RECEBA NOSSO CONTEÚDO DE FORMA GRATUITA DIRETAMENTE NO SEU EMAIL

Grupo StudioNotíciasStartups criam app para monitorar coronavírus no Brasil

Startups criam app para monitorar coronavírus no Brasil

Foi lançado no último sábado (21) pelas startups Colab e Epitrack, um aplicativo capaz de monitorar os riscos de infecções por coronavírus no Brasil. A começar por um rigoroso questionário, que deve ser contestado pelos usuários, a plataforma de cidadania e healthtech esperar gerar mapas de calor que apontem os riscos de infecção por covid-19.

Os dados alcançados na plataforma serão compartilhados de maneira gratuita com gestores públicos e pesquisadores.

A plataforma foi batizada de Brasil Sem Corona e aponta dois tipos de indicadores: a estimativa em tempo real de casos do novo coronavírus por território e uma previsão do que pode vir a acontecer em até uma semana em uma região específica. Para ter acesso ao questionário, basta baixar o aplicativo Colab – disponível para smathphones, android e iOs.

Com as informações arrecadadas pelo aplicativo da Colab, a Epitrack usa algoritmos para juntar as informações e estabelecer padrões. Como por exemplo: um determinado grupo de pessoas com sintomas parecidos, no mesmo território ao mesmo tempo, pode apontar uma possível aglomeração de casos ou até mesmo, o começo de um surto da pandemia.

O fundador da Epitrak, Onício Leal, comenta que: “não queremos substituir o sistema de vigilância de saúde, mas, sim, complementá-lo”. De acordo com Onício, o mesmo modelo foi usado pela startup brasileira quando ocorreu o surto de influenza nos EUA. “Na época, a Epitrack conseguiu modelos de predição de até duas semanas”, completa.

O aplicativo já arrecadou dados de cerca de três mil usuários desde o seu lançamento. O objetivo é atingir aproximadamente 300 mil pessoas e 200 prefeituras. Prefeituras, Secretarias de Saúde e pesquisadores que tenham interesse nos dados coletados e analisados pelo Brasil Sem Corona, podem fazer a solicitação através do site brasilsemcorona.com.br


Redação Grupo Studio