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Tendências do mercado pós-pandemia

Com as mudanças impostas pelo novo coronavírus nas atividades diárias, o mercado pós-pandemia não será o mesmo. Afinal, o mundo precisou mudar e se adaptar.

Enquanto muitas empresas estão fechando as portas, várias outras estão se reinventando no modelo de trabalho não apenas na realidade dos funcionários, como também na abordagem de novos clientes.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, o home office deve estar em alta no mercado pós-pandemia. A modalidade deve permanecer em pelo menos 30% das empresas. O investimento em marketing digital também deverá seguir em evidência, já que tem se mostrado indispensável para a sobrevivência dos negócios no cenário atual.

Tendências que vieram pra ficar

As mudanças estão acontecendo e afetando desde negócios locais até grandes empresas, como por exemplo, o Google.

O Google Brasil está alterando uma série de protocolos desde o dia 13 de março. Mas, independente do ramo ou tamanho da empresa, existe uma série de mudanças que vieram para ficar. Veja:

  • Adaptação do trabalho para o modelo home office
  • Valorização do marketing digital e suas estratégias
  • Readequação dos espaços físicos para empresas
  • Valorização das habilidades socioemocionais no trabalho
  • Investimento no atendimento humanizado com os clientes

Enfrentando a crise

Com o isolamento social, não há como fugir da internet, inclusive para os negócios. Se antes, muitas empresas já eram adeptas do marketing digital, atualmente, é praticamente indispensável para enfrentar a crise.

Uma pesquisa realizada pela ABCOMM aponta que apenas no primeiro trimestre deste ano, alguns segmentos de trabalham com loja virtual alcançaram um aumento de 100% nas vendas desde o início da pandemia.

Marketing Digital

Se antes da pandemia, o perfil do consumidor 4.0  — discutido a partir do conceito de marketing 4.0  cunhado por Philip Kotler — estava em alta, agora é fundamental para as empresas entenderem quem é o novo consumidor e como atendê-lo de forma rápida, humanizada e  ágil.

Não basta ter um produto e traçar um plano de vendas. O foco do consumidor 4.0 está na experiência com a marca. Portanto, atenção: tudo o que sua empresa fizer agora vai gerar uma lembrança no mercado pós-pandemia.

Ou seja, invista em marketing digital, mas não esqueça que as pessoas esperam soluções versáteis para suas dores e desafios. Na prática, isso significa que além de anúncios patrocinados, lojas virtuais e novos canais de compra, você precisa ter outras preocupações como:

  • Gerar conteúdo relevante para o seu público;
  • Entender o comportamento online do consumidor;
  • Facilitar a vida do cliente;
  • Garantir que sua marca esteja na internet e mais do que isso, ofereça soluções práticas para o consumidor.

A inovação começa pelas pessoas

A teoria caminha junto com a prática e para sua empresa estar preparada para o mercado pós-pandemia, as pessoas precisam entender o contexto e desenvolver as chamadas soft skills (habilidades comportamentais) para lidar com a adaptação e tomar decisões assertivas dentro da sua rotina de trabalho.

O futurologista Ian Person já previa essas tendências muito antes. Em entrevista publicada no Estadão, foram destacas declarações do britânico afirmando que a inteligência artificial, as habilidades emocionais e a capacidade de relacionamento são o que mais importam para o mercado do trabalho.

Para que sua empresa sobreviva ao mercado pós-pandemia, investir no desenvolvimento de habilidades socioemocionais é o que garante maior sensibilidade e conexão entre a equipe.

Seja no marketing digital, na geração de conteúdo relevante e informativo para as pessoas, no SAC 2.O e atendimento ao cliente ou na liderança de equipes, é preciso ter flexibilidade, boa comunicação, espírito colaborativo e capacidade socioemocional para trabalhar sob pressão.

O mundo mudou. A forma de conquistar e atender o seu cliente também. O digital possibilita várias alternativas para reinvenção neste momento e as empresas que conseguem captar o que está acontecendo à sua volta vão oferecer uma  experiência mais rica para o consumidor.

Lembre-se: Não existe uma receita pronta para vencer a crise. Mas adotar boas práticas, usar a internet de forma positiva, entender o comportamento do consumidor e investir em estratégias de marketing digital que proporcionam experiências relevantes para o seu público é o caminho para sua empresa continuar viva no mercado pós-pandemia.

Fonte: Nerd Web


Redação Grupo Studio