gerencial

É nesse momento que a contabilidade se destaca como área estratégica. Profissionais especializados na aplicação das melhores práticas e técnicas fornecem aos gestores informações financeiras que ajudam a tomar decisões e manter um controle eficaz sobre os recursos da empresa. É a chamada contabilidade gerencial.

Por meio de relatórios e análises contábeis individualizadas para cada setor da empresa, é possível mensurar e acompanhar indicadores de sucesso. O papel prático da contabilidade gerencial é o de aumentar o conhecimento do gestor sobre o negócio, apoiando uma tomada de decisões mais assertiva e segura.

Passo a passo: como fazer uma análise financeira para reduzir custos

Fazendo a contabilidade da melhor forma

Relatórios de custos, de desempenho, controle de estoque, entre outros, estão entre os indicativos utilizados pelos gerentes para medir a diferença, ou variação, entre o que eles planejaram e o que realmente conseguiram. A informação produzida é usada para tomar decisões sobre o futuro e julgar a eficácia de decisões e ações passadas. Mas para elaborar relatórios fidedignos ao cenário do negócio é preciso que a organização da documentação contábil esteja em dia.

Os documentos contábeis são aqueles que servem de base para os lançamentos contábeis e para o cálculo de obrigações principais e acessórias na rotina fiscal. De modo geral, dizem respeito à movimentação financeira do negócio e cada um deles serve como elemento de comprovação para o registro contábil de sua correspondência. Desde a escolha do regime tributário até a emissão de notas fiscais, por meio da análise da documentação contábil e fiscal é possível ir muito além dos relatórios gerenciais.

Leia também: Análise da documentação contábil: Fique em conformidade com a lei

A correta tributação está diretamente ligada à saúde financeira do negócio. No Brasil, impostos e taxas podem representar 68,4% da lucratividade das empresas. O que os empresários não sabem, apesar de suspeitarem, é que a maioria vem pagando impostos além do necessário.

Com o apoio de uma assessoria especializada em contabilidade para bares e restaurantes, toda a documentação contábil e fiscal dos últimos cinco anos pode ser revisada e, caso encontradas inconsistências ou pagamentos indevidos, reaver esses valores pagos a mais em forma de créditos tributários. Essa saída oferece uma oportunidade significativa para reduzir a dívida fiscal da empresa, aumentar o fluxo de caixa e reinvestir no negócio.

Além disso, é possível apurar divergências ou pendências fiscais e tributárias a ser corrigidas e atuar de forma preventiva, evitando problemas com o fisco e dores de cabeça posteriores.

Em seus mais de 20 anos de experiência no mercado, 99% das empresas atendidas pelo Grupo Studio apresentaram créditos a reaver provenientes de impostos pagos desnecessariamente.

A metodologia desenvolvida exclusivamente para a Studio Contábil realiza uma análise minuciosa de toda a documentação contábil e fiscal dos últimos cinco anos, possibilitando revisar a forma como sua empresa se apresenta ao fisco e conseguindo alíquotas e tributações mais favoráveis. Isso permite um melhor uso dos recursos e capital da empresa, ajudando no equilíbrio das contas.

Considerada uma empresa de tecnologia e inovação, a Studio Contábil proporciona soluções de assessoria contábil de maneira dedicada, com equipes especializadas nos segmentos de Minimercados, Bares, Restaurantes, Farmácias, Autopeças e Serviços.

Em um país onde empresários comprometem três meses do seu faturamento anual somente com o pagamento de impostos, o uso inteligente dos recursos da empresa é fator determinante para a competitividade.

Ter o domínio sobre a contabilidade colabora para um planejamento estratégico e aumenta as chances de sucesso do negócio. Conhecer o melhor caminho para uma gestão fiscal eficiente é o diferencial dos gestores de sucesso.

Esteja à frente da concorrência com o apoio da melhor equipe de assessoria contábil para o segmento de bares e restaurantes. Converse com um de nossos consultores sem compromisso e comece agora a aplicar as melhores práticas para um crescimento sustentável rumo ao sucesso.


José Carlos Braga Monteiro

Detentor das empresas Studio Fiscal, Studio Law, Studio Corporate, Studio Brokers, E-Fiscal, E-contábil e Studio Energy, o Grupo Studio apresenta serviços corporativos inteligentes com uma experiência de mais de 20 anos. Presente em todo o território nacional por meio de seus franqueados e aliançados, o Grupo Studio apresenta uma grande sinergia quanto aos seus modelos de negócio, oferecendo soluções completas para empresas.