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Grupo StudioNotíciasToFu: crie conteúdo para seu público alvo

ToFu: crie conteúdo para seu público alvo

Todas as fases de um funil de vendas precisam ser bem organizadas. Desta forma, a visualização dos resultados é mais eficiente e facilita a analise dos pontos que foram positivos na estratégia de vendas. Não basta apenas publicar nas redes sociais ou escrever conteúdo para blog. Cada fase do funil representa uma etapa importante no processo. O tomo é marcado como a fase de aprendizagem, momento em o que público tem o primeiro contato com a empresa.

Topo do funil – ToFu

ToFu (Top of the Funnel) é o termo usado para identificar o topo do funil. Nesta fase, o público tem uma primeira impressão sobre sua empresa e a mensagem que está transmitindo.

Esta fase é conhecida como de aprendizagem, de descoberta. O público reconhece que há um problema a ser solucionado e chega até você, pois ele é atraído pela solução que você oferece.

Planejamento

Para colocar em prática essa e qualquer outra estratégia de marketing, é preciso, antes de tudo, entender como a sua marca está inserida no seu nicho e o comportamento do seu cliente.

Baseado na jornada de compra da sua persona é possível estruturar as fases do funil.

Tráfego

Como marca, é você quem oferece as respostas. E o seu público chega até você por diversas portas de entrada: busca orgânica, uso das hashtags certas nas redes sociais – assim como marcações de amigos nos seus posts -, newsletter, mídias patrocinadas etc.

Ou seja, você pode trabalhar cada canal de maneira assertiva e, assim, alcançar mais pessoas interessadas na sua solução.

Importante: nesta fase do funil, o visitante ainda está descobrindo a sua empresa. Mostre uma boa impressão de quem você é, construa sua autoridade como especialista do assunto.

Papel do público

Nem todos que chegam ao seu site ou blog ou curtem uma publicação nas suas redes irão adquirir seu produto ou serviço. Nesta fase do funil, os perfis dos visitantes são diferentes e possuem comportamentos diversos.

Este público não sabia que tinha um problema até chegar em você. Ele descobre que tem uma necessidade e é impactado, através das portas de entrada citadas anteriormente, pela sua solução. Ou seja, ele toma consciência e tem o primeiro contato com o seu produto/serviço, mas por um problema específico.

O primeiro passo é oferecer um conteúdo de qualidade. Você pode avançar nas etapas do funil após o topo oferecendo um conteúdo a mais, como ebooks ou infográficos.

Com isso, abre-se a possibilidade de mantê-lo e, posteriormente, transformar este indivíduo de visitante em cliente.

Papel da marca

Como dito no início, o planejamento é fundamental. O mapeamento da jornada de compra do seu cliente ajuda a entender como você pode atraí-lo. Eduque seu público e se coloque como especialista.

Defina as fases de cada etapa do funil. Ou seja, alinhe corretamente quais os momentos em que o indivíduo irá avançar no funil, assim, você consegue executar corretamente cada fase.

Busque o que há de discussão no seu segmento. Você pode usar o Google Trends para acompanhar as tendências ou ferramentas de busca, como o Planejador de Palavras-chave do Google Ads. Lá, você encontra termos que são comuns em pesquisas.

Dica: Pense em conteúdos de qualidade e que tenham como propósito oferecer a solução. Mas, cuidado! Isso não significa que você deve vender algo logo de início. Mostre que você tem autoridade para falar do seu segmento.

Ou seja, evite publicações e conteúdos com linguagem de vendas. O foco aqui é em conteúdo.

Produza pensando em um público amplo. Evite termos muito técnicos, justamente para poder alcançar o maior número de pessoas que possuem aquela dúvida/problema em questão.

Fonte: Digitalks


Redação Grupo Studio