RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioNotíciasVendas online potencializam ações da Hering e Natura

Vendas online potencializam ações da Hering e Natura

Na economia, não são as apenas as moedas que são feitas de fé. Considerando algumas condições básicas (saúde, educação, moeda estável, segurança jurídica), o que diferencia uma economia que funciona e uma que não funciona fica restrita em um único fator: confiança.

Quando existe confiança, a moça que estava desempregada abre uma loja de incenso, afinal, acredita que os clientes virão. O ex-garçom abre um restaurante com os amigos, afinal, acredita que os clientes virão. Dessa maneira, os clientes aparecem mesmo, pois acreditam que não vai faltar dinheiro amanhã.

Com tudo fluindo, os dois comércios começam a crescer. E logo mais, os amigos do restaurante serão os clientes da loja de incenso e vice-versa. Incentivado apenas pela confiança, assim temos um ciclo que faz o PIB crescer.

Como medir a tal “confiança”?

A resposta é simples: perguntando na rua. Recentemente, a FGV realizou uma pesquisa dessa forma e ela gera o ICC (Índice de Confiança do Consumidor). Referente aos números preliminares do mês de agosto, o levantamento mostra uma queda no país.

Antes da pandemia, estava em 88 pontos. Em julho caiu para 79. E agora, a preliminar está em 75,8.

Nos Estados Unidos, os números são ainda piores. Auferido pela Universidade de Michigan, o ICC americano caiu pela metade. Estava em 130 pontos antes da pandemia. Em julho ficou em 72,5 e os especialistas acreditavam que cairia para 71 em agosto. Mas, surpresa: o número subiu para 72,8.

Tanto que o Índice acabou segurando a realização de lucros nas bolsas de lá, que começou a ser ensaiada. E elas fecharam perto do zero. -0,02% para o índice S&P 500, + 0,12% para o Dow Jones e – 0,21% para a Nasdaq – números de 13 de agosto.

Destaque para as vendas online

Em um balanço divulgado na última quinta-feira, 13, a Hering contou com um aumento de 165% nas vendas online. E entrou na sexta-feira, 14, com o melhor desempenho do Ibovespa: alta de 10,27%.

O lucro reportado em plena pandemia para malharia de Blumenau foi de R$ 126.8 milhões – 211% a mais do que o mesmo período no último ano. O número pode ser explicado por uma compensação tributária obtida na Justiça, em maio, referente a uma devolução de valores pagos ao PIS/Cofins entre 2002 e 2017. O valor, de acordo com a empresa, é R$ 279 milhões. Já a receita líquida da companhia caiu 67% no período, por conta das lojas físicas fechadas. Mas o ganho de terreno no online foi visto como algo positivo pelo mercado.

Quem também está comemorando é a Natura (+8,18%). Com boa parte de suas lojas de portas fechadas, a empresa conseguir migrar de forma positiva para o mercado online. Resultado: aumento de 225% no e-commerce – algo que sempre é bem visto. Afinal, nada aumenta mais a confiança dos investidores que uma empresa símbolo da forma mais antiga de comércio, o porta-em-porta, estabelecer-se no mercado online.

Fonte: VocêS/A


Redação Grupo Studio