RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioNotíciasSul do país se destaca no mercado de startups

Sul do país se destaca no mercado de startups

A região sul do país é conhecida como “Vale do Silício Brasileiro”, afinal, contém os melhores indicadores sociais nas áreas de educação, empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia do país. De acordo com um Mapeamento de Comunidades realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em 2019, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, contam com um contexto muito positivo no ramo de startups, com mais de 1.700 empresas. Entre elas, destacam-se os setores de: educação, agronegócio, saúde e bem-estar, varejo e atacado, finanças e etc, sendo mais da metade (54,7%) soluções B2B.

Os estados do sul do Brasil também se destacam em relação à geração de empregos. Mesmo antes da pandemia, quando o país já estava envolvido com incertezas políticas e econômicas, Santa Cataria tinha 49.895 oportunidades de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre do último. Logo após, Paraná com 40.022 novas vagas e Rio Grande do Sul com 21.535 oportunidades, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Abaixo, listamos algumas iniciativas que estão acontecendo na região. São companhias que servem de exemplo e que buscam um Brasil inovador:

Cíngulo

Sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Cíngulo é um aplicativo de terapia guiada que ajuda no autocuidado emocional das pessoas. A startup disponibiliza uma autoavaliação para seus usuários e com as principais características de comportamento identificadas, monta um programa com sessões que ajudam a superar os mais variados quadros emocionais, como de ansiedade e estresse, com diversas práticas guiadas. Além disso, o Cíngulo proporciona o modo SOS com objetivo de auxiliar crises emocionais agudas. Com sessões gratuitas e plano de R$ 99,90 por semestre, o aplicativo foi considerado o melhor em 2019 pelo Google Play e está disponível para Android e iOS.

Cheap2Ship

A startup de Itajaí, Santa Catarina, é uma das primeiras empresas do mundo a disponibilizar aos usuários de comércio internacional um portal para lances de frete, com uma metodologia única que otimiza tempo e custos de forma inteligente. A solução é tão promissora que já está disponível em todos os estados brasileiros e foi selecionada como destaque do InovAtiva Brasil 2019.1, maior programa de aceleração de startups da América Latina, e recentemente começou o seu processo de internacionalização para Xangai por meio do StartOut Brasil.

Elevor

Localizada em Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, a startup desenvolve softwares de gestão empresarial para os mais variados segmentos, com o objetivo de automatizar processos, reduzir o retrabalho e aumentar a eficiência operacional das empresas. Com mais de 900 clientes em 20 estados do país, a Elevor tem três produtos em seu portfólio: o ERP360, direcionado para a gestão empresarial dos segmentos de atacado, distribuição, varejo e serviços, o ERP360Agro, voltado para a gestão empresarial do agronegócio, e o 1Clic, para a administração de microempresas.

Invisto

Sediada em Santa Catarina, a Invisto nasceu a partir da fusão da Bzplan com a unidade de Venture Capital da FIR Capital e tem a proposta de ser a melhor referência para investidores que buscam aplicar capital em scale-ups que se encontram nos três estados sulistas, rentabilizando os recursos dos investidores, acelerando o desenvolvimento das investidas e construindo um modelo de alto valor agregado. Com portfólio consolidado no Brasil, a Invisto já aportou mais de R$300 milhões em scale-ups e conta com mais de 25 cases de “exit” em seu portfólio.

PagBrasil

Estabelecida em Porto Alegre, a PagBrasil é uma fintech brasileira líder no processamento de pagamentos para e-commerce ao redor do mundo. Com foco na inovação, criou a melhor infraestrutura para o mercado brasileiro: ao oferecer serviços excepcionais e produtos inovadores como o Boleto Flash®, único que confirma pagamento em menos de uma hora, e PEC Flash®, que permite que os consumidores paguem em dinheiro as compras feitas pela internet, a empresa cria um valor único para os clientes e seus usuários.

Fonte: Radar do Futuro


Redação Grupo Studio