RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioPet ShopsComo economizar energia elétrica em clínicas e pet shop?

Como economizar energia elétrica em clínicas e pet shop?

A maior fonte de energia elétrica do Brasil é através das hidrelétricas, porém, essas geradoras de energia são uma das maiores causadoras de impactos ambientais ao redor das regiões onde estão localizadas. Esses impactos podem causar interferências no solo, nos recursos minerais e na vegetação, um embate que pode até afetar o clima. 

Além disso, a construção de uma usina geradora de energia hidrelétrica é muito demorada, podendo levar até 10 anos, o que acaba afetando diretamente a produção de energia elétrica no país, impedindo uma geração de energia limpa e impulsionando usinas térmicas, que poluem muito mais, além de serem caras para operar. 

A incidência de impostos são outros fatores que incidem sobre o preço final da conta de luz. Os estados cobram o ICMS que corresponde a 30% do valor final da conta, ou seja, um valor que tende a aumentar com o decorrer dos anos. 

Sem contar que ainda precisamos considerar os subsídios, cerca de 20% do valor final e as taxas de outorgas, que são pagas pelas empresas vencedoras de licitação para explorar a linha de transmissão ou uma usina. Esse valor, vai para os cofre públicos e, depois, é embutido pelas empresas vencedoras dentro de suas tarifas, o que acaba aumentando os custos para o consumidor final.

Até um ano atrás, o horário de verão era uma das medidas adotadas para a redução da energia elétrica, entretanto, o Governo optou por não adotar esta medida este ano, uma vez que a mudança de hábito dos brasileiros de trocar as lâmpadas por led e a diminuição no uso do ar condicionado tem mostrado resultados significativos sobre a economia de energia.

Embora exista vários recursos para economizar energia elétrica nas residências, uma das grandes preocupações é com o comércio, que passa a maior parte do dia em funcionamento. Com a diminuição das chuvas e o aumento constante no preço da energia,  as buscas por alternativas capazes de gerar a redução de custos vem crescendo. 

Para o setor comercial, também existem algumas alternativas para acabar com o aumento na conta de luz, essas alternativas contam com a troca de equipamentos antigos pelos mais modernos, aplicações de painéis fotovoltaicos, e até avaliações na conta de luz. 

Mas e no caso dos pet shops, qual a melhor alternativa para economizar energia elétrica?

Algo que tem crescido muito nos últimos anos, tanto na questão pessoal quanto comercial, é a sustentabilidade. A busca por alternativas biodegradáveis, recicláveis e que possam diminuir os danos ao meio ambiente têm sido muito consideradas pela população. 

E, claro, no mundo dos negócios, essa procura também vem sendo observada e cada vez surtindo mais efeito para o sucesso do empreendimento. Afinal, quando uma empresa adota práticas sustentáveis, ela passa a funcionar de maneira responsável, protegendo o meio ambiente e o bem estar social. 

Esse fator passou a ser levado em consideração pelo mercado pet e tem sido encontrada além do desenvolvimento de produtos e alimentos. Alguns centros de medicina veterinária têm adotado cada vez mais medidas para garantir o uso consciente dos recursos naturais necessários pelo estabelecimento. 

O grande consumo de água e energia elétrica, necessários para a realização de procedimentos médicos e de higiene dos animais, têm sido um dos maiores desafios para o setor.

Um procedimento que já vem sendo muito utilizado tanto em residências quanto no comércio para colaborar com as tarifas da conta de luz, são a realização das trocas das lâmpadas do estabelecimento por lâmpadas de led. 

Como já sabemos, o chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da conta de luz, porém, o pet shop necessita ter uma ducha de água quente para o banho dos bichinhos, sendo assim, uma boa forma de colaborar com a energia é a aplicação de duchas à gása 

Os secadores também possuem uma resistência maior, o que colabora para um gasto maior de energia na hora de secar o pet. Nesse caso, uma das alternativas é sempre averiguar se o equipamento já é mais velho e, caso seja, uma das alternativas é trocar por um novo soprador. 

Os sopradores profissionais mais modernos têm a função de reduzir o tempo de secagem do pelo dos animais, dessa forma, colabora com a rapidez do uso da energia e ajuda a economizar. 

Vale observar que uma das formas de economizar é sempre manter as luzes do estabelecimento apagadas caso não haja ninguém utilizando. Além disso, desligar os aparelhos é fundamental. 

Outra dica é a aplicação das placas para a captação de energia solar que, além de reduzirem o consumo, também colaboram com a necessidade de manutenção nas fiações. 

Vale lembrar que é muito importante realizar a revisão das contas de luz do estabelecimento  para saber o que pode causar o aumento, gerando impacto nas finanças e no meio ambiente devido ao alto custo de energia. Por isso, é necessário sempre contar com o auxílio de uma assessoria energética, que saberá instruir de forma eficaz qual a melhor maneira de evitar gastos desnecessários.

A Studio Energy, é umas das franquias do Grupo Studio especializada na redução de custos, oferecendo soluções estratégicas para empresas de diversos segmentos, com uma equipe preparada para atender os proprietários que precisam de uma assessoria energética. 

 


 

Leia mais:

Assista também:

 


Redação Grupo Studio